terça-feira, 22 de dezembro de 2020

Recriar pinturas da "Natividade"

Exposição de trabalhos do 9ºG e 9ªH subordinada ao tema:

Recriar pinturas da "Natividade"

Disponível na átrio de entrada da Biblioteca Municipal António Cartaxo da Fonseca - Tomar

Se não puder ir, veja a exposição virtual:

segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Eco-Escolas de Tomar

Eco-Agrupamento e Eco-Município


Como corolário do trabalho desenvolvido no ano de 2019-20 na defesa e promoção de uma consciência ecológica, o AENSM (em todas as suas escolas) e o município de Tomar foram distinguidos pela Associação Bandeira Azul da Europa.



Conselhos Eco-Escolas e atribuição das Bandeiras Verdes


Realizaram-se nos dias 9 e 10 de dezembro as primeiras reuniões dos Conselhos Eco-Escolas da ESSMO e EDNAP, sendo os locais escolhidos o auditório da Biblioteca Municipal e o auditório da EDNAP respetivamente.

O Programa Eco-Escolas assenta numa metodologia de sete passos sendo a constituição do conselho Eco-Escolas o 1º passo.

O conselho Eco-Escola da EDNAP

Na ESSMO e na EDNAP este conselho é constituído por professores, alunos, representante dos funcionários, representante dos Encarregados de Educação, representante da Junta de freguesia e representante da Câmara Municipal.

O Conselho Eco-Escola da ESSMO


Na ESSMO o encontro iniciou-se à porta da Escola com o hasteamento da bandeira Eco-Escolas.

A bandeira Eco-Escola 2019-2020

As reuniões iniciaram com a apresentação do galardão conquistado no ano anterior (diploma e bandeira) em cada uma das escolas e com a apresentação do diploma de ECO-AGRUPAMENTO

O diploma de Eco-Agrupamento

Em parceria direta com o AENSM esteve, desde a primeira hora, a Câmara Municipal de Tomar que viu reconhecido o seu contributo e a sua colaboração com a atribuição de um certificado que atesta a sua decisiva contribuição.

O certificado de Eco-Município

No auditório da Biblioteca Municipal, a Diretora, prof. Celeste Sousa, agradeceu a todos os intervenientes pelo trabalho conjunto desenvolvido no âmbito deste programa. O cumprimento rígido dos 7 passos da metologia do programa valeram a cada uma das nossas escolas a conquista do galardão e ao Agrupamento o diploma de Eco-Agrupamento por ter todas as suas escolas galardoadas com a bandeira verde. Finalizando a sua intervenção, a diretora apelou aos jovens presentes uma participação ativa com vista a um planeta mais sustentável.

O orgulho de ser um Eco-Agrupamento

Plano de Ação


Em cada uma das escolas foi discutido o seu Plano de Ação, o 3º passo da metodologia do programa. As coordenadoras deram a conhecer as atividades que já estão em desenvolvimento e os alunos fizeram as suas sugestões, apresentaram as suas ideias e preocupações.

Foram destacadas as seguintes atividades:
  • Concurso Academia Ponto Verde: já implementado na ESSMO e EDNAP com a colaboração de todas as escolas; visa sensibilizar para a correta separação dos resíduos e para a necessidade de preservarmos os nossos recursos naturais;
  • Recolha solidária de tampinhas a favor de um aluno de Tomar e de pilhas/lixo eletrónico a favor do IPO;
  • Compostagem
  • Jardim sensorial (na EDNAP)
  • Semana Eco-Escolas, a comemorar entre 19 e 24 de abril.
  • Dia mundial da água a comemorar no dia 22 de março.
  • Dia mundial da Energia, a comemorar no dia 29 de maio.
  • Pintura de sarjetas no âmbito do projeto O Mar Começa Aqui.
  • Sinalização do Eco-Trilho da Vala.
  • Dinamização de hortas biológicas.
  • Reformulação do Eco-código.
Foram apresentadas ainda novas plataformas de comunicação nomeadamente o facebook e Instagram para a comunidade em geral; e na plataforma Teams o grupo Comunidade Eco-Escolas para os alunos da ESSMO.

Por fim foram articuladas várias atividades com os parceiros, nomeadamente a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal.

Sandra Teixeira




↓ Mais fotos nesta pasta: ↓
ESSMO



https://photos.app.goo.gl/2Estg5zcth2DBkhz9 




domingo, 20 de dezembro de 2020

Postais de Natal

 Agora que estramos na semana de Natal, num ano em que as festas natalícias vão ser vividas de forma um pouco diferente do que estávamos habituados, começam a chegar os tradicionais "Postais de Natal".

Desta vez ficam duas canções interpretadas pelos alunos do 5ºA e 5ºE da EDNAP para nos aquecer os corações...

5ºA - "Bolas de Cristal"

5ºE - "Broas de Mel"

Outros postais hão de chegar... 

... e que seja um Bom Natal para todos.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

Maratona de Cartas - Amnistia internacional

O Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria juntou-se, uma vez mais, à Maratona de Cartas da Amnistia Internacional. A participação, nesta maratona, tem como objetivo apoiar pessoas que são perseguidas, ameaçadas ou presas injustamente.

Até dia 15 de janeiro podes assinar os casos da Maratona de Cartas em Maratona de Cartas

Através da entrega de milhares de assinaturas e cartas aos destinatários de cada caso, far-se-á pressão para que as violações de direitos humanos terminem.

Divulga esta ação a toda a tua rede de amigos e familiares!

Cada assinatura poderá fazer a diferença!






terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Eco-Agrupamento / Eco-Escolas

Primeiro foram as escolas Santa Maria do Olival e D. Nuno Álvares Pereira a receber o "Galardão Eco-Escola". 

Esta semana, foi a vez das escolas EB1.

As escolas da Pedreira, Carregueiros, Vale Calvo, Cem Soldos, Marmeleiro, Santo António e Raul Lopes receberam, esta semana, a bandeira que as atesta como Eco-Escolas.


O hastear da bandeira Eco-Escola

Estas escolas (os seus professores, alunos, auxiliares, pais e comunidade envolvente) ficam agora com a responsabilidade acrescida de serem uma referência dinamizadora de uma consciência ambiental que se quer tão generalizada e implementada quanto possível.

Pedreira

A entrega da Bandeira e respetivos diplomas (bem como da responsabilização) foi feita numa pequena cerimónia que contou com a presença da Diretora do AENSM, Dr.ª Celeste Sousa, com a representante da CMT, Eng.ª Cátia Pouseiro, com os diferentes Presidentes das Juntas de Freguesia (ou seus representantes), com os representantes das Associações de Pais de cada escola e com os Professores, Auxiliares e "meninos" das diversas turmas.

Cem Soldos

Na breve intervenção que a diretora do AENSM, Celeste Sousa, fez em cada escola, destacou-se o agradecimento a todos os alunos, professores, pais, juntas de freguesia e câmara municipal que se envolveram no processo e que foram capazes de criar uma extensa lista de atividades de consciencialização ecológica e ambiental em cada uma destas escolas.

Marmeleiro

A Eng.ª Cátia Pouseiro manifestou o empenho da Câmara no acompanhamento de todo o processo e disponibilizou-se para acompanhar pessoalmente as escolas e o trabalho nelas desenvolvido ao longo do ano, mostrando-se disposta a deslocar-se às escolas sempre que estas solicitarem a sua presença.

Carregueiros

Os diferentes representantes das Juntas de Freguesia confessaram o seu orgulho no que as "suas" escolas tinham conseguido e puseram-se à disposição para o que, na medida das suas possibilidades, fosse necessário para levar esta consciencialização ambiental avante.

EB1 Raul Lopes

Da mesma foram, os representantes dos Encarregados de Educação agradeceram a presença de todos os que estiveram presentes e assumiram esse encargo de, também neste domínio, estarem atentos e acompanharem as escolas e os seus educandos sempre que tal se revelar necessário ou aconselhável.

EB1 Santo António

Em Vale Calvo, o Afonso Ricardo, um aluno do 4º ano, apresentou de forma muito estruturada algumas das atividades já desenvolvidas ou implementadas. 

Ainda que esse texto tenha sido criado a partir da realidade de Vale Calvo, é ilustrativo do que se fez um pouco por todas as escolas do agrupamento. Importa, pois, dá-lo a conhecer:

Vale Calvo
«Bom dia.

É com muito prazer e orgulho que recebemos Vossas Excelências nesta tão importante celebração que é a entrega e hasteamento da Bandeira do projeto Eco-escolas.
Esperamos que tenham todos o imenso orgulho em hastear esta bandeira como nós.
Informamos os participantes que iniciamos a nossa caminhada neste projeto Eco-escolas, no ano letivo anterior, com as seguintes atividades:
Recolha de lixo pela nossa aldeia e cumprimos a função de recicla-lo. Ao mesmo tempo entregámos à população alguns cartões informativos sobre formas de ajudar a proteger o nosso meio ambiente;
Realizamos vários comedouros para alimentar os passarinhos da nossa escola;
Aproveitamos a água da chuva que foi armazenada em recipiente próprio para depois regar as plantas da nossa horta;
Recolhemos as folhas e ervas infestantes para colocar no nosso centro de compostagem para futuramente utilizaremos em novas culturas;
Participamos também no projeto “Coração Amarelo” com o objetivo de reciclar embalagens da tetra pack e comemorar o “Dia da Mãe;
Desenvolvemos também várias atividades em contexto de sala de aula que foram muito divertidas, e onde aprendemos muitas coisas novas, sobre esta tão nobre função de proteger o nosso lindo planeta azul.

Alunos do JI e EB1 de Vale do Calvo»



segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

10 dezembro “Dia Internacional dos Direitos Humanos”

Mais uma vez as bibliotecas do A.E.N.S.M. assinalaram o Dia Internacional dos Direitos Humanos com diversas atividades, quer em sala de aula quer nas bibliotecas. Foram atividades realizadas em parceria com as Biblioteca Escolares, as disciplinas de EMRC, Geografia e com a nossa colega Educadora Social, Carla Martinho.


Homenageando Nelson Mandela, figura incontornável da Defesa dos Direitos Humanos, deixamos a marcante frase para reflexão: “A educação é a mais poderosa arma pela qual se pode mudar o mundo.”


sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

1º Nacional / 2º Europeu

Diogo Pires, João Rodrigues e Manuel Santos... lembram-se deles?


Mãe do Diogo Pires, João Rodrigues, Manuel Santos e Prof.ª Graça Pereira

O Diogo, o João e o Manuel voltaram esta semana (02/12) à "sua escola" para receberem pela mão da Diretora do AENSM, Maria Celeste Sousa, os prémios a que tiveram direito pelo facto de terem ficado no 1ºlugar, a nível nacional, da Competição Europeia de Estatística - ESC2020 e em 2º lugar a nível europeu (entre 17.000 participantes, oriundos de 17 países).

Resultados a nível Europeu

Esta atividade - Competição Europeia de Estatística - ESC2020 - foi organizada, em Portugal, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), em conjunto com o Banco de Portugal.
A equipa "Cirurgiões", constituída por três alunos e uma professora da Esc. Sec. Santa Maria do Olival (ESSMO), ficou classificada no 1º lugar da Categoria A, o que lhe conferiu o direito de receber os prémios previsto nas regras da Competição para a fase nacional.


Com o agravar da situação sanitária (por conta da COVID19) foi impossível concretizar a "Entrega de Prémios" no início no ano letivo 2020/21 e continua a sê-lo ainda agora. Sendo impossível realizar a celebração desejada à volta desta notável prestação da equipa "Cirurgiões", congregadora da comunidade escolar e incentivadora de novas participações, o INE e o Banco de Portugal pediram à Diretora do AENSM que fizesse chegar às mãos do Diogo Pires, do João Pedro Rodrigues e do Manuel Santos os prémios - e o reconhecimento! - que lhes eram devidos, bem como o prémio - e o agradecimento! - à professora Graça Pereira, que os acompanhou.

Entrega dos prémios e Diplomas pela Diretora do AENSM

Quando se fala com eles, fica-se a saber que a equipa constituída por estes 3 alunos do 12º ano (na altura) não tinha grandes expetativas relativamente a prémios ou classificações e que se juntaram e se inscreveram «só para experimentar! Mas ainda bem que gostaram do nosso projeto. O mais divertido foi fazermos a fase europeia, onde podíamos ser mais criativos e originais.»

E o Manuel lá foi acrescentado:
«Na primeira fase (a nacional) o trabalho consistiu em consultar uma série de sites e responder a um questionário sobre alguns dados estatístico que constavam desses sites. Na segunda fase, deram-nos um conjunto de dados estatísticos, sobre várias coisas (salário médio, taxa de recolha do lixo, aumento do rendimento bruto, etc...) e nós tínhamos que cruzar os dados que quiséssemos (desde que fosse daquela seleção que nos fora fornecida) e criar uma apresentação em que mostrássemos como, através da análise estatística, era possível relacionar dois (ou mais) daqueles indicadores e daí retirar uma leitura significativa e interessante»

Celeste Sousa, Manuel Santos e João Pedro Rodrigues

E como é que se ganha um segundo lugar a nível europeu, entre 17000 candidatos?

«Porque escolhemos temas que não são muito comuns surgirem cruzados. No nosso caso, cruzámos os dados da "recolha do lixo" com o "salário médio mensal". - esclareceu o João Pedro - Pode parecer que nada tem a ver uma coisa com a outra, - e não tem! - mas nós cruzámos as leituras estatísticas entre estes dois indicadores.»

O Manuel lembrou o trabalho do Diogo Pires (que não pôde estar presente):
«O Diogo pesquisou na net formas alternativas e diferentes de fazer leituras estatísticas e penso que o facto de fazermos um cruzamento de dados imprevisto e inesperado, aliado ao facto de encontrarmos formas inovadoras (ou pouco convencionais) de fazermos o tratamento estatístico, deve ter agradado ao júri europeu.»

E a professora de Matemática? Afinal, para que é que um professor serve?
«A senhora professora de Matemática apenas os incentivou a trabalhar. O mérito é todo deles!»

Pois, quando "corre bem", os professores são sempre os primeiros a atribuir o mérito por inteiro aos alunos. Quando "corre mal", surgem sempre uns "especialistas" que descobrem que as culpas e responsabilidades são dos professores. Enfim... já nos vamos habituando.
Voltemos a ouvir a "senhora professora"...

«Comecei por ver qual era o tipo de perguntas que lhes eram colocadas, o que é que eles tinham de responder, e o que é que eles tinham que consultar... E partir daí, eles disseram "bye, bye, professora. que nós nos desenrascamos sozinhos!" E assim foi.»

Graça Pereira, professora de Matemática

«Ah, mas foi a professora que serviu de elo ligação e teve que enviar os mails, foi-nos recordado dos prazos, dos trabalhos que era preciso entregar, do que tínhamos que fazer, o que devíamos consultar...» acrescentou o Manuel

«Ah sim... eu fiquei mais com a parte institucional.» 

Pois!

E a mamã? Orgulhosa?

«Muito! - e um sorriso luminoso encheu todo o gabinete da Direção! - Muito orgulhosa, claro! Acho que foi um excelente trabalho da parte deles, fizeram uma equipa excelente, dedicaram-se, empenharam-se, fizeram tudo "pela calada". Nós, pais, acho que nem sabíamos de nada até ao resultado final. Excelente!»

Aida Dias. mãe do Diogo Pires

E depois há alguns pais que parecem professores (ou serão os professores que parecem pais?). Eles "nem sabiam de nada", "não fizeram nada", e todo o mérito é dos filhos. 
Só importa não esquecer que, "por acaso", estes filhos são filhos destes pais. E que os pais também mereciam um prémio por terem filhos assim!
(Bem... na verdade já têm um extraordinário prémio!)

Falta dizer que cada um dos três "cirurgiões" ganhou um vale de compras no valor de 300€ e que a professora também levou um vale "mais pequenino" para a família. E ganharam todos mais uns diplomas para irem juntando à coleção que já têm em casa.

Não se viu - e não vinha na lista de prémios! - mas todos eles ganharam experiência, saberes, aprendizagens, conhecimentos, competências que lhes hão de servir para ganhar aquilo que é realmente importante na vida. 

Os diplomas e os prémios

Fica também o vídeo de anúncio dos vencedores:


E um link para o trabalho que ganhou a nível nacional e ficou em 2º lugar a nível europeu. Pode ser que alguém tenha interesse em ver.

Já agora e mesmo antes de terminar...
Há um "post" recente em que estes jovens apareceram. Talvez fosse interessante reler essa publicação de 1 de outubro. Está aqui: Excelentes Pessoas


José Paulo Vasconcelos



quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Floresta Autóctone

No dia 23 de novembro, a sala 7, do Jardim de Infância Raul Lopes, teve a presença da engenheira Cátia Pouseiro do Centro Ambiental, com uma atividade sobre a floresta autóctone.