Uma organização conjunta da CMT e do AENSM.
Este fim de semana - de 15 a 17 de setembro - em Tomar
V FESTIVAL DE ESTÁTUAS VIVAS DE TOMAR
Lendas e Tradições de Portugal
Do Convento de Santa Iria à Praça da República passando pelo Mouchão
Com o centro histórico como cenário, o V Festival Estátuas Vivas de Tomar tem a História de Portugal e a cultura popular como fios condutores. A viagem pelas nossas lendas e tradições, evocando outros tempos e culturas, é feita na quietude das Estátuas Vivas.
O Festival tem início na noite de sexta-feira, dia 15 de setembro, com “Estátuas Vivas – Arte na Rua”. 16 artistas, de diversas nacionalidades, apresentam os seus melhores trabalhos em performances de tema livre.
“Lendas e Tradições de Portugal” é a temática de sábado e domingo. As 14 narrativas apresentadas, “contadas” por 24 Estátuas Vivas, inspiram-se nas lendas e tradições do imaginário popular desde a Romanização ao século XIX.
Na ilha do Mouchão, viaja-se aos tempos da Reconquista com as lendas de Mouras Encantadas e Cavaleiros Templários a ganharem vida. Além das Estátuas Vivas, iremos encontrar acampamentos Árabes e Templários, guerreiros e dançarinas, dromedários e falcões.
Já na Praça da República, a diversão é garantida pelo saltimbanco, herdeiro do bobo medieval, num espetáculo de Teatro-Circo onde reina o improviso.
Ao votar na sua Estátua Viva preferida, o público irá eleger as atuações vencedoras de “Estátuas Vivas – Arte na Rua” e “Lendas e Tradições de Portugal”.
Às 19h00 de domingo, frente à Câmara Municipal, decorrerá o espetáculo de encerramento. Às 20h00 serão anunciados os resultados e entregues os prémios aos vencedores do V Festival Estátuas Vivas de Tomar.