segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Eco-Escolas de Tomar

Eco-Agrupamento e Eco-Município


Como corolário do trabalho desenvolvido no ano de 2019-20 na defesa e promoção de uma consciência ecológica, o AENSM (em todas as suas escolas) e o município de Tomar foram distinguidos pela Associação Bandeira Azul da Europa.



Conselhos Eco-Escolas e atribuição das Bandeiras Verdes


Realizaram-se nos dias 9 e 10 de dezembro as primeiras reuniões dos Conselhos Eco-Escolas da ESSMO e EDNAP, sendo os locais escolhidos o auditório da Biblioteca Municipal e o auditório da EDNAP respetivamente.

O Programa Eco-Escolas assenta numa metodologia de sete passos sendo a constituição do conselho Eco-Escolas o 1º passo.

O conselho Eco-Escola da EDNAP

Na ESSMO e na EDNAP este conselho é constituído por professores, alunos, representante dos funcionários, representante dos Encarregados de Educação, representante da Junta de freguesia e representante da Câmara Municipal.

O Conselho Eco-Escola da ESSMO


Na ESSMO o encontro iniciou-se à porta da Escola com o hasteamento da bandeira Eco-Escolas.

A bandeira Eco-Escola 2019-2020

As reuniões iniciaram com a apresentação do galardão conquistado no ano anterior (diploma e bandeira) em cada uma das escolas e com a apresentação do diploma de ECO-AGRUPAMENTO

O diploma de Eco-Agrupamento

Em parceria direta com o AENSM esteve, desde a primeira hora, a Câmara Municipal de Tomar que viu reconhecido o seu contributo e a sua colaboração com a atribuição de um certificado que atesta a sua decisiva contribuição.

O certificado de Eco-Município

No auditório da Biblioteca Municipal, a Diretora, prof. Celeste Sousa, agradeceu a todos os intervenientes pelo trabalho conjunto desenvolvido no âmbito deste programa. O cumprimento rígido dos 7 passos da metologia do programa valeram a cada uma das nossas escolas a conquista do galardão e ao Agrupamento o diploma de Eco-Agrupamento por ter todas as suas escolas galardoadas com a bandeira verde. Finalizando a sua intervenção, a diretora apelou aos jovens presentes uma participação ativa com vista a um planeta mais sustentável.

O orgulho de ser um Eco-Agrupamento

Plano de Ação


Em cada uma das escolas foi discutido o seu Plano de Ação, o 3º passo da metodologia do programa. As coordenadoras deram a conhecer as atividades que já estão em desenvolvimento e os alunos fizeram as suas sugestões, apresentaram as suas ideias e preocupações.

Foram destacadas as seguintes atividades:
  • Concurso Academia Ponto Verde: já implementado na ESSMO e EDNAP com a colaboração de todas as escolas; visa sensibilizar para a correta separação dos resíduos e para a necessidade de preservarmos os nossos recursos naturais;
  • Recolha solidária de tampinhas a favor de um aluno de Tomar e de pilhas/lixo eletrónico a favor do IPO;
  • Compostagem
  • Jardim sensorial (na EDNAP)
  • Semana Eco-Escolas, a comemorar entre 19 e 24 de abril.
  • Dia mundial da água a comemorar no dia 22 de março.
  • Dia mundial da Energia, a comemorar no dia 29 de maio.
  • Pintura de sarjetas no âmbito do projeto O Mar Começa Aqui.
  • Sinalização do Eco-Trilho da Vala.
  • Dinamização de hortas biológicas.
  • Reformulação do Eco-código.
Foram apresentadas ainda novas plataformas de comunicação nomeadamente o facebook e Instagram para a comunidade em geral; e na plataforma Teams o grupo Comunidade Eco-Escolas para os alunos da ESSMO.

Por fim foram articuladas várias atividades com os parceiros, nomeadamente a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal.

Sandra Teixeira




↓ Mais fotos nesta pasta: ↓
ESSMO



https://photos.app.goo.gl/2Estg5zcth2DBkhz9 




Sem comentários:

Enviar um comentário