segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Intercâmbio – Partilha Com Energia

A particularidade deste projeto é o facto de serem os alunos envolvidos, com o apoio dos professores e de colaboradores da EDP, os responsáveis por planear e concretizar o intercâmbio através de desafios lançados pela EDP. 

Como tal, o seu principal objetivo é o desenvolvimento de competências que nos serão indispensáveis no futuro, como a capacidade de comunicação com empresas e diversas entidades ou mesmo de interação entre os participantes, além de contribuir para o nosso enriquecimento cultural tornando-nos também pessoas mais “desenrascadas”, capazes de improvisar quando algo não corre exatamente como planeado.



Todavia, devido à inesperada situação em que nos deparamos, o intercâmbio foi sucessivamente adiado até que teve a sua realização no fim de semana passado, nos dias 23, 24 e 25 de setembro. O adiamento do intercâmbio deu-nos a possibilidade de expandir o grupo de alunos envolvidos, uma vez que passamos a trabalhar em conjunto com um grupo de alunas mais novas, atualmente no 11º ano

1º Dia

A chegada a Ponte da Barca foi uma enorme surpresa! Havíamos imaginado uma vila pacata, um pouco enfadonha até, mas depressa se tornou um local com muito para conhecer. 

Com essa mesma finalidade, após sermos recebidos com uma divertida atuação do rancho do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, seguido de uma breve apresentação do trabalho realizado pelos alunos e do almoço, dirigimo-nos para o centro da vila, mais precisamente para a Praça dos Poetas - o ponto de partida do Peddy Papper que os nossos colegas barquenses nos haviam preparado.

Ao longo desta atividade não nos limitámos a conhecer o património e aspetos culturalmente importantes desta vila, esta também foi uma oportunidade para interagir com os alunos de Ponte da Barca, para começar a criar laços com eles.



2º Dia

O segundo dia deste intercâmbio começou bem cedo, com uma visita ao Castelo de Lindoso, a cerca de 25km de Ponte da Barca. Numa visita guiada desde a vila até ao interior do castelo ficámos a conhecer os tradicionais espigueiros de Lindoso (cerca de 57) e aprendemos a história por detrás do curioso castelo.

De volta à escola, após o almoço, os nossos colegas haviam preparado uma atividade que infelizmente não foi possível realizar, devido às condições meteorológicas, canoagem no rio Lima.

No entanto, os nossos anfitriões queriam proporcionar-nos o melhor possível! Assim sendo, fomos até Arcos de Valdevez visitar as Oficinas de Criatividade Himalaya, inaugurado em maio de 2021 pelo Presidente da República. 


Este espaço, destinado a promover a ciência e a sustentabilidade no concelho, foi construído em honra ao Padre Manuel António Gomes – mais tarde apelidado de Padre Himalaya devido à sua altura (cerca de 2 metros) e ao seu tão característico espírito inventivo que o fazia andar sempre com “a cabeça nas nuvens”

Esta foi uma personagem de extrema importância na nossa história, um cientista e inventor à frente do seu tempo, pioneiro no aproveitamento de energia solar e responsável por divulgar as energias renováveis em Portugal no final do século XIX e século XX, inventou o pireliófero - estrutura capaz de fundir metais que, a partir de energia solar, conseguia aquecer até aos 3500 graus Celsius - e a himalaíte - explosivo que rivalizava com a dinamite. 



3º Dia

Um requisito deste projeto é que durante o intercâmbio façamos pelo menos uma atividade de cariz social. Deste modo, no terceiro dia, visitámos a Santa Casa de Misericórdia de Ponte da Barca.


Fizemos companhia aos idosos que aí residem: através de jogos e conversas, ficámos a conhecer como esta instituição funciona e quais as atividades  disponibilizadas às pessoas que a frequentam.


Foi uma visita repleta de momentos bonitos, feitos de pessoas com o desejo de contar as suas histórias - como se dos nossos próprios avós se tratassem - e de jovens dispostos a ouvir e a partilhar as suas próprias histórias.


E num abrir e fechar de olhos… era hora de voltar.

Concluindo, apesar de ser um projeto que exige muita dedicação, sobretudo dado aos obstáculos colocados pela pandemia, os laços de amizade e as memórias criadas neste intercâmbio superam todo o esforço! Ponte da Barca revelou ser uma bonita vila com muito para oferecer!


No final da presente semana será a nossa vez de assumir o papel de anfitriões e dar a conhecer aos nossos colegas e amigos a nossa linda cidade templária, Tomar. 


Acredito que também não ficarão nada desapontados!


Maria Inês Graça

12ºF


Sem comentários:

Enviar um comentário