Depois de ter sido apresentado às turmas do JI Raul Lopes o Livro "O Monstro das Cores" de Annallena, a equipa da BECRE Raul Lopes deslocou-se à EB1/ JI de Carregueiros e EB1/JI da Pedreira.
A história "À procura da felicidade", contada com recurso a fantoches pela professora bibliotecária Paula Vaz, foi o extraordinário mote para o tema da importância das emoções na nossa vida, como refere a autora do livro "O Monstro das Cores"; "…as emoções baralhadas não funcionam". Temos que saber o que sentimos para podermos agir em conformidade, mudar dentro de nós o que nos incomoda e nos provoca emoções negativas e desfrutar do que nos faz bem.
No âmbito do projeto "Atitudes e Valores para prevenir o Bullying", tem sido apresentado e trabalhado o tema das emoções, com recurso ao livro "O Monstro das Cores". O livro proporciona diversas formas de abordar sentimentos e estados de alma, levando os alunos a falar de coisas sérias a brincar.
Esta abordagem tem sido muito bem aceite e compreendida pelos alunos que interagem de forma entusiástica.
Terminamos a atividade com a elaboração de um "frasco da calma", que deixamos em cada turma, como sugestão de recurso para aplacar comportamentos desadequados.
A BECRE Raul Lopes assinalou o Dia da Paz e Não Violência Escolar com diversas atividades que decorreram de 28 a 31 de janeiro.
Às crianças do JI Raul Lopes foi apresentada, pela primeira vez, a curta metragem “Daisy Chain”, de Calvin Scott Davies, narrado no original por Kate Winslet. Esta versão foi traduzida, narrada e o áudio remasterizado pela equipa da biblioteca escolar da EB1 Raúl Lopes.
Aos alunos do 1º ciclo foi apresentada uma compilação de três pequenas curtas que abordam o Conflito, a Negociação e o Trabalho de Equipa. Após a visualização, refletimos sobre os nossos comportamentos e o impacto que causam nos outros.
No final, os alunos executaram uma pomba em origami para a elaboração de uma tela colectiva que será afixada na escola,com o objetivo de lembrar a todos, quais os valores essenciais para uma sã convivência.
A simbologia subjacente, a Árvore da Vida, preenchida com o símbolo da Paz é, em si mesma pretexto para análise e reflexão.
A fim de comemorar o dia 30 de janeiro, Dia Escolar da Não violência e da Paz, e sensibilizar os alunos para os valores da tolerância, amizade e respeito mútuos, a disciplina de EMRC, o Clube Europeu da EBDNAP e a Biblioteca escolar, em colaboração com o professor de EVT, Mário Tereso, levaram a cabo, no espaço da Biblioteca da EBDNAP, atividades diversas, nomeadamente a elaboração de uma pomba com curtas mensagens feitas por alunos, cartazes com frases e desenhos antibullying também elaborados pelos alunos, projeção de pequenos filmes e mostra bibliográfica.
Esperemos que a semente lançada dê bom fruto!
A par desta iniciativa, decorreu, na biblioteca, uma sensibilização para o Holocausto, para que os nossos jovens saibam contrapor aos que se atrevem a dizer que ele nunca existiu e defendam os valores da tolerância e da democracia.