segunda-feira, 17 de junho de 2024

Resultados da Avaliação Externa do AENSM

A Inspeção Geral da Educação e Ciência (IGEC) tornou públicos os resultados da Avalliação Externa realizada ao AENSM durante este ano letivo.
Os resultados orgulham-nos.

Transcrevemos uma mensagem da diretora do AENSM, Dr.ª Maria Celeste Sousa.

No final desta notícia fica uma ligação para o documento que resultou da avaliação feita pela IGEC.



A Avaliação Externa do Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria (AENSM), realizada no passado mês de janeiro, permitiu a todos, professores, alunos, funcionários, pais e direção “prestar contas” pelo trabalho realizado, desempenho também acompanhado com interesse e colaboração pelos nossos parceiros.




Quero manifestar o meu reconhecimento a TODOS!

  • Aos professores, realçando o seu competente trabalho, o empenho e o esforço na motivação e formação dos nossos discentes; 
  • Aos alunos o cumprimento do seu ofício de estudante; 
  • Aos funcionários a sua dedicação e entrega; 
  • Aos pais e encarregados de educação o acompanhamento dos seus educandos e o envolvimento na vida da escola e 
  • Aos nossos parceiros a disponibilidade e apoio incondicional.

Na verdade, só com o contributo de todos foi possível obter nesta avaliação externa (relatório em anexo) os seguintes resultados:


    • Autoavaliação → Muito Bom
    • Liderança e Gestão → Excelente
    • Prestação do Serviço Educativo → Muito Bom
    • Resultados → Muito Bom

Por tudo isto, muito ORGULHOSA de trabalhar nesta ESCOLA como, diretora, reitero a todos o meu OBRIGADA!
Concentramos as nossas energias para corrigir rotas e refazer caminhos… e assim continuaremos a ser uma Escola a transformar o Mundo.

Grata por toda a colaboração.
Com os melhores cumprimentos,

A Diretora,
Maria Celeste Gonçalves Simões de Sousa


Relatório de Avaliação Externa




quinta-feira, 13 de junho de 2024

EDP – partilha com energia … e da boa.

Este ano decorreu mais uma edição do EDP – partilha com energia. Este projeto deu-nos a oportunidade de proporcionar novas vivências aos nossos alunos, desta vez além-fronteiras, com uma escola de Gijón. Sem dúvida, mais desafiante que nos anos transatos, mas quanto maior o desafio, maior a motivação e a energia que nos move.

Foram muitos os obstáculos que alguns discentes das turmas do 10A, 10D e 10E, tiveram de superar, não fosse este um projeto de empreendedorismo, resiliência e de desenvolvimento de competências sociais, relacionais e de ação, despertando-os e consciencializando-os para os valores da cidadania ativa, ambientais e sentimento de pertença do território em que estão inseridos.


No nosso agrupamento temos a sorte de termos alunos motivados para estas causas. Exemplo disso foi a sua disponibilidade para participarem em mais uma causa social, patrocinada pela Câmara Municipal de Tomar. Ontem, dia 12 de junho, pegaram nos pinceis e na tinta e lá foram pintar o muro da CPCJ de Tomar, na Nabância, que tão precisado estava.


Os nossos alunos receberam elogios de alguns cidadãos que por ali passaram. Contudo, destaco os da professora e amiga Margarida Mela que tantas vezes abraçou estas causas no nosso agrupamento. Fica aqui a fotografia de grupo que nos tirou.


Por último, aproveito para, em nome dos participantes do projeto, agradecer à EDP, à Câmara Municipal de Tomar, a todas as empresas e pessoas que nos apoiaram na edição deste ano.

E nunca se esqueçam, esta é Energia da boa. 

Pedro Neves
13 de junho


terça-feira, 11 de junho de 2024

Prémio Traduzir 2024 - Matilde Sá

A Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (FCH-Católica) promoveu uma vez mais uma edição do prémio de tradução "Traduzir" para o ensino secundário, que "reconhece as melhores traduções para língua portuguesa a partir de textos de língua inglesa, alemã, francesa ou espanhola".

O Prémio "Traduzir" tem o intuito de "dar visibilidade e dignificar a atividade da tradução", bem como "estimular o gosto dos estudantes por idiomas estrangeiros". O concurso destina-se exclusivamente a alunos do 11.º e 12.º anos. 10 alunos da ESSMO realizaram a prova de Língua Inglesa e um a de Língua Alemã no dia 8 de março.

Após reunião e deliberação do júri , composto por cinco elementos: Prof.ª Doutora Ana Matoso (tradutora literária e docente na FCH), Prof. Doutor Jorge Vaz de Carvalho (tradutor literário e docente na FCH), Prof.ª Doutora Rita Bueno Maia (tradutora literária, docente na FCH e investigadora em Estudos de Tradução), Dr.ª Eugénia Antunes (tradutora literária) e Dr. Paulo Rêgo (tradutor literário), decidiu atribuir o primeiro lugar da edição do Prémio Traduzir 2024, Língua Inglesa, a Maria Matilde Sá aluna do 12º ano do AENSM/ ESSMO.

A sessão de entrega do prémio terá lugar no dia 30 de setembro, às 14:30h, na Universidade Católica Portuguesa (Pólo de Lisboa). Para essa cerimónia estão convidados todos os alunos e docentes que participaram neste concurso.

Muitos parabéns, Matilde!

A professora responsável pelo «Pémio Traduzir 2024» na ESSMO
Rosa Maria Fernandes

segunda-feira, 10 de junho de 2024

Passeio de Bicicleta

No dia 3 de junho de 2024, no âmbito do “Dia Mundial da Bicicleta” a Câmara Municipal de Tomar em conjunto com os dois Agrupamentos Escolares, organizou um “Passeio de Bicicleta”, que colocou cerca de duzentos alunos a andar de bicicleta pelas ruas / estradas do concelho.


A atividade integrada nos Jogos de Tomar, teve por objetivo incentivar os jovens a utilizar a bicicleta, não só para a prática regular de atividade física, mas com meio de transporte alternativo para as suas deslocações casa / escola.


A atividade que contou com apoio da PSP, no controlo da segurança das vias públicas e dos bombeiros na assistência, teve o seu início na Rua Coronel Garcês Teixeira, tendo partido primeiro os alunos do 3º Ciclo / Secundário para realizarem um percurso maior, pela estrada do prado até à rotunda da Pedreira. A seguir saíram os alunos do 2º ciclo, que fizeram um percurso mais pequeno até ao Açude de Pedra, ponto de encontro das duas comitivas para descansar um pouco e reforço alimentar.


Em seguida a caravana dirigiu-se de novo à cidade, passando junto à Praça da República, Várzea Grande para uma foto de grupo, após o que, cada comitiva seguiu atrás de um carro da PSP rumo à sua escola de origem.


O balanço final foi positivo, entre algumas pequenas quedas e avarias, todos chegaram ao fim sem grandes amolgadelas. Esperemos que esta atividade tenha dado um pequeno contributo, para que os jovens utilizem cada vez mais a bicicleta, que é o meio transporte mais eficiente e amigo do meio ambiente, dando utilidade às ciclovias que vão surgindo pela cidade.



sexta-feira, 7 de junho de 2024

Dia da Criança - JI e EB1 Raul Lopes

O Dia da Criança foi vivido com muita alegria e diversão pelas crianças e alunos do JI e EB1 Raul Lopes.




A comunidade escolar agradece a todos que proporcionaram este extraordinário evento musical.



quinta-feira, 6 de junho de 2024

Suporte Básico de Vida - 6ºC, 6ºD e 6ºF

No passado dia  31 de maio, deu-se por concluída a atividade dinamizada pelas representantes dos Encarregados de Educação do 6º F (Soraya Matias e Sandra Bernardino - Enfermeira no Hospital de Tomar) - Suportes Básicos de Vida, com a participação dos alunos do 6º F e três alunos do 6ºD.  


Assim, ao longo do 2º semestre, e  semanalmente, foi proporcionado aos alunos (apenas os que tiveram autorização dos seus EE), exemplos de  diferentes/variadas  situações a nível de saúde, que podem acontecer no dia a dia e, nesse sentido, perceberem a forma de reagir e atuar perante a situação. 



Foi uma experiência diferente e muito dinâmica em que os alunos participaram e se envolveram com muito interesse e expetativa.


O encerramento culminou com  a apresentação da atividade no Auditório da  EDNAP,  aos colegas da turma do 6º C e do 6º D, sob a orientação da enfermeira Sandra Bernardino.


A Diretora de Turma e Direção agradeceram o empenho e dedicação das Encarregadas de Educação na dinamização da atividade.



A Diretora de Turma do 6º F

quarta-feira, 5 de junho de 2024

Visita de Estudo à Assembleia da República e Museu do Dinheiro

Nos dias 17 e 23 de maio, os alunos do 11º e 10º ano, respetivamente, realizaram uma visita de estudo à Assembleia da República e ao Museu do Dinheiro. Esta atividade foi desenvolvida no âmbito das disciplinas de Economia A, Filosofia, Geografia A, História A e Matemática Aplicada às Ciências Sociais e, ainda, no âmbito do Clube Europeu e do projeto Contas Certas.


Relativamente ao Clube Europeu, a visita à Assembleia da República teve como principal objetivo conseguir um paralelismo com o Parlamento Europeu.


Os alunos assistiram ao plenário e perceberam a formalidade existente neste órgão de soberania, bem como o funcionamento do mesmo e o papel dos deputados. Gentilmente recebidos pelo deputado tomarense, Hugo Costa, puderam colocar as suas questões e esclarecer as suas dúvidas.


Já a visita ao Museu do Dinheiro, surgiu no âmbito do projeto Contas Certas e dos conteúdos das disciplinas acima referidas.

Aí puderam conhecer a história do dinheiro ao longo da evolução das sociedades ocidentais e orientais, podendo ver-se coleções de moedas e notas do Banco de Portugal e outros documentos. Este museu recorre a tecnologias de multimédia o que permitiu uma experiência interativa muito interessante.

Isabel Carvalho
(Professora de Economia)
e
Isabel Conceição
(Clube Europeu)

terça-feira, 4 de junho de 2024

Exposição: O Tempo para Fazer (RE)NASCER

Entre os dias 04 de junho e 04 de julho, irá estar patente ao publico, no espaço polivalente da ESSMO, a exposição «O Tempo para fazer (RE)NASCER»


Esta exposição é o culminar do trabalho desenvolvido no decorrer da PES (Prática de Ensino Supervisionada) realizado pelos alunos do 9ºF, pela professora estagiária e pelo professor cooperante no decorrer das atividades integradas na Unidade Didática: "Tomar uma Paleta Sustentável".



segunda-feira, 3 de junho de 2024

A Europa veio à Escola

O Clube Europeu do Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria, no sentido de proporcionar informação e uma melhor compreensão, consolidação e reforço dos conhecimentos acerca da União Europeia (UE), do seu processo de decisão e da sua importância, promoveu uma sessão de informação, realizada por Sandra Geada, do Centro EUROPE DIRECT Oeste, Lezíria e Médio Tejo, no dia 24 de maio, no auditório da Escola Secundária Santa Maria do Olival.

Nesta sessão, participaram os alunos do 11º e 12º ano que frequentam as disciplinas de História A, Geografia A e Economia A e C.


Os Centros de Informação Europe Direct, representam a Comissão Europeia, em Portugal, e atuam como intermediários entre os cidadãos e a UE ao nível local. Pretendem promover ativamente o debate sobre a UE e as suas políticas, a nível local e regional. Foi sobre esta tónica que a oradora iniciou a sessão, salientando a importância da política, que está presente em tudo nas nossas vidas e, por isso, os jovens não devem alhear-se dela.

Foi também referido o gesto de cidadania que será o voto nas próximas eleições europeias, de 9 de junho, e o contributo para a diminuição da abstenção que se tem verificado, principalmente nas camadas mais jovens.


As oportunidades para os jovens na Europa, nomeadamente, a possibilidade de realizar um InterRail gratuito para viajar de comboio pela Europa e também as oportunidades  ao nível de empregos e estágios nas instituições da UE, foi um tema do interesse da plateia. A oradora referiu alguns sites para consulta sobre estes assuntos.

Apresentou ainda a nova iniciativa da UE dirigida aos jovens, o Corpo Europeu de Solidariedade que lhes dá a oportunidade de fazer voluntariado ou de trabalhar em projetos, no próprio país ou no estrangeiro, em benefício de pessoas e comunidades de toda a Europa.

Esta sessão revelou-se muito profícua e ficou a vontade de continuar…

Isabel Conceição, Clube Europeu