No passado dia 3 de novembro, o Ubuntu chegou às nossas escolas.
Começámos este caminho com formação para os Assistentes Operacionais e Assistentes Técnicos do agrupamento, com a apresentação da Academia de Líderes Ubuntu e do trabalho que iremos realizar nos próximos três anos com a comunidade educativa.
Uma plateia atenta e comprometida |
O dia foi dedicado à reflexão sobre como construir pontes na escola e no papel de cada um neste processo, tendo recebido como convidados os agentes da PSP Paulo Leite e Ludovico Capito, que partilharam os seus percursos em missões de paz em diversas partes do mundo em momentos em que a construção de pontes era difícil mas fundamental.
Paulo Leite e Ludovico Capito |
“Os testemunhos foram ao mesmo tempo tristes, mas foram muito realistas. Tocou-nos imenso. A mim, especialmente, tocou-me muito”, referiu Carla Xavier, Assistente Técnica na secretaria do agrupamento.
Apesar da pandemia e de todas as restrições com que atualmente vivemos, o convívio entre colegas foi fundamental para o sucesso deste dia. Eduardo Fortes, Assistente Operacional na EB 2,3 D. Nuno Álvares Pereira referiu mesmo que "para além da aprendizagem, o convívio com os colegas foi de facto muito importante", permitindo-lhe conhecer colegas que não conhecia e passar a conhecer melhor outros colegas com quem já convive regularmente.
Maria Helena Rebelo, assistente operacional na EB1/JI Raúl Lopes destacou a importância deste dia para o autoconhecimento, pois“todos nós temos uma força, todos nós somos capazes de muita coisa e às vezes basta um simples empurrão, um simples clique”.
O primeiro passo... |
Este foi o primeiro passo do Ubuntu no nosso agrupamento, arrancando no próximo dia 23 de novembro as primeiras Semanas Ubuntu com duas turmas da Escola Secundária Nuno de Santa Maria.
Como o caminho se faz sempre em conjunto, vamos contar com toda a comunidade educativa para, como dizia Gandhi, sermos a mudança que queremos ver no mundo!