O escritor do mês é…
Quem será o escritor do mês de fevereiro, selecionado pela biblioteca da EDNAP?
Nasceu no Porto em 1951.
O autor do mês de fevereiro |
Publicou o seu primeiro livro em 1982 e tem uma vasta e diversificada obra (poesia, peças de teatro e sobretudo narrativa) para crianças e jovens, que se caracteriza pela originalidade e invenção, quer na escolha dos temas quer no seu tratamento. Várias das suas publicações integram o Plano Nacional de Leitura.
É também autor de poesia, de um notável estudo sobre futebol, de crónicas para adultos (muito centradas numa visão simultaneamente psicológica e antropológico-cultural do chamado desporto-rei), e ainda de guiões para séries de televisão.
Têm-lhe sido atribuídos vários prémios, entre os quais, se destacam os atribuídos pela Associação Portuguesa de Escritores e pelo Ministério da Cultura e o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens.
É autor de títulos curiosos como: Maldita Matemática!; Picasso e Van Gogh: Quem Fala Assim Não é Gato; O amor faz-te mal, Valentim, da coleção “Crónicas do Vampiro Valentim”; A Bela Horrível, volume de “Triângulo Jota”, coleção em que predominam os enredos policiais; Filhos da mãe, um dos volumes de “Passagem Secreta”, coleção de mistério e humor; e, para quem gosta de futebol, Não façam a bola chorar, da colecção “Os Indomáveis F.C” ou O futebol ou a vida da coleção “Os invisíveis”, em que os protagonistas são três jovens, um do Sporting, outro do Benfica e outro do F.C. do Porto, ou Socorro, a minha mãe está avariada!, da coleção “O Estranhão”.
Estamos a falar de ÁLVARO MAGALHÃES.
Se achas que não gostas de ler, experimenta um dos seus livros e verás que não te vais arrepender!
Sem comentários:
Enviar um comentário