sábado, 11 de maio de 2019

Dia da Europa

Comemorar o Dia da Europa no agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria tornou-se um hábito que, ano após ano, se vem repetindo com grande impacto na comunidade educativa.




No Dia da Europa comemora-se a paz e a unidade e assinala-se o aniversário da «Declaração Schuman», uma vez que foi a 9 de maio de 1950, que o francês Robert Schuman propôs a criação de uma comunidade europeia para gerir o carvão e o aço, declaração que se considera ser o embrião da atual União Europeia.


Assim, no passado dia 9 de maio, no auditório da Escola Básica D. Nuno Álvares Pereira, realizou-se uma Manhã Cultural subordinada ao tema “A Europa Casa da Democracia” dinamizada pelos alunos do Clube Europeu e a disciplina de Geografia sob a batuta entusiasta, dinâmica e afinada da prof.ª Emília Lopes, das 10:30 às 13:30.



A este diverso e interessante espetáculo com algumas soberbas atuações, assistiram várias turmas dos 2º e 3º ciclos, a diretora do agrupamento M.ª Celeste Sousa, e alguns Encarregados de Educação.


Este ano a expectativa era grande, tendo em conta a diversidade das atividades previstas, o número invulgar de participantes – com alunos do 2º ciclo até ao 10º Ano –, o envolvimento de docentes de várias disciplinas, da professora bibliotecária da EBDNAP e de várias entidades locais, designadamente a Sociedade Filarmónica Gualdim Pais e a Associação Canto Firme.


As atividades previstas sucederam-se a bom ritmo, sem pausas, cabendo a apresentação aos alunos Inês e Alberto do 8ºD.


Tivemos assim a oportunidade de assistir à interpretação do Hino da Europa e de diversas canções; à declamação de poemas; a um momento mágico de bailado clássico por cinco alunas da SFGP; à interpretação de diversas peças musicais por alunos da ACF; à visualização de vídeos sobre os Direitos Fundamentais dos Cidadãos Europeus, sobre a visita de Estudo a Bruxelas efetuada em março de 2019 pelos alunos do Clube Europeu, e a uma apresentação em Powerpoint sobre a Viagem das Plantas; a um animado e bem conseguido show de dança moderna; à dramatização do conto oriental A Flor da Honestidade levado a cabo, com muita segurança, graça e aplicação, pelos alunos do Clube de Leitura da biblioteca da EBDNAP.


Quem teve a oportunidade de assistir às diversas atividades vivenciou um momento único, ao longo do qual se tornou evidente que a riqueza da vivência democrática que as instituições europeias defendem e garantem – permitindo a todos expressarem-se criativa e livremente – afeta decisivamente as nossas vidas. A vivência democrática é um bem precioso, inestimável, essencial.


Para além deste magnífico espetáculo, é ainda de referir no âmbito da comemoração do Dia da Europa, a realização de uma exposição de cartazes sobre os valores democráticos no átrio da escola EBDNAP em colaboração com a biblioteca escolar que promoveu a exposição numa vitrina de um conjunto de materiais (brochuras, posters, etc, …) alusivos à União Europeia, e a elaboração de uma ementa europeia, sendo desta vez dado destaque à gastronomia portuguesa, que todos os que nesse dia almoçaram na cantina da escola puderam saborear.


Parabéns, por conseguinte, a todos quantos se envolveram de forma aplicada, talentosa e entusiasta na comemoração do Dia da Europa!

Professora bibliotecária
Paula Vaz

Sem comentários:

Enviar um comentário