terça-feira, 19 de outubro de 2021

Partilha com Energia - Tomar

Decorreu no fim de semana de 30 de setembro, 1 e 2 de outubro a segunda fase do projeto Partilha com Energia.

Dia 1

No primeiro dia recebemos os nossos amigos de Ponte da Barca, com um discurso de boas-vindas da diretora do agrupamento, após o almoço na cantina da escola. Durante a tarde, aproveitámos o bom tempo e fizemos uma caminhada até ao castelo de Tomar, onde alunas do 11º ano, que participaram no Turismo Cultural em Férias, orientaram a visita guiada. Na descida, parámos na Mata dos Sete Montes para um lanche. Lanche tomado, dirigimo-nos até ao Lar da Nossa Senhora da Graça onde nos encontrámos com a Thomar Honoris que recriou lutas e danças da época medieval. Feita a atividade, dirigimo-nos à escola onde iriamos pernoitar e onde preparámos o jantar: churrasco. E depois de jantar fomos ver e viver a cidade “by night”.

Dia 2

Hora de acordar 7:30 e começar a preparar o pequeno almoço.

Passámos o dia no rio Nabão; durante a manhã optámos por experimentar WaterBall, e tanta era a diversão que alguns professores entraram na brincadeira, a maior parte não se conseguia levantar pelo que era só quedas. Depois de tanta agitação, seguiu-se um piquenique no Jardim do Mouchão.

Pela tarde fomos à canoagem de onde saímos todos molhadinhos. Chegando à escola, pais e professores iam trazendo comida caseira para um jantar, partilhando alguns dos pratos: arroz de pato, bacalhau com natas, quiches, bifinhos de cebolada, comida não faltou e alegria para a noite também não. Os professores Júlia Quadros e José Morgado, a Inês Simões, a Anaís Fernandes e a Francisca Porto alegraram a noite com as suas vozes, os seus cavaquinhos e guitarras. Quando a diversão acabou estava tudo de rastos, foi apenas dormir.

Dia 3

Dia de despedida, dia de choro e de tristeza, mas não sem antes nos divertirmos todos juntos. Foi dia de dar a conhecer melhor a nossa cidade realizando um peddypaper que nos levou a igrejas, à sinagoga, a museus, e a cafés...

Na hora de almoço, levámos os nossos amigos a almoçar fora, com muita animação.

Até percebermos que era o ÚLTIMO dia. A tristeza abateu-nos já à porta da escola vendo os nossos amigos subirem para o autocarro, houve muitos abraços, muitas lágrimas e promessas.

Foram seis dias de muitas emoções e de amizades que ficaram para a vida, espero voltar a encontra-vos.

Patrocínios:

Talho o Fernando, Talho Cruzarte, Talho do Senhor João, Intermaché, Padaria Rosa, Cantinho da Anitta, Loja da Fruta, Frutinhos, Pastelaria primavera, Amanhecer (Mercearia Ti Leonor), Orquestra dos sabores, Mercado Familiya, Spar, Meu Super, Pastelaria Suíça, Café Stop, Pic nic, Telepizza, Stihl - José Joaquim Lourenço (LDA), Restaurante 15, Corda Bamba e Padaria Pimpinela, Restaurante Lusitânia, Café doa moinhos, o Forno.

Gostaríamos também de agradecer à Câmara de Tomar que nos proporcionou uma viagem até Ponte da Barca. À Thomar Honoris, ao Centro de Canoagem e ao professor Sílvio Ramadas. À Direção do Agrupamento que nos disponibilizou as instalações e equipamentos necessários. Aos pais, mães e avós pelo apoio, e aos professores que nos apoiaram e connosco vivenciaram esta experiência.