segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Eco-Escola

Realizou-se, no passado dia 13, a primeira reunião do Conselho Eco-Escolas do AENSM.


Nesta reunião estiveram presentes os alunos que em cada turma se voluntariaram para serem os pólos de dinamização da consciência ecológica nas suas turmas.


Foram apresentados os professores responsáveis pela atividade no AENSM (Sandra Teixeira, Dinoísio Leal e Carlos Craveiro) e os restantes elementos constituintes deste conselho.


Importará saber que o Conselho Eco-Escolas tem, para além dos professores e dos alunos (neste momento, 32 alunos, representantes do 8º ao 12º ano), representantes da Direção, do Pessoal Não Docente, dos Encarregados de Educação, da Câmara Municipal, da Junta de Freguesia, da Associação de Estudantes e ainda professores convidados, representantes do projeto de Flexibilidade Curricular e da área de Cidadania.


Os temas obrigatórios para serem tratados nas Eco-Escolas são, neste ano letivo: Resíduos; Água; Energia; e Espaços Exteriores. Será sobre estas áreas que o conselho Eco-Escolas deverá focar as suas ações.


Foi feito um balanço sobre as ações já desenvolvidas e aquelas que serão implementadas brevemente, começando já pela "Semana Europeia de Prevenção de Resíduos" que decorrerá entre 16 e 24 de novembro.


Os alunos deram algumas sugestões de intervenções a realizar no âmbito dos 4 temas obrigatórios e inscreveram-se, como voluntários, em algumas dessas propostas de ação.


Após a reunião, foi tempo de todos se dirigirem à entrada da ESSMO para participarem no hastear da "Bandeira Verde" trazida de Guimarães no passado dia 18 de outubro.
(ver post: "Entrega dos Galardões Eco-Escolas" neste blogue)


O vento não estava "de feição", mas a bandeira estará bem visível a todos os que entrarem na ESSMO.

Sem comentários:

Enviar um comentário