Disponível na átrio de entrada da Biblioteca Municipal António Cartaxo da Fonseca - Tomar
Se não puder ir, veja a exposição virtual:
Disponível na átrio de entrada da Biblioteca Municipal António Cartaxo da Fonseca - Tomar
Se não puder ir, veja a exposição virtual:
O conselho Eco-Escola da EDNAP |
O Conselho Eco-Escola da ESSMO |
A bandeira Eco-Escola 2019-2020 |
O diploma de Eco-Agrupamento |
O certificado de Eco-Município |
O orgulho de ser um Eco-Agrupamento |
Agora que estramos na semana de Natal, num ano em que as festas natalícias vão ser vividas de forma um pouco diferente do que estávamos habituados, começam a chegar os tradicionais "Postais de Natal".
Desta vez ficam duas canções interpretadas pelos alunos do 5ºA e 5ºE da EDNAP para nos aquecer os corações...
Outros postais hão de chegar...
... e que seja um Bom Natal para todos.
O Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria juntou-se, uma vez mais, à Maratona de Cartas da Amnistia Internacional. A participação, nesta maratona, tem como objetivo apoiar pessoas que são perseguidas, ameaçadas ou presas injustamente.
Até dia 15 de janeiro podes assinar os casos da Maratona de Cartas em Maratona de Cartas
Através da entrega de milhares de assinaturas e cartas aos destinatários de cada caso, far-se-á pressão para que as violações de direitos humanos terminem.
Divulga esta ação a toda a tua rede de amigos e familiares!
Cada assinatura poderá fazer a diferença!
Cem Soldos |
Marmeleiro |
Carregueiros |
EB1 Raul Lopes |
EB1 Santo António |
«Bom dia.
É com muito prazer e orgulho que recebemos Vossas Excelências nesta tão importante celebração que é a entrega e hasteamento da Bandeira do projeto Eco-escolas.
Esperamos que tenham todos o imenso orgulho em hastear esta bandeira como nós.
Informamos os participantes que iniciamos a nossa caminhada neste projeto Eco-escolas, no ano letivo anterior, com as seguintes atividades:
Recolha de lixo pela nossa aldeia e cumprimos a função de recicla-lo. Ao mesmo tempo entregámos à população alguns cartões informativos sobre formas de ajudar a proteger o nosso meio ambiente;
Realizamos vários comedouros para alimentar os passarinhos da nossa escola;
Aproveitamos a água da chuva que foi armazenada em recipiente próprio para depois regar as plantas da nossa horta;
Recolhemos as folhas e ervas infestantes para colocar no nosso centro de compostagem para futuramente utilizaremos em novas culturas;
Participamos também no projeto “Coração Amarelo” com o objetivo de reciclar embalagens da tetra pack e comemorar o “Dia da Mãe;Desenvolvemos também várias atividades em contexto de sala de aula que foram muito divertidas, e onde aprendemos muitas coisas novas, sobre esta tão nobre função de proteger o nosso lindo planeta azul.Alunos do JI e EB1 de Vale do Calvo»
Mais uma vez as bibliotecas do A.E.N.S.M. assinalaram o Dia Internacional dos Direitos Humanos com diversas atividades, quer em sala de aula quer nas bibliotecas. Foram atividades realizadas em parceria com as Biblioteca Escolares, as disciplinas de EMRC, Geografia e com a nossa colega Educadora Social, Carla Martinho.
Homenageando Nelson Mandela, figura incontornável da Defesa dos Direitos Humanos, deixamos a marcante frase para reflexão: “A educação é a mais poderosa arma pela qual se pode mudar o mundo.”
Mãe do Diogo Pires, João Rodrigues, Manuel Santos e Prof.ª Graça Pereira |
Resultados a nível Europeu |
Entrega dos prémios e Diplomas pela Diretora do AENSM |
Pois, quando "corre bem", os professores são sempre os primeiros a atribuir o mérito por inteiro aos alunos. Quando "corre mal", surgem sempre uns "especialistas" que descobrem que as culpas e responsabilidades são dos professores. Enfim... já nos vamos habituando.Voltemos a ouvir a "senhora professora"...
Aida Dias. mãe do Diogo Pires |
E depois há alguns pais que parecem professores (ou serão os professores que parecem pais?). Eles "nem sabiam de nada", "não fizeram nada", e todo o mérito é dos filhos.Só importa não esquecer que, "por acaso", estes filhos são filhos destes pais. E que os pais também mereciam um prémio por terem filhos assim!
(Bem... na verdade já têm um extraordinário prémio!)
Falta dizer que cada um dos três "cirurgiões" ganhou um vale de compras no valor de 300€ e que a professora também levou um vale "mais pequenino" para a família. E ganharam todos mais uns diplomas para irem juntando à coleção que já têm em casa.
Não se viu - e não vinha na lista de prémios! - mas todos eles ganharam experiência, saberes, aprendizagens, conhecimentos, competências que lhes hão de servir para ganhar aquilo que é realmente importante na vida.
José Paulo Vasconcelos
No dia 23 de novembro, a sala 7, do Jardim de Infância Raul Lopes, teve a presença da engenheira Cátia Pouseiro do Centro Ambiental, com uma atividade sobre a floresta autóctone.