De 3 a 9 de abril, o Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria acolheu quarenta e quatro participantes do projeto Erasmus+ oriundos da Turquia, Itália, Hungria, Espanha, Roménia, Noruega, e Alemanha, no âmbito dos projetos “No Bully No Cry” e “Sensory Gardens”.
O programa iniciou-se com a receção em Lisboa, no dia 3 de abril, onde teve lugar um jantar de boas-vindas aos recém-chegados. No dia 4, as atividades previstas incluíram a visita ao Parque das Nações e ao Oceanário. Da parte da tarde, o Hippotrip permitiu aos visitantes uma incursão, plena de animação e aventura, ao coração da capital portuguesa, mediante a participação numa atividade de turismo anfíbio. De seguida, visitou-se o Museu dos Jerónimos, emblemático monumento da arquitetura manuelina, datado do final do século XV. Findo o dia, iniciou-se a viagem de regresso à cidade anfitriã, Tomar.
Engalanada a rigor, no dia 5 de abril, a Escola Secundária de Santa Maria do Olival foi o palco da receção aos visitantes. No polivalente, a diretora deu as boas-vindas ao grupo, expressando votos de que o intercâmbio se viesse a revelar o mais proveitoso possível para todas as partes envolvidas e congratulando-se com o evento. Os participantes puderam ainda assistir a um momento musical, protagonizado por uma aluna e ainda a um Flashmob com duas coreografias previamente encenadas. Perante olhares curiosos, desfilaram ainda Cavaleiros de Cristo e alguns pares de crianças do Jardim de Infância, trajados a preceito, numa clara alusão à Festa dos Tabuleiros. Alguns alunos da Associação de Estudantes fizeram, então, uma visita guiada à escola, com o intuito de familiarizar os visitantes com o espaço e propiciar, desde logo, a interação almejada.
O resto da manhã foi ainda preenchida com canoagem no rio Nabão e com a visita à Mata dos 7 Montes. À tarde, decorreu uma visita guiada, pelos alunos de Turismo Cultural, ao Convento de Cristo, ex-libris da nossa cidade e património mundial da UNESCO e com a exploração do centro histórico da nossa cidade.
No dia 6 de abril, pelas 10:00, os participantes na mobilidade foram recebidos pela Presidente da Câmara Municipal de Tomar, após o que puderam desfrutar da nossa aprazível urbe, partindo livremente à sua descoberta. Nesse mesmo dia, à tarde, tiveram lugar dois workshops vocacionados para os projetos em desenvolvimento, “Sensory Gardens” e “Ubuntu”, na Escola D. Nuno Álvares Pereira e “Art Time”, na Escola de Santa Maria do Olival.
No dia 7 de abril, enquanto decorreu a reunião de coordenadores do projeto, os alunos dividiram-se entre os workshops “UBUNTU” e “Preventing Bullying”, dinamizado pela “No Bully Association”. E porque os interesses pessoais e os “souvenirs” ajudarão a perpetuar memórias, no período da tarde, professores a alunos, estes acompanhados também por alunos da associação de estudantes, (re)descobriram os cantos e recantos que mais os encantaram, deambulando a seu bel-prazer pela nossa cidade.
No dia 8, foi dia de rumar a Fátima, cujo Santuário é destino mundialmente conhecido de inúmeros peregrinos que aí acorrem com a sua fé e uma das maiores referências do culto mariano. A pitoresca vila da Nazaré, uma das mais tradicionais vilas piscatórias portuguesas, também a praia de banhos mais concorrida do litoral Oeste, foi o próximo destino, muito do agrado de todos. Espreitando a norte do imponente Promontório da Nazaré, mais conhecido por “Sítio”, expectantes ao observarem as celebérrimas e espetaculares ondas da Praia do Norte, não fossem eles surpreendidos por McNamara ao virar da esquina, todos tentavam captar e guardar os melhores momentos.
De salientar que os participantes puderam igualmente partilhar experiências gastronómicas, em ambiente de franca e saudável confraternização, a que não faltaram também momentos musicais diversificados em que o Fado, marca indelével da nossa cultura e Património Cultural e Imaterial da Humanidade pela UNESCO, esteve também presente.
Todas as atividades foram monitorizadas pelos diversos constituintes da equipa Erasmus+ , com a ajuda de todos aqueles que se quiseram/puderam associar, nomeadamente alunos que já haviam participado em projetos ou simplesmente voluntários.
Foi entregue a cada interveniente o respetivo certificado de participação.
Para avaliação da mobilidade e do seu impacto, foi preenchido por cada participante um questionário “Forms”, cujos resultados permitirão, após a respetiva análise, aferir os pontos fortes e fracos, tendo em vista a melhoria da proficiência da logística inerente a futuros eventos.
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