sexta-feira, 12 de junho de 2026

Vanguardas artísticas no início do séc. XX

Exposição



Está patente no polivalente da ESSMO, uma exposição que apresenta uma seleção dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos do 9.º ano no âmbito dos Domínios de Articulação Curricular, num projeto que envolveu as disciplinas de História, Educação Visual e Línguas Estrangeiras.

Partindo da pesquisa e do estudo das principais correntes pictóricas vanguardistas do início do século XX, os alunos desenvolveram apresentações orais sobre os movimentos artísticos abordados e, posteriormente, passaram à componente prática nas aulas de Educação Visual. 


O desafio consistiu na reinterpretação de obras representativas de diferentes correntes, aplicando os conhecimentos adquiridos e explorando novas formas de expressão visual.


Os trabalhos refletem um percurso de aprendizagem que promoveu a articulação entre diferentes áreas do saber, aliando conhecimento histórico, competências de comunicação e criatividade visual.


Através destas reinterpretações, os alunos demonstraram a compreensão das características dos movimentos artísticos estudados, bem como o seu sentido crítico, capacidade de observação e expressão pessoal.


quinta-feira, 11 de junho de 2026

Escola Aberta Suspensa

 Com o final das atividades letivas (12/06), e o início da época de Exames e Provas Nacionais, a "Escola Aberta" encerrará as suas atividades.


Todavia, para situações urgentes e de especial necessidade, o Gabinete de Apoio Digital continuará disponível por marcação prévia, através do e-mail:

planodigital@aensm.pt






segunda-feira, 8 de junho de 2026

Solidariedade em Ação

Banco Alimentar


No passado dia 30 e 31de maio, sessenta e um alunos e cinco adultos do Agrupamento Nuno de Santa Maria, participaram na campanha de recolha de bens alimentares para o Banco Alimentar Contra a Fome.


Durante todo o dia, procederam à angariação de bens alimentares no hipermercado Continente. 


A ação de voluntariado proporcionou a todos os que colaboraram nesta iniciativa ajudar nesta nobre missão de apoio ao outro.



terça-feira, 2 de junho de 2026

🌿 O Jardim Sensorial 🌿EB1 St.º António 🌿

Tudo começou com um simples “vamos tentar…”
Porque tentar não custa… e o “não” já era garantido.


Nunca imaginámos chegar tão longe — mas chegámos 💛


A nossa ideia venceu o Projeto Bairro Feliz do Pingo Doce, na loja de Tomar!
Pelo caminho, não faltaram desafios: contratempos, burocracias, até tempestades…
Mas nunca desistimos.


Com a ajuda dos nossos incríveis Super Pais, e com o entusiasmo contagiante das nossas Super Crianças, conseguimos dar vida ao nosso Jardim Sensorial 🌼


E está lindo… e vai crescer!
As crianças cuidam dele com um brilho nos olhos que não se explica — só se sente ✨
Estão orgulhosas. E nós também.


Um agradecimento especial:
💚 A todos os pais, crianças, professoras e auxiliares
💚 Ao Pingo Doce, por apoiar ideias que fazem a diferença
💚 Ao Município de Tomar, à Junta de Freguesia e ao AENSM, pelo apoio essencial


Este jardim é de todos… e para todos🌱


segunda-feira, 1 de junho de 2026

Baile de Finalistas - ESSMO

Baile de Finalistas da Escola Secundária Santa Maria do Olival

A noite do tão aguardado 23 de maio ficará, sem dúvida, gravada na memória de todos os que marcaram presença no Baile de Gala da ESSMO.

Finalistas - 12º A

O nosso Baile de Finalistas, inspirado no clássico Lago dos Cisnes superou todas as expetativas e transformou-se numa celebração inesquecível de elegância. 

Finalistas - 12º B

A meticulosa decoração, desde a entrada até ao grande salão, transportava-nos para um cenário místico e evocava a beleza da célebre obra.

Finalistas - 12º C

Depois de um breve discurso dos membros da Direção da ESSMO e com a presença da Comissão de Finalistas, os nossos colegas do 12.º ano desfilaram para receber os seus diplomas.

Finalistas - 12º D

Seguiu-se um apontamento do clássico ballet, brilhantemente apresentado por duas alunas do Curso Artístico de Dança da Escola Gualdim Pais.

Finalistas - 12º E

A Comissão conseguiu que este Baile de Finalistas se tornasse numa marcante festa da noite tomarense, com muita afluência e ótimos momentos, mas mais do que uma festa, este baile tem um grande valor simbólico para nós, pois tal como na narrativa do bailado, passámos por desafios, ultrapassámos barreiras e celebrámos a nossa “dança final” na escola secundária.

Finalistas - 12º F

Queremos deixar aqui um enorme OBRIGADO a todos os que fizeram parte desta noite tão especial. Obrigada pela presença e por terem tornado este baile tão memorável. 

Finalistas - 12º G

A Comissão de Finalistas 2026

 


sexta-feira, 29 de maio de 2026

Dia Europeu do Mar 2026

 AENSM assinala o Dia Europeu do Mar

As celebrações principais do Dia Europeu do Mar (European Maritime Day) decorreram nos dias 21 e 22 de maio de 2026, na cidade costeira de Limassol, no Chipre. 


A iniciativa reuniu especialistas, instituições, escolas, empresas e organizações ligadas ao mar, promovendo o debate em torno da economia azul e marítima, áreas fundamentais para o desenvolvimento sustentável das regiões costeiras e para a preservação dos oceanos.


ciando-se a esta celebração europeia, o Agrupamento de Escolas Nuno Santa Maria, através do programa Eco-Escolas, assinalou a data com a criação de um mural temático dedicado ao mar. O trabalho reuniu mensagens alusivas à importância da proteção dos oceanos, da biodiversidade marinha e da utilização sustentável dos recursos marítimos.


A atividade envolveu a participação dos alunos, incentivando a reflexão sobre os desafios ambientais atuais e reforçando a consciência ecológica da comunidade escolar. O mural destacou ainda a relevância do mar para Portugal, tanto ao nível ambiental como económico e cultural.



Com esta iniciativa, o AENSM e o Eco-Escolas reforçam o compromisso com a educação ambiental e com a promoção de atitudes responsáveis na defesa dos ecossistemas marinhos.


quinta-feira, 28 de maio de 2026

Teatros em Inglês

I’m a teenager! What now?

No dia 20 de Maio, tivemos o prazer de receber a Companhia de Teatro Círculo de Giz para a apresentação de uma peça de teatro bilingue: «I’m a teenager! What now?».


Aqui pudemos ver expostos alguns dos problemas mais comuns nos adolescentes, como a imagem, o relacionamento entre os pares e progenitores, o namoro e a importância da comunicação (mesmo em Inglês).

Todas as turmas do 8.º ano participaram neste momento especial, que proporcionou aprendizagem, interação e muita diversão aos alunos.



Esta atividade foi dinamizada pelas docentes da disciplina de Inglês.




Emily and the Three Ghosts

No dia 21 de maio, todos os alunos dos 3.º e 4.º anos do AENSM assistiram à peça de teatro bilingue «Emily and the Three Ghosts», apresentada pela Companhia de Teatro Círculo de Giz.


Foi um momento muito especial e enriquecedor, no qual os alunos tiveram a oportunidade de interagir com os atores em língua inglesa, desenvolvendo a compreensão e a expressão oral de forma natural e motivadora.


Tratou-se de um momento muito dinâmico, alegre e participativo, que proporcionou grande entusiasmo e ficará certamente na memória de todos os alunos.



Esta atividade foi dinamizada pelos professores da disciplina de Inglês.





quarta-feira, 27 de maio de 2026

Selo ESCOLA SAUDÁVEL 2026

 Mais do que uma escola. Um lugar onde se cresce com saúde, cuidado e futuro.

O Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria foi mais uma vez distinguido com o Selo Escola Saudável, um reconhecimento que valoriza o trabalho diário desenvolvido em prol da saúde, bem-estar, inclusão, segurança e desenvolvimento integral das nossas crianças e alunos.


Esta distinção representa uma comunidade educativa que acredita que aprender também é cuidar, ouvir, apoiar e criar um ambiente onde cada criança e jovem possa crescer de forma saudável e feliz.

É com orgulho que partilhamos esta conquista de todos: alunos, famílias, docentes, técnicos, assistentes operacionais e parceiros.

Porque uma escola saudável constrói-se todos os dias - nas relações, nas escolhas e no futuro que ajudamos a formar. 💚


terça-feira, 26 de maio de 2026

Escola Aberta: Tertúlias às Quartas

“Saúde Mental na Adolescência”


No âmbito da Saúde Escolar, a Unidade de Cuidados na Comunidade Maria Dias Ferreira (UCC MDF) volta a propor uma tertúlia integrada no projeto “Escola Aberta” do nosso Agrupamento.


As "Tertúlias às Quartas" destinam-se a pais, mães e cuidadores de adolescentes do 7º ao 12º ano de escolaridade e pretendem ser momentos de partilha subordinados a vários aspetos da adolescência, de modo a oferecer suporte e orientação aos pais de jovens adolescentes através da partilha de experiências e de conhecimento.

Nesta terceira sessão da Tertúlia às Quartas, convidamo-lo a refletir sobre um dos temas mais impactantes na vida das famílias: Saúde Mental na Adolescência.


Num ambiente acolhedor e sem julgamentos pretendemos criar um espaço de conversa e partilha sobre os desafios emocionais, sociais e comportamentais que podem surgir nesta fase do desenvolvimento. Ao longo deste encontro iremos refletir sobre alguns dos sinais que podem gerar maior preocupação, estratégias de apoio no contexto familiar e formas de encaminhamento e procura de ajuda especializada quando necessário. Pretende-se que esta tertúlia seja um momento de diálogo aberto, esclarecimento e troca de experiências, reforçando a importância do papel da família na promoção do bem-estar emocional dos adolescentes.

📅 Dia 27 de maio

🕡 Às 18h30

📍 Esc. Sec. Santa Maria do Olival



Contamos com a vossa presença!

A Equipa PES do AENSM


segunda-feira, 25 de maio de 2026

O AENSM foi "de bicicleta"

 “Passeio de Bicicleta”

No dia 14 de maio de 2026, teve lugar um “Passeio de Bicicleta”, atividade integrada nos Jogos de Tomar, dirigido a todos os alunos do 5º aos 12º anos, dos dois agrupamentos escolares.

Ponto de partida

A atividade - numa organização partilhada das áreas disciplinares de Educação Física, da divisão de desporto da Câmara Municipal de Tomar e da Polícia de Segurança Pública - faz parte do plano de atividades de dinâmica interna do projeto do Desporto Escolar da escola.

Açude Pedra – Pausa para lanche

Este ano participaram na atividade, cerca de 250 alunos dos dois agrupamentos escolares, havendo a destacar a excelente participação dos alunos da EB 2/3 D. Nuno Álvares Pereira, com mais de 100 alunos inscritos, alguns deles acompanhados pelos pais.

Pedalando pela Várzea Grande

O percurso com cerca de 6 Km, começou na rua Coronel Garcês Teixeira, junto ao pavilhão desportivo da EBDNAP, passando pelo centro da cidade, estrada do Prado, Açude de Pedra (pausa para lanche), Várzea Grande e regresso às diferentes escolas.


Alunos da ESSMO

A atividade enquadra-se no programa DE Sobre Rodas que tem por finalidades incentivar os jovens a utilizar a bicicleta, não só para a prática regular de atividade física, mas com meio de transporte alternativo para as suas deslocações casa / escola.

Alunos da EBDNAP

domingo, 24 de maio de 2026

Sara Gaspar vai representar o ASNEM no Campeonato Nacional

A aluna Sara Gaspar do 9°D, integrante do grupo equipa de canoagem do DESPORTO ESCOLAR AENSM, foi apurada na prova Regional de Canoagem, que decorreu no dia 12 em S. Marinho do Porto e irá representar a CLDELMT / AENSM, no Campeonato Nacional DE que terá lugar nos dias 28, 29 e 30 de maio em Águeda.



A aluna vai competir na disciplina de "Velocidade".


sábado, 23 de maio de 2026

Visita de estudo a Espanha

Nos dias 22, 23 e 24 de abril, 123 alunos do 10.º e 11.º ano e 12 professores do AENSM deslocaram-se a Espanha

A visita começou com uma paragem por Toledo, onde os alunos tiveram a oportunidade de passar pelo Alcázar, pela Catedral e Plaza del Ayuntamiento e percorreram ruas cheias de história. Seguiram para Madrid onde fizeram uma visita guiada, a pé, passando pelos principais pontos de interesse turístico: Palacio Real, Catedral de Almudena, Mercado San Miguel, Puerta del Sol, entre outros. No dia seguinte, recomeçaram a visita passando pelo Templo de Debod, pela Galería de las Colecciones Reales, Museo Reina Sofía e Parque del Retiro. No último dia, alunos e professores estiveram no Parque Warner

Deste modo, alunos e professores puderam vivenciar uma experiência enriquecedora de aprendizagem e de fortalecimento das relações entre todos. 

As professoras organizadoras agradecem à Direção do AENSM, aos Serviços Administrativos, aos pais/EE dos alunos e aos professores Armanda Borges, Carla Abreu, Carlos Laranjeira, Graça Pereira, Márcia Godinho, Miguel Tolda, Nuno Ferreira, Samuel Neto, Susana Mata e Vítor Gonçalves que confiaram e acreditaram nos objetivos deste projeto em prol dos alunos.

Alexandra Albuquerque
Maria João Rito