Notas prévias
A Avaliação das Escolas pretende dar resposta a dois desígnios essenciais por parte da tutela relativamente às Instituições Escolares Públicas (de Ensino não Superior). A saber:
- a melhoria da eficiência e da eficácia do serviço educativo
- a responsabilização e a prestação de contas dos resultados
Este “Processo de Avaliação das Escolas” funda-se numa série de indicadores agrupados em dois momentos, que correspondem a duas perspetivas sobre as instituições avaliadas:
- Autoavaliação (realizada pela instituição)
- Avaliação Externa (da responsabilidade da IGEE)
O Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria (AENSM) viveu o seu terceiro momento de Avaliação Externa das Escolas, de acordo com o definido na lei e respeitando a calendarização definida pela Inspeção Geral da Educação e Ciência (IGE).
Inspetora Isabel Barata explicando o processo de Avaliação Externa |
Apresentação do Agrupamento
Um dos momentos mais interessantes deste processo de Avaliação Externa (entre 8 e 15 de janeiro) foi a Apresentação do Agrupamento, que decorreu no anfiteatro da Esc. Sec. Santa Maria do Olival, no dia 10 de janeiro de 2024.
Perante a equipa de avaliadores externos, num auditório completamente cheio de elementos da comunidade educativa (professores, funcionários, alunos, ex-alunos, pais, encarregados de educação, representantes da comunidade envolvente, entidades parceiras) e com a presença de vários órgãos de Comunicação Social (locais e regionais), esta apresentação foi uma espécie de “prestação pública de provas” do Agrupamento Nuno de Santa Maria.
Auditório da ESSMO completamente cheio |
Foi um momento (cerca de 1 hora) em que a diretora do AENSM, Maria Celeste Sousa, pôde apresentar, com grande eficácia, o que de melhor se vai fazendo nas diversas Escolas do Agrupamento e pelos diversos atores da Comunidade Educativa.
E a verdade é que nem sempre os envolvidos mais de perto conseguem ter o distanciamento necessário para tomar consciência do muito e do muito bem que se faz no AENSM. Se é certo que foi uma “prestação pública de provas”, foi também um “reconhecimento público da excelência” e, para muitos, uma “consciencialização individual do trabalho realizado”.
Celeste Sousa a apresentar o AENSM |
Começando com uma “Caracterização” breve do Agrupamento e das suas diversas escolas e população, Celeste Sousa passou depois os resultados do processo de “Autoavaliação” onde recordou os diversos e múltiplos instrumentos de autoavaliação aplicados bem como o balanço possível de se fazer com os dados obtidos. Foi então ocasião para se pronunciar sobre o domínio da “Liderança e Gestão”, referindo os principais documentos que orientam e balizam o serviço educativo no agrupamento e deixando clara a visão que a Direção tem para o serviço educativo que pretende prestar.
De seguida, abordou a “Prestação do Serviço Educativo” e divulgou o muito que este agrupamento (escolas, professores, pais, funcionários, alunos, parceiros locais) faz pela educação e pelo ensino em Tomar. A Diretora do AENSM orientou a sua apresentação pelos referentes deste domínio: Desenvolvimento Pessoal e Bem Estar; Oferta Formativa; Estruturas Intermédias; Ensino e Aprendizagem; Recursos Educativos; Envolvimento das Famílias na Vida Escolar. Terá sido neste domínio que a vida quotidiana das escolas do agrupamento se revelou ainda mais impactante e significativa para a construção de uma comunidade mais informada, mais consciente, mais crítica e mais comprometida; enfim, tudo o que se poderia esperar de um verdadeiro “Serviço Educativo” prestado com grande empenho e dedicação.
Os inspetores externos atentos à Apresentação |
Terminou a apresentação do agrupamento com uma referência aos “Resultados”. Os resultados académicos (internos e externos) demonstraram, com recurso a dados estatísticos nacionais que o AENSM está, em todos os indicadores, nos valores de referência ou, frequentemente, melhor que as médias distritais e nacionais. E ficou claro que seja nos Exames Nacionais, nas Provas de Aferição, nos Testes Internacionais, nos Percursos Diretos de Sucesso ou nas Taxas de Abandono e Desistência, o Agrupamento Nuno de Santa Maria nada tem onde se envergonhar.
E porque os resultados de um serviço educativo moderno e comprometido não se esgota em testes, exames e notas, foram prestadas contas relativamente aos inumeráveis projetos e atividades a decorrer nas escolas do agrupamento. A sua enumeração seria, certamente, fastidiosa; não por falta de interesse, mas por abundância de número.
O anfiteatro foi muito pequeno |
Foi, de facto, uma “Apresentação” notável que mereceria ser repetida para um público mais alargado.
Alguns esclarecimentos complementares
O processo de Avaliação Externa das Escolas do Ensino Básico e Secundário (AEE) é um processo da responsabilidade da Inspeção Geral da Educação (IGE), iniciado em 2006, e que se repete em todas as escolas públicas, de quatro em quatro anos.
O primeiro ciclo foi concluído em junho de 2011, tendo sido avaliadas 1131 escolas / agrupamentos. O segundo ciclo, iniciado em novembro de 2011, terminou em 2017 abrangendo 824 agrupamentos/escolas. Em 2019 iniciou-se o terceiro ciclo da Avaliação Externa das Escolas (mas com evidentes condicionantes por conta da pandemia vivida entre 2020 e 2022).
No terceiro ciclo avaliativo (no qual nos encontramos) as Escolas são avaliadas em quatro domínios:
- Autoavaliação
- Liderança e gestão
- Prestação do Serviço Educativo
- Resultados
que se subdividem, por sua vez, em diversos “campos de análise”, “referentes” e “indicadores”.
Os resultados deste “Terceiro Ciclo da Avaliação Externa” podem ser consultados (assim que estejam disponíveis) publicamente no site da IGEC.
A Cmunicação Social esteve presente e acompanhou com interesse |
Hiperligações
IGEC > Publicações > Relatórios Individuais > Santarém > Tomar
Reportagem em vídeo feita pela “Hertz TV”:
Notícia no jornal “Mirante”:
Notícia no jornal “Cidade de Tomar”:
Tudo começou com o "Hino do AENSM" |
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