quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Dia Mundial do Professor

«Os professores são a força mais influente e poderosa para a equidade, acesso e qualidade na educação.»
Irina Bokova, Diretora-geral da UNESCO

Este ano, sob o tema Ensinar com liberdade, capacitar professores, o dia mundial do professor pretende homenagear todos aqueles que escolheram a profissão de docente como forma de vida e que dedicam o seu dia-a- dia ao ensino.

Como todos os anos desde 1994, a 5 de outubro comemora-se o Dia Mundial dos Professores. Esta data é assinalada por governos, organizações multi e bilaterais, ONGs, o setor privado, professores e especialistas no campo do ensino.

A data foi criada pela UNESCO, precisamente em 1994, com o objetivo de chamar atenção para o papel fundamental que os professores têm na sociedade e na instrução da população. 

A mensagem da UNESCO do Dia Mundial do Professor enaltece a dignidade e a importância do professor na sociedade, como construtor de pessoas. Este dia do professor, um profissional que é na prática um pilar da sociedade, é um pouco ofuscado em Portugal pela comemoração da Implantação da República, na mesma data.

Numa iniciativa conjunta da Biblioteca Escolar e das professoras titulares da escola EB1 de Santo António, a fim de comemorar o Dia Mundial do Professor, alunos e respetivos encarregados de educação foram convidados a descrever e/ou a desenhar o seu professor ideal.



O resultado foi surpreendente, não só pelas mensagens dos textos elaborados, como também pelo cuidado na representação gráfica dos trabalhos em geral.

Foi, sem dúvida, uma bela homenagem a que estes alunos e encarregados de educação fizeram aos seus professores. 

As Bibliotecas do AENSM

Sem comentários:

Enviar um comentário