terça-feira, 5 de março de 2024

Oportunidades e Desafios na Construção de Conteúdos com Recurso à Inteligência Artificial

Realizou-se hoje, na Biblioteca Municipal de Tomar, uma conferência subordinada ao tema “Oportunidades e Desafios na Construção de Conteúdos com Recurso à Inteligência Artificial”.

Um auditório cheio e interessado

Esta conferência, promovida pela equipa das Bibliotecas Escolares do AENSM e dirigida aos alunos do Ens. Secundário, teve como orador o doutor Nuno Ricardo Oliveira, ex-professor da ESSMO, e agora professor no ISEC (Univ. Nova – Lisboa) e professor convidado no Inst. Politécnico de Santarém, doutorado em Educação, especialista em Educação à Distância e eLearning.

Nuno Ricardo Oliveira

A conferência

  • versou aspetos como o grau de utilização da inteligência artificial (IA) na sociedade atual, nomeadamente no que diz respeito aos presentes no auditório (alunos e professores); 
  • abordou as oportunidades que esta tecnologia (IA) traz aos seus utilizadores, em geral, e ao meio académico, em particular; 
  • estabeleceu um diferença entre a inteligência artificial e a automação; 
  • referiu algumas vantagens e limitações desta ciência computacional; 
  • apresentou exemplos concretos da utilização da IA em situações práticas; 
  • por fim, foi ainda possível fazer um teste comparativo de diferentes ferramentas que recorrem à AI, nomeadamente plataformas como “Gemini”, “Gamma”,  “Tome” e “ChatGPT”.
Algumas das plataformas com recurso à IA

Tratou-se de uma conferência bastante relevante pelo tema e pela atualidade das questões abordadas e que teve uma evidente adesão por parte dos presentes que encheram o auditório, com algumas intervenções espontâneas a surgirem da plateia, fossem elas questões ou comentários a propósito dos temas em apreço.

O auditório foi por diversas vezes convidado a participar ativamente

Ficou a sensação de que teria sido interessante se tivesse havido um espaço de perguntas e respostas ou de troca de opiniões sobre esta temática aberto à discussão pública.

São muitos a utilizar a IA



Sem comentários:

Enviar um comentário