quarta-feira, 24 de junho de 2026

Desafio 5 - EDNAP

No dia 05 de junho (sexta-feira) aconteceu mais um "Desafio 5" na Esc. D. Nuno Álvares Pereira (AENSM).


Esta atividade realizada no final do ano letivo pretende dar aos alunos do AENSM (e do "João de Deus") que terminam o 1º ciclo a possibilidade de visitarem, experimentarem e, assim, ficar a conhecer a escola que se prepara para os receber no próximo ano letivo, como alunos do 5º ano.

O "Desafio 5" decorre durante toda a tarde e início de noite de sexta-feira e tem como principal objetivo facilitar a transição aos pequenitos que irão mudar de professores, colegas, escola e, em muitos casos, de localidade, na transição para o 2º ciclo. Desta forma, os alunos do 4º ano ficam a conhecer os espaços, as valências, os recantos, os professores, os colegas, os técnicos auxiliares que irão preencher as suas vidas no ano letivo seguinte. Espera-se, com esta atividade, atenuar o impacto de tão significativa alteração.

Como nos outros anos, a tarde foi passada em ambiente de festa, de descoberta e de convívio espontâneo e são entre todos. Os sorrisos captados durante a tarde e os abraços trocados no final da atividade são a prova do sucesso da atividade.

Quem foi ao sarau pôde constatar a alegria e a felicidade de todos. Mas não poderá ter imaginado como foi o resto da atividade. É para esses que fizemos este vídeo que, de alguma forma, testemunha o que se passou naquela tarde de sexta-feira.

Ficam também disponível os links para as fotografias e vídeos captados durante a atividade.

Recorda-se e reforça-se que ao abrigo da legislação relativa à "Proteção de Dados Pessoais", todos estes ficheiros estão protegidos por lei e que poderão ser descarregados apenas pelos próprios. Em circunstância alguma poderão ser divulgados em redes sociais, ou utilizados para outros fins, sem que todos os envolvidos deem consentimento prévio e expresso para tal. Qualquer utilização abusiva destes registos gráficos ficará sujeita às punições previstas na lei.



↓ Mais recursos nestas pastas: ↓

Fotografias


Vídeos



terça-feira, 23 de junho de 2026

Foram hoje entregues os diplomas de frequência do 9º ano aos alunos que terminaram hoje as Provas Finais do 3º ciclo.

A Diretora do AENSM, Judite Calado, relembrou estes anos de 3º ciclo. Destacou o esforço e o empenho demonstrado pelos alunos que agora concluem esta etapa da sua formação e desejou a todos a continuação de um caminho de exigência, dedicação e também de sucesso no Ensino Secundário.

O presidente a Assembleia Geral, Carlos Assunção, felicitou igualmente todos os alunos pela superação de mais um degrau na caminhada de cada um e sublinhou a importância da escola e da aprendizagem ao longo da vida, como forma de assegurar um melhor futuro individual e coletivo.

Depois, foi tempo para os alunos serem chamados individualmente e receberem, perante uma plateia de algumas centenas de familiares, amigos e conhecidos, o Diploma que atesta a sua frequência e do 9º ano de escolaridade e a conclusão (assim se espera) do 3º ciclo de escolaridade.

9º A


9º B


9º C


9º D


9º E


9º  F


9º G


9º H





↓ Mais fotos nesta pasta: ↓
Entrega de Diplomas




segunda-feira, 22 de junho de 2026

Prémio e Bolsas do Rotary Clube Tomar Cidade

Foi ao final da tarde de sexta-feira, dia 19, que o Rotary Clube Tomar Cidade procedeu, no Salão Nobre da Nabantina, à entrega dos prémios “Melhor aluno do 12º ano – 2025/26” e das “Bolsas de Estudo para alunos que entraram no Ensino Superior em 2025/26”.

Érica Nascimento - melhor aluna do 12ºano em Tomar

Érica Antunes Nascimento, aluna do 12ºE, atingiu a média de 19,50 valores e foi a aluna com melhor média no 12º ano no AENSM e em Tomar. 

Maria Celeste Sousa, atual presidente do clube rotário tomarense e ex-diretora do AENSM, sublinhou a excelência dos alunos premiados (o melhor aluno de cada agrupamento) e entregou os dois prémios de 500€ que foram promovidos pelo Rotary Clube Tomar Cidade com a participação financeira (em 50%) da Junta de Freguesia de S. João Batista e St.ª Maria dos Olivais.

Maria Celeste Sousa

Foi ainda tempo para se proceder à entrega dos cheques relativos à “Bolsa de Estudo” para quatro alunos tomarenses que entraram no Ensino Superior em 2025/26. 

Estas Bolsas de Estudo são atribuídas a alunos que correspondem ao perfil definido pela Fundação Rotária Portuguesa - alunos com bom aproveitamento escolar e que carecem de alguma ajuda financeira para iniciarem as suas vidas no Ensino Superior. 

Maria Celeste Sousa recordou que estas bolsas de estudo foram candidaturas que o Rotary Club Tomar Cidade fez à Fundação Rotária Portuguesa que, conjuntamente com os parceiros contactados também pelo Rotary Club, financiaram os 750€.

Francisca Brito

No caso do AENSM, foram beneficiárias duas alunas. São elas a Francisca Araújo Brito, e a Diana Sousa Pires. Estas bolsas, no valor de 750€ cada, são comparticipadas em 50% pelo Fundação Rotária Portuguesa e os restantes 50% por parceiros do tecido empresarial tomarense que responderam afirmativamente ao desafio que lhes foi apresentado.

No caso das alunas do AENSM, os parceiros envolvidos foram a “QUALIDAR - engenharia do ambiente, unipessoal, Lda” de Luís Costa e a “TOMARDENTE - prestação de serviços médicos e dentários, Lda”, de Rita Falcão, ambos os empresários ex-alunos do AENSM.

Rita Falcão





↓ Mais fotos nesta pasta: ↓
Entrega de prémio Rotary Clube Tomar Cidade




segunda-feira, 15 de junho de 2026

Street Art Kids

Decorreu no passado dia 9 de junho o projeto Street Art Kids, uma atividade de arte de rua usando a técnica do stencil e tendo como “tela” as tampas de saneamento.


Desenvolveu-se no âmbito do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, dinamizado pelas equipas educativas do 2º Ciclo e envolvendo 316 alunos do 5º e 6º ano da Escola D. Nuno Álvares Pereira

.

Os alunos fizeram a pintura artística de 75 tampas, distribuídas por onze locais da cidade, com ícones ligados aos diversos conteúdos pedagógicos lecionados, mas com uma leitura abrangente e universal, tendo contado com a participação de todas as disciplinas.


Durante a atividade foi visível e manifesto o apoio da comunidade, elogiando o trabalho desenvolvido e sublinhando o exemplo de cidadania ativa demonstrado pelos alunos.


Este projeto resultou de uma parceria entre o Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria, a Câmara Municipal de Tomar e a Tejo Ambiente.

O coordenador do projeto
Eduardo Mendes




↓ Mais fotos nesta pasta: ↓
Street Art Kids




sexta-feira, 12 de junho de 2026

Vanguardas artísticas no início do séc. XX

Exposição



Está patente no polivalente da ESSMO, uma exposição que apresenta uma seleção dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos do 9.º ano no âmbito dos Domínios de Articulação Curricular, num projeto que envolveu as disciplinas de História, Educação Visual e Línguas Estrangeiras.

Partindo da pesquisa e do estudo das principais correntes pictóricas vanguardistas do início do século XX, os alunos desenvolveram apresentações orais sobre os movimentos artísticos abordados e, posteriormente, passaram à componente prática nas aulas de Educação Visual. 


O desafio consistiu na reinterpretação de obras representativas de diferentes correntes, aplicando os conhecimentos adquiridos e explorando novas formas de expressão visual.


Os trabalhos refletem um percurso de aprendizagem que promoveu a articulação entre diferentes áreas do saber, aliando conhecimento histórico, competências de comunicação e criatividade visual.


Através destas reinterpretações, os alunos demonstraram a compreensão das características dos movimentos artísticos estudados, bem como o seu sentido crítico, capacidade de observação e expressão pessoal.