quarta-feira, 28 de maio de 2025
Once upon a time
terça-feira, 27 de maio de 2025
Dia da Abelha
Escola Básica de Vale do Calvo
No dia 20 de maio comemorou-se o Dia da Abelha na Escola Básica de Vale do Calvo.
Neste dia, Paulo Freitas, um “curioso” da apicultura deslocou-se à nossa escola para falar sobre a sua “paixão” pelo trabalho com as abelhas e as respetivas colmeias.
Foi uma manhã muito bem passada, onde se aprendeu muito sobre os diferentes tipos de abelhas, a sua importância e sobre os muitos cuidados a ter com as mesmas.
segunda-feira, 26 de maio de 2025
Voleibol - Iniciados Femininos
GRANDE FEITO DA NOSSA EQUIPA DE VOLEIBOL DE INICIADOS FEMININOS!
A nossa Equipa de Iniciados Femininos do voleibol participou no dia 14 de maio, no Pré-Regional da Competição de Desporto Escolar, onde alcançou um brilhante 3.º lugar, numa jornada repleta de emoção, garra, fair play e muito espírito desportivo!
🏆 A classificação final foi a seguinte:
1.º lugar – Escola da Madeira Torres
2.º lugar – Sagrado Coração de Maria (Fátima)
3.º lugar – Escola Secundária Santa Maria do Olival ✨
4.º lugar – Agrupamento Visconde de Chanceleiros
Este excelente resultado coroa o percurso notável das nossas atletas, que chegaram a esta fase como vencedoras do seu grupo na 1.ª fase da competição e com o título de Vice-Campeãs Distritais.
Parabéns a todas as atletas, treinadores e professores envolvidos! Este é um motivo de orgulho para toda a comunidade escolar!
sexta-feira, 23 de maio de 2025
Celebrar Abril
“Abril, águas mil”.
Na sua ligação umbilical à Mãe-Natureza, o provérbio ergueu-se. Este ano, cumpriu-se o aforismo. E a Mãe-Natureza curva-se, grata. A Primavera é metamorfose. A Revolução dos Cravos virou do avesso um país anacrónico, tardiamente imperialista, conservador e machista, e projetou-o para a modernidade, sendo lento a expurgar moléstias ancestrais.
Na celebração deste acontecimento tão marcante da nossa história recente, no âmbito da cidadania e da valorização de regime democrático, foram realizadas as seguintes atividades:
- Visita de estudo ao Museu Nacional da Resistência e Liberdade (Forte de Peniche, prisão política do Estado Novo, durante décadas, onde 1661 opositores da ditadura salazarista passaram uma parte das suas vidas…um deles, vinte e um anos), para as turmas do 9.º ano de escolaridade;
- Exposição de cartazes, elaborados pelo 12.º A, na aplicação canva, em grande formato, no Polivalente, com o título “Ousaram: Não Temeram, Não Tremeram”, homenagem a um conjunto de 25 mulheres, opositoras ao Estado Novo e às quase duas mil que foram presas, impiedosamente torturadas e, algumas, mortas pela PIDE e pela GNR, durante os quarenta e oito anos de ditadura em Portugal, a mais longa da Europa;
- Exposição de desenhos, elaborados pelo 12.º ano, Turma C, nas disciplinas de Desenho A e Artes Visuais, de cunho neorrealista, inspirados na obra pictórica do dirigente político e opositor ao Estado Novo, Álvaro Cunhal, no Polivalente da ESSMO. A turma utilizou elementos morfológicos da imagem, bem como elementos estruturantes da linguagem plástica. Selecionou como modos de registo: traço, mancha e técnica mista, evidenciando um crescente domínio técnico e intencionalidade expressiva nos trabalhos que realiza. Em paralelo, manifestou um progressivo domínio na aplicação dos conceitos e dos elementos estruturais da linguagem plástica: forma (plano, superfície, textura, estrutura); cor/luz; espaço e volume (profundidade e sugestão da tridimensionalidade); movimento e tempo, escala, ritmo, equilíbrio e estrutura, entre outros; aplicando-os na elaboração de desenhos e de imagens expostas.
- Visita de estudo ao Museu do Neorrealismo (Vila Franca de Xira) e ao Museu Nacional da Resistência e da Liberdade (Peniche), para as turmas A e B, do 12.º ano, de História A.
- Exposição, na Biblioteca da ESSMO, de poemas e livros e frases associados à efeméride.
- Palestra, na Biblioteca Municipal, sob o lema “25 de Abril - Um Tempo Novo para as Mulheres”, com a Bastonária da Ordem dos Advogados, Dr.ª Fernanda de Almeida Pinheiro; a Representante da Ordem na Região Centro, Dr.ª Teresa Letras e a Representante concelhia da Ordem, Dr.ª Fátima Duro. A atividade foi dirigida às turmas do 12.º ano e às turmas A e D, do 9.º ano.
A palestra foi presidida pela Diretora do Agrupamento, Dr.ª Celeste de Sousa, que realçou a importância do evento e o seu amplo significado no âmbito do conhecimento e da cidadania. Terminou com um agradecimento às palestrantes, que vieram de longe para partilharem o seu conhecimento e testemunho.
Seguidamente, a Dr.ª Angelina Oliveira, em nome do Projeto + Humanidade, referiu que “na longa travessia do tempo pelos nossos antepassados, a Humanidade e a desumanidade caminharam lado a lado. A parte solar dos nossos antepassados criou a Arte, a Filosofia, a Matemática, o Teatro, a Escola, a Música, os Jogos Olímpicos …. Aristóteles, Marco Aurélio, Bento de Núrsia, os irmãos Limburg, Leonardo da Vinci, Copérnico, Galileu, mas, também, a escravatura, o imperialismo e a brutalidade que lhe são associadas; a Inquisição e as suas desumanas e impiedosas perseguições; a intolerância religiosa e política; a secular submissão da mulher ao homem; os conflitos e guerras em que a Europa se destaca sobremaneira…”.
Mais adiantou que “O propósito do PROJETO + HUMANIDADE não é falar do passado. O principal objetivo é preparar atividades para a comunidade educativa que façam refletir, pensar e ter opinião, baseada no conhecimento, sobre muitos problemas que vêm do passado e permanecem na sociedade e nos tempos em que vivemos.
Este ano juntamos a comemoração do Dia da Mulher com o 25 de Abril. Demos a esta atividade o nome “25 de Abril – Um mundo novo para as mulheres”. Com a Revolução, a sociedade portuguesa passou por uma profunda transformação e, nunca mais, voltaria a ser a mesma. A “maioria silenciosa”, finalmente, conquistou os direitos fundamentais”.
Depois, deu a palavra à aluna Francisca Marques, do 5.º ano, turma C, da EDNAP, que começou a apresentação da palestra e dos motivos para a sua realização.
“Antes do 25 de Abril havia um país que não era igual para mulheres e homens. Eles mandavam, elas obedeciam. Tinham direitos e vidas tão controladas que nem sequer podiam exercer as profissões que queriam. Quando chegou a liberdade, chegou a promessa da igualdade.
As mulheres ganharam voz e o domínio masculino ficou fortemente abalado. O 25 de abril de 1974 trouxe promessas de igualdade de género. As mulheres passaram a ser livres para fazer as suas escolhas e desafiaram as regras. Tornaram-se governantes, juízas, começaram a conduzir camiões e a trabalhar nas obras. Passaram a estar em maioria na universidade e a contar com direitos sexuais e reprodutivos que lhes deram o poder de decidir as suas vidas. Mas, 50 anos depois da Revolução, a paridade ainda é uma realidade distante. As mulheres continuam a ganhar menos do que os homens pelo mesmo trabalho, estão menos representadas no Parlamento e na administração de grandes empresas e também em profissões ligadas à ciência e à tecnologia. Trabalham mais horas, principalmente nas tarefas domésticas e de prestação de cuidados à família e, são vítimas de violência doméstica….
Apesar das muitas conquistas alcançadas, a luta no feminino continua…
Termino com o conceito de feminismo de Emma Watson: Embaixadora da Boa Vontade da ONU Mulheres:
“O feminismo é “a crença de que homens e mulheres devem ter direitos e oportunidades iguais. É a teoria da igualdade dos sexos nos planos político, económico e social. Esses direitos iguais, considero, como sendo direitos humanos”.
Logo após as palavras de Leonor Lopes e de Maria Clara Segorbe, alunas do 12.º A, na apresentação das palestrantes convidadas.
“Apesar de subalternizadas, pontapeadas e humilhadas, muitas portuguesas ousaram. Não temeram. Não tremeram. Ao longo dos 48 anos de ditadura. É o que mostrámos, e homenageámos, na exposição que lhes dedicámos, patente no Polivalente da ESSMO.
Durante os 48 anos de ditadura, a mais longa da Europa, a mulher portuguesa não se queria inteligente. Apenas, obediente.
Era isso que o Estado Novo exigia e a comunidade masculina queria. O 25 de abril de 1974 acabou com essa dupla opressão: a política e a social/familiar.
É por isso que estamos aqui, hoje. Para comemorar e lembrar o 25 de Abril e o mundo novo que a Revolução dos Cravos trouxe às mulheres portuguesas, tão bem ilustrada no cartaz “A poesia está na rua”, da pintora Maria Helena Vieira da Silva, exilada em Paris, por ser uma opositora da ditadura.
Estamos aqui para lembrar e homenagear as quase duas mil portuguesas que foram presas e torturadas nas prisões políticas da ditadura salazarista, pela PIDE; as que foram mortas e todas as nossas antepassadas que não puderam conhecer a alegria imensa que é viver em liberdade. E serem consideradas iguais.
As palestrantes, advogadas de profissão, que exercem cargos de grande responsabilidade na Ordem, a nível nacional, regional e concelhio, nas suas comunicações realçaram que a Revolução dos Cravos abriu caminho para a igualdade de género e para a emancipação feminina em diversas áreas.
Antes do 25 de Abril, as mulheres em Portugal viviam sob um regime que limitava severamente os seus direitos e as relegava para um papel secundário na sociedade.
No que diz respeito aos direitos políticos, não podiam votar em igualdade de condições com os homens. O sufrágio feminino foi introduzido gradualmente e com restrições, sendo apenas universal e sem restrições após o 25 de Abril de 1974.
No campo dois direitos laborais: ganhavam salários inferiores aos dos homens para o mesmo trabalho e enfrentavam discriminação no acesso ao emprego.
No direito da família: a autoridade parental era exercida predominantemente pelo pai e nos direitos sexuais e reprodutivos: a informação e o acesso a métodos contracetivos eram limitados e o aborto era ilegal.
Com a Revolução de Abril e a promulgação da Constituição de 1976, foram consagrados diversos direitos fundamentais que impactaram diretamente a vida das mulheres: igualdade perante a lei: O princípio da igualdade entre homens e mulheres foi estabelecido constitucionalmente, pondo fim a muitas das discriminações legais existentes; o direito ao voto: As mulheres passaram a ter o direito de votar e ser eleitas em todas as eleições, em igualdade de condições com os homens; acesso à educação e ao emprego: foram criadas condições para uma maior igualdade de oportunidades na educação e no mercado de trabalho, permitindo que as mulheres acedessem a profissões que antes lhes eram vedadas; as reformas introduzidas no Código Civil, em 1977 e anos seguintes, eliminaram a figura do "chefe de família", estabeleceram a igualdade entre os cônjuges na gestão familiar e no exercício da autoridade parental, e facilitaram o divórcio; direitos sexuais e reprodutivos: embora a legalização do aborto só tenha ocorrido mais tarde (em 2007, através de referendo), a Revolução dos Cravos abriu caminho para a discussão e a defesa dos direitos das mulheres nesta área, com avanços graduais no acesso à contraceção e à saúde sexual; combate à violência doméstica: a consciencialização sobre a violência contra as mulheres aumentou, levando à criação de legislação e de estruturas de apoio às vítimas.
Em suma, o 25 de Abril trouxe “um mundo para as mulheres”, pois representou um marco crucial na história dos direitos das mulheres em Portugal.
A Revolução desmantelou as estruturas legais e sociais que perpetuavam a desigualdade e abriu caminho para a conquista de uma cidadania plena e para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
No entanto, apesar dos progressos significativos, a luta pela igualdade de género continua a ser uma realidade em Portugal, com desafios persistentes em áreas como a disparidade salarial (no setor privado) e a representação política e em cargos de liderança.
Na parte final da palestra, os alunos colocaram algumas questões às ilustres palestrantes, criando momentos de interação gratificantes para as partes.
O Projeto + Humanidade, o Projeto Artes +, a Biblioteca Escolar e todos os alunos e professores envolvidos na preparação e execução das atividades proporcionadas à comunidade educativa agradecem o apoio firme e continuado da Direção do Agrupamento.
Um agradecimento, também, à professora Susana Viegas, do Departamento de Expressões, que deu toda a colaboração na formatação dos cartazes, idealizou a estrutura da exposição, colaborou na montagem da mesma e criou o logotipo que a anunciava.
quinta-feira, 22 de maio de 2025
Higiene do Sono - 7ºD
A atividade foi marcada pela participação ativa dos alunos, que partilharam dúvidas e experiências pessoais, demonstrando interesse por este tema tão relevante para o sucesso escolar e para a saúde em geral.
quarta-feira, 21 de maio de 2025
Mobilidade ERASMUS+ em Tomar
Na semana de 5 a 9 de maio, o A.E.N.S.M. recebeu a Mobilidade ERAMUS relativa aos projetos “SIGN – Stop Increase Climate Changes on Earth” e “ERPE – Enrichment Resources and Protect the Environment”.
Esta “mobilidade” trouxe até TOMAR cerca de 29 alunos e 17 professores, oriundos de 6 países europeus (Letónia, Itália, Espanha, Chéquia, Roménia e Turquia) que se juntaram aos 14 alunos Turcos que já estavam na EDNAP em “JobShadwing”.
Para o sucesso – inegável – desta semana, foi importante a colaboração de um número muito alargado de professores e alunos do AENSM, foi indispensável o envolvimento dos pais e Encarregados de Educação que acolheram os alunos estrangeiros, e foi essencial a cooperação institucional com a Câmara Municipal de Tomar e algumas outras entidades da cidade (Convento de Cristo; Thomar Honoris).
Importa ainda referir que as “Mobilidades Erasmus” são semanas em que as equipas Erasmus se deslocam a um determinado país para trabalharem, juntas, nos projetos comuns, apresentando o resultado das tarefas ou atividades desenvolvidas localmente e promovendo ou discutindo soluções, alternativas ou tomadas de consciência sobre alguns dos principais problemas que afetam os jovens em idade escolar.
Além disso, estas “mobilidades” permitem, aos que nelas têm o privilégio de participar, o conhecimento de novos países, povos, culturas, línguas, valores, práticas, enfim, de um “mundo” que, de outra forma, ficaria, certamente, ignorado e desconhecido.
O A.E.N.S.M. tem vindo, nestes últimos anos, a envolver-se decididamente com o projeto Erasmus+, muito à conta da dedicação extrema do coordenado prof. Luís Colaço, e tem proporcionado experiências e aprendizagens inesquecíveis a muitos e muitos alunos e professores deste agrupamento.
É também certo que o A.E.N.S.M. tem, fruto do bom trabalho realizado, vindo a lograr um reconhecimento e consideração significativos pelos parceiros europeus que convidam sistematicamente esta instituição escolar para participar nos mais diversos programas.
Resta dizer que esta mobilidade contou com uma multiplicidade de atividades que serviram, sem dúvida, para promover a cidade de Tomar, a região, a cultura e a história Templária e para dinamizar o comércio e atividade turística da cidade.
No último dia, por entre as lágrimas de uma saudade já anunciada, ficaram os testemunhos do quanto foi agradável, produtiva e bem organizada esta semana em Tomar. E todos levaram memórias indeléveis e uma vontade confessada de voltarem às margens do Nabão.
terça-feira, 20 de maio de 2025
Olimpíadas da Economia XII
As Olimpíadas da Economia são uma iniciativa da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, que tem como principal objetivo promover o gosto pela ciência económica nos mais jovens.
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Foram muitos os envolvidos nestas Olimpíadas |
Depois de ter participado na Fase Escolar, fui apurada para a Fase Regional e, posteriormente, para a Fase Nacional, que decorreu na cidade de Coimbra, entre os dias 9 e 11 maio.
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Cloé Freitas - representante do AENSM |
Durante estes dias, tive a oportunidade de competir com os 73 alunos do ensino secundário, apurados a nível nacional, representando o Agrupamento de Escolas Nuno Santa Maria, nestas Olimpíadas da Economia XII, subordinadas do tema “Economia Internacional”.
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A apresentar propostas para a "Economia Internacional" |
Também fiquei a conhecer imensas pessoas de diferentes partes do país, criando muitas amizades. Ao longo deste período, através das atividades realizadas, contactei com diferentes pontos de vista e fortaleci diversas competências. Sendo esta, uma experiência extremamente enriquecedora e edificante.
Cloé Freitas, 12ºB2
segunda-feira, 19 de maio de 2025
Hemos ido a Toledo!
Nos dias 15 e 16 de abril de 2025 as 3 turmas do Curso Profissional de Técnico de Turismo e de Multimédia foram, em visita de estudo, ao Parque Puy Du Fou e à cidade ali ao lado: Toledo.
Encontrámo-nos, no dia 15, por volta das 04:00h da manhã à porta da escola. Contados os alunos, a camioneta rumou a Espanha, numa longa viagem em que aproveitámos para continuar a dormir. Depois do pequeno-almoço e do cafezinho (já no estrangeiro, claro!) continuámos. É que Toledo é mesmo no interior de Espanha e Tomar é mesmo no interior de Portugal! Finalmente, chegámos ao destino, cerca das 11h.
O Puy Du Fou é um Parque temático onde têm lugar vários espetáculos que usam muitos e variados recursos, principalmente de multimédia, para nos contar momentos da história de Espanha, relacionados com Toledo, desde a sua fundação até ao séc. XX.
O primeiro espetáculo tinha 5 cenários diferentes, todos em projeção! A bancada do público rodava a 180º graus, transportando-nos de um para outro cenário (que por sua vez, rodava também) mudando o espaço e o tempo! As imagens virtuais confundiam-se com os atores de carne e osso e até o mar aparecia, com água verdadeira e ondas, como na praia!
Quando saímos era hora de almoçar e lá encontrámos um dos espaços com mesas e bancos perto de umas ovelhinhas que estavam a fazer o mesmo que nós.
De seguida fomos ver outro espetáculo, só com aves (e muitas!) de diversas espécies que pareciam dançar ao som da música, fazendo voos rasantes nas cabeças dos espetadores e nelas aterrando, ocasionalmente!
Depois assistimos a uma comédia com o Cervantes e lutas de espadas… depois vimos outro com cavalos…
E, no entretanto, passámos pelo interior de um barco, onde sentimos o efeito de uma tempestade no meio do oceano até chegarmos, salpicados de água, a bom porto!
Jantámos, numa espécie de taverna medieval, só para nós…
E fomos ao último espetáculo do dia (que era à noite) com barcos, comboios, cavalos, carros, carruagens, vacas, ovelhas, burros, porcos, centenas de figurantes e fogo de artifício para finalizar. Valeu 100% a “rapa de frio” que apanhámos!
No dia seguinte, depois de acordados (bem cedinho!) pela profª Lisete, e do pequeno-almoço tomado, saímos em direção à cidade de Toledo, fizemos uma visita guiada de autocarro e continuámos a pé na parte histórica da cidade, acompanhamos pelos guias que nos deram a conhecer o Bairro Judeu, a Sinagoga, a Mesquita de Cristo da Luz, a Porta do sol, Catedral, o Mosteiro de São João dos Reis e, por fim, juntámo-nos na Praça de Zocodover (antigo local de venda de escravos e animais de carga).
Toledo é a cidade das 3 culturas e 3 religiões (judaica, cristã e muçulmana) e um exemplo de como elas se completam e convivem! Foi também muito interessante conhecer os espaços e monumentos, que tínhamos visto no dia anterior enquanto cenários, e também ver o rio Tejo antes dele chegar à Lusitânia!
Depois de almoço e da compra de recuerdos, o 10° ano do Curso de Turismo fez a apresentação de vários locais da cidade. Regressámos a casa cansados, mas satisfeitos! Chegámos a Tomar cerca das 22h, para falar verdade alguns de nós já estavam com saudades. E foi isto! «Um misto de sentimentos em toda a viagem.» disse a colega.
(Texto coordenado em TIAT,construído a partir dos contributosdos alunos do 10º e 12º anodo Curso Profissional de Turismo)
PS: Os mais curiosos poderão consultar alguns dos vídeos nos seguintes links:
https://share.icloud.com/photos/075KuFjqbp2BVosRYo8VJLbDA
https://share.icloud.com/photos/0b030aIV8rV1US7oT1itoWkZw
https://share.icloud.com/photos/07ar2JbkuTAgQRSG6itJa2SIQ
https://share.icloud.com/photos/0975rFRb1_Jmx5EKb8Obl04Vw
https://share.icloud.com/photos/0b3GsWPf60dhsUdyoalQNHpdg
https://share.icloud.com/photos/046XbHFWHT9pdN86w1NHddqVg
https://share.icloud.com/photos/0a0-ehbgpZPN2_24VjtLJYyNw
https://share.icloud.com/photos/054e-DLCqRStFxI7Ez4ky34dQ