quarta-feira, 14 de agosto de 2019

MEGA - Manuais Escolares GrAtuitos



Informação aplicável APENAS aos Pais e Encarregados de Educação
que têm "vouchers" com a indicação de

"Levantamento na Escola"

A entrega aos Pais e Encarregados de Educação dos manuais reaproveitados terá lugar a partir do dia 2 setembro nas respetivas escolas.

Os manuais são organizados de acordo com os vouchers.
O encarregado de educação deverá assinar o recibo de entrega dos livros. Neste processo não há lugar à troca de manuais.


No final do ano letivo, os manuais adquiridos ao abrigo do programa MEGA devem ser todos entregues na escola, em bom estado de conservação (sem riscos, sem rasgões, com as capas presas, sem escritos,…) sob pena da não atribuição de vouchers, no ano letivo seguinte.

terça-feira, 13 de agosto de 2019

Plástico Zero

Uma ideia simples e que funciona



O projeto “Plástico Zero”, submetido pela aluna Eva Claro (12ºC), acaba de ganhar o 2º lugar no concurso do Orçamento Participativo Jovem 2019.

O projecto Plástico Zero tem como objectivo central a redução, de forma significativa, da quantidade de plástico usado e desperdiçado nas escolas envolvidas. Para tal, será distribuída uma garrafa de inox (reutilizável ao longo de todo o ano) a todos os alunos – desde o Pré-Escolar, ao Ensino Secundário – e as escolas serão equipadas com dispensadores de água, onde as garrafas de cada aluno poderão ser reabastecidas.


Para além de uma economia de custos para os alunos, estar-se-á a reduzir de forma significativa e de forma sustentada, a utilização desnecessária de plástico nas escolas.

Este projecto surge como corolário mais ou menos natural de uma série de movimentações e actividades nas quais o AENSM se viu envolvido desde o início do ano, nomeadamente:

  • Manifestação pelo Ambiente
  • Assembleia do Ambiente Jovem
  • Parlamento de Jovens
  • Celebração do Dia Mundial do Ambiente
  • Associação de Jovens Unidos pela Defesa do Ambiente
  • Sessões de Sensibilização Ambiental
  • ECOntigo ECOmtodos
  • Dia do Carbono
  • Atividades de reflorestação (pinhal de Leiria)

E que culminaram na adesão do AENSM ao programa ECO-Escolas 2018-19.


Da reflexão surgida no núcleo a equipa da ECO-Escola, sob a orientação do prof. Luís Colaço, foi constatada esta dificuldade: é necessário reduzir o consumo e desperdício de plástico; é impossível erradicar de forma imediata e absoluta toda a utilização do plástico no dia a dia da escola; seria possível reduzir drasticamente o número de garrafas de plástico utilizadas se fosse possível utilizar garrafas reutilizáveis… mas isso implicaria um investimento incomportável pelo Agrupamento.


É neste contexto que surge a ideia de concorrer ao OPJovem ’19 (Orçamento Participativo Jovem 2019). Este concurso, ao qual concorreram 232 projetos a nível nacional, é um processo de participação democrática no âmbito do qual os cidadãos com idades entre os 14 e os 30 anos, inclusive, podem apresentar e decidir projetos de investimento público e para os quais há um montante global de 500.000 euros a ser distribuído pelos projectos vencedores.

Cientes de que este projetos fazem mais sentido e têm maior impacto se partilhados por uma universo alargado de participantes, o "Agrupamento de Escolas dos Templários" (AET) e o "Agrupamento de Escolas de Alcanena" (AEA), foram convidados a participar no projecto, tendo indicado como alunos co-responsáveis a Beatriz Simões (Templários) e o Vinícius de Lima (Alcanena).


Estes alunos, juntamente com a proponente Eva Claro, serão os “responsáveis” por verificar a implementação que as equipas do OPJovem e do IPDJ (Instituto Português do Desporto e Juventude) farão do projecto vencedor.
Importa referir que o prémio foi atribuído ontem, dia 12/08, durante a Celebração do Dia Internacional da Juventude, no Jamor. Hoje, na conferência de imprensa dada nas instalações da Escola Sede ao AENSM, o prof. Carlos Lopes (Agrupamento das Escolas de Alcanena) para além de dar os parabéns aos alunos representantes do projecto, manifestou o seu agrado pelo facto deste ser um projecto conjunto entre três agrupamentos e dois concelhos e expressou os seus votos de que outras iniciativas deste géneros possam vir a ser implementadas no futuro. A prof. Celeste Sousa (AENSM) subscreveu as palavras do seu colega e apelou a que todos os alunos abracem e se comprometam com este projeto e esta ideia.

Aqui fica uma versão mais detalhada do projeto:


sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Resultados 2ª fase

Os resultados da 2.ª fase dos exames nacionais e das provas de equivalência à frequência (9º / 11º e 12º anos) serão afixados no dia 5 de agosto (segunda-feira), após as 16:00, na Esc. Sec. Santa Maria do Olival.