terça-feira, 30 de setembro de 2025

Clube do Desporto Escolar do AENSM

O Clube do Desporto Escolar do AENSM, aproveita esta oportunidade para dar a conhecer aos alunos e Encarregados de Educação, a oferta desportiva diversificada existente no AENSM, ao nível dos grupos-equipas de competição do Desporto Escolar, com a indicação das modalidades, os locais de treino e respetivos horários, em que os alunos se podem inscrever no seu desporto favorito.

A participação no projeto do desporto escolar, proporciona aos alunos a oportunidade de melhorar a sua aptidão física / competências desportivas, participar em atividades / competições desportivas e conviver com alunos de outras escolas e localidades.

Os horários indicados nos quadros podem estar sujeitos a ajustamentos, em função das disponibilidades dos alunos e das instalações desportivas.

Os alunos interessados em se inscrever / participar num grupo-equipa, devem contatar o seu professor de Educação Física e/ou inscrever o seu nome nas fichas existentes no placard do Desporto Escolar da sua escola.


Os treinos dos diversos grupos / equipas têm o seu início na primeira semana de outubro e vão prolongar-se ao longo do ano letivo, nos horários / espaços indicados.


Para mais informações, clicar no link do Desporto Escolar na página oficial do AENSM ou através do site: https://deaensm.my.canva.site/

segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Carregueiros - Sensibilização para o Cancro Pediátrico

Setembro é o Mês Internacional de Sensibilização para o Cancro Pediátrico, momento muito especial para as organizações que, em todo o mundo, acompanham as crianças e jovens com cancro e as suas famílias.


O laço dourado é símbolo da força, coragem e resiliência destas crianças e jovens.

Apesar de ser uma doença rara, continua a ser, em Portugal, a causa de morte mais frequente por doença em idade pediátrica. São diagnosticados cerca de 400 casos a cada ano e a taxa de sobrevivência ronda os 80%.


Na nossa escola, JI/EB1 Carregueiros a turma de pré-escolar contém um aluno com algumas limitações, sendo acompanhado no IPO. A sua Encarregada de Educação informou-nos sobre os 30 anos de comemoração, e nós, escola, não fomos indiferentes. 

Sensibilizamos as famílias e no dia 26 setembro formamos um laço dourado para reforçar a união e a sensibilização de todos para o Cancro Pediátrico. O nosso gesto foi sincero e simbólico, reconhecido pela nossa comunidade escolar e da freguesia de Carregueiros.

Obrigado a todos pela colaboração: Com o lema “Quando o cancro se mete no caminho, ninguém vai sozinho”

Os docentes

terça-feira, 23 de setembro de 2025

quinta-feira, 11 de setembro de 2025

Lançamento do Ano Letivo 25/26

[Pastas com fotografias no final da notícia]


Realizaram-se, ao longo dos dias 10 e 11 (09/25), as receções aos Alunos e respetivos Encarregados de Educação que vão frequentar o A.E.N.S.M. ao longo do ano letivo 2025/26.

Foram dois dias repletos de encontros, que permitiram a partilha de algumas das informações mais relevantes a comunidade escolar, bem como o (re)encontro de caras conhecidas ou a descoberta de novos rostos.

Nas diversas sessões (uma por cada escola do Agrupamento) houve espaço para a direção do Agrupamento de Escolas, a Câmara Municipal de Tomar, as diferentes Juntas de Freguesia e as Associações de Pais de cada escola deixarem algumas informações que aqui se sintetizam.

Direção do AENSM


Foi momento para a nova Diretora do AENSM se dar a conhecer, de forma mais pessoal e próxima, à comunidade educativa. 

Judite Calado começou sempre por dar as boas-vindas a todos os presentes, reforçando a importância das suas presenças neste “Primeiro Dia” de uma nova etapa dos seus educandos. “Estar presente é uma forma de reconhecer e afirmar a importância daqueles por quem estamos” disse a nova diretora, por estas ou outras palavras.

Depois, aproveitou para recordar algumas boas práticas para as quais os EE (Encarregados de Educação) devem estar particularmente atentos:

  • Pontualidade e autorresponsabilização
  • Respeito por uma correta “higiene do sono” (em horas e em qualidade)
  • Cuidados com uma alimentação equilibrada e saudável
  • Importância da existência e observância de um conjunto equilibrado de regras
  • Utilização do “Caderninho do aluno”
  • Protocolos e procedimentos de segurança na entrega e recolha dos alunos
  • Proibição do uso de telemóvel em espaço escolar de acordo com o DL 95/2025
  • Procedimentos a observar em caso de acidente escolar

Além destas chamadas de atenção, a diretora do AENSM teve ainda ensejo de apresentar e divulgar o projeto “A crescer” que se foca na recuperação de problemas no domínio da terapia da fala mas que se tem mostrado como uma espécie de “Clube de família”. Na verdade, durante as tertúlias marcadas com os EE, os técnicos deste projeto abordam questões muito pertinentes para o quotidiano das famílias. Alguns EE fizeram mesmo questão de deixar o seu testemunho e agradecimento pela forma como estas “tertúlias” decorreram, lamentando apenas o número de pais que frequentaram estes encontros.


Judite Calado fez ainda a apresentação de uma publicação do AENSM, resultante de um percurso formativo de vários professores, educadores e técnicos especiais do agrupamento, e que versa a temática da dislexia e da intervenção que os responsáveis educativos podem e devem fazer. 

Finalmente, houve ainda tempo para dar a conhecer o jogo “SENTIDOS”, que versa a história e a diversidade cultural da região do Médio Tejo. Este jogo de tabuleiro será usado, ao longo deste ano letivo, como forma de dar a conhecer, sobretudo aos mais jovens (1º e 2º ciclo) a riqueza cultural da região onde vivem.

Câmara Municipal


Quase sempre na pessoa da dr.ª Sónia Bastos, a CMT reiterou os votos de boas-vindas e aproveitou para sublinhar e esclarecer alguns tópicos especialmente relevantes para o Jardim de Infância ou o 1º ciclo do Ensino Básico. A saber:

  • Os subsídios e apoios disponibilizados pela CMT;
  • Disponibilização das refeições escolares;
  • O recurso à plataforma SIGA – https://siga.edubox.pt/auth;
  • Utilização dos transportes escolares

Foi também relembrada a oferta das AECs (no âmbito do projeto “Escola a Tempo Inteiro” – Portaria n.º 644-A/2015) que é assegurada pela CMT aos alunos do 1º ciclo, nomeadamente:

  • Atividade física e desportiva
  • DivertidaMENTE
  • Artes e Bem-estar
  • Judo
  • Basquete
  • T-Kids

Sónia Bastos abordou também alguns dos projetos patrocinados pela CMT e a forma como estes são colocados ao serviço de uma educação que se pretende abrangente, múltipla e que contribua para uma formação mais completa dos que frequentam as escolas de Tomar. Assim, a CMT oferece:

  • Adaptação ao meio aquático
  • Monges, cavaleiros e reis (visita aos Mosteiros de Alcobaça e Batalha e Convento de Cristo)
  • Dia da Visita de Estudo
  • Dia da Criança

E a chefe de divisão terminou sempre a sua intervenção sublinhando a importância das parcerias estabelecidas pela CMT com uma série de entidades (Juntas de Freguesia, Associações de Pais, Associações Culturais e/ou Sociais) que têm permitido a execução mais rápida e mais eficaz de conjunto de intervenções nas escolas do município, muito relevantes para o bem-estar e segurança dos alunos do concelho.

Juntas de Freguesia


Ainda que, supostamente, os discursos não tenham sido combinados, os diversos representantes das Juntas de Freguesia foram uníssonos no reconhecimento da importância que a articulação das Juntas com a Câmara tem sido essencial para a resolução de pequenos problemas ou necessidades que vão sendo identificadas pelas escolas.

Destacaram também, todos, a muito boa cooperação havida entre as Juntas e as Associações de Pais de cada escola, reforçando a importância de haver Associações fortes e dinâmicas.

E também foi unânime a expressão das boas-vindas a todos (alunos, pais, professores e auxiliares) o que chegaram recentemente a cada escola ou freguesia.

Associações de Pais


As diferentes Associações de Pais foram também unânimes numa série de pontos. Todos deixaram expressas estas ideias:

  • Boas-vindas a todos os que agora chegam a cada uma das escolas
  • O apelo à participação de TODOS os pais na vida das Associações e das Escolas
  • A necessidade de não haver atrasos no pagamento das quotas e mensalidades relativas às atividades que estão a cargo das Ass. Pais
  • O agradecimento à CMT ou às JF pela colaboração prestada e disponibilidade demonstradas relativamente às necessidades elencadas

Houve depois, caso a caso, a identificação de algumas carências ou a apresentação de pedidos de colaboração em situações específicas.

Nas salas



Depois de terminado este primeiro momento comum, os Enc. de Educação foram com os respetivos educadores / professores / diretores de turma para as salas previamente indicadas, onde puderam ouvir o detalhe de algumas informações, o esclarecimento de algumas dúvidas e onde puderam, também eles, dar a sua opinião, colocar as suas reservas ou apresentar as suas sugestões.

Destes looooonnngos dias, ficam abaixo os registos fotográficos.


↓ Mais fotos nestas pastas: ↓

Pedreira


Carregueiros
Vale Calvo


Cem Soldos
Marmeleiro


Raul Lopes
St. António




EDNAP 5ºano


EDNAP Diplomas
ESSMO 9º ano


ESSMO Diplomas



quarta-feira, 3 de setembro de 2025

Voto de Louvor - Maria Celeste Sousa

O Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria, reunido no dia 22 de julho de dois mil e vinte e cinco, deliberou por unanimidade dos conselheiros presentes, expressar publicamente um Voto de Louvor à Diretora cessante, Senhora Professora Maria Celeste Gonçalves Simões de Sousa.



Ao longo de vinte e nove anos, a Senhora Professora Maria Celeste Gonçalves Simões de Sousa exerceu, com dedicação, os cargos de Presidente do Conselho Diretivo, Presidente do Conselho Executivo e Diretora da Escola Secundária c/ 3.º ciclo Santa Maria do Olival, tendo assumido, em 2012, na sequência da agregação da referida escola com o Agrupamento Escolas D. Nuno Álvares Pereira, o cargo de Diretora do Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria.

O seu percurso profissional foi sempre marcado pela competência, ética, espírito de diálogo, elevado sentido de responsabilidade, compromisso e de missão. Deixou um legado de excelência que continuará a inspirar o presente e o futuro do Agrupamento e da comunidade local.

Sob a sua liderança, o Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria afirmou-se como uma escola de referência e de qualidade, ancorada no presente, mas estrategicamente orientada para o futuro, distinguindo-se por promover ambientes abertos, interventivos e pelo seu compromisso com a construção de projetos de vida justos, inclusivos e geradores de bem-estar individual e coletivo.

A visão estratégica, a reconhecida capacidade de liderança e a excelente relação que sempre manteve com a comunidade local, assim como com instituições nacionais e internacionais, permitiram ao Agrupamento projetar-se através de inúmeros projetos e iniciativas marcantes, com grande impacto na vida do próprio Agrupamento e na comunidade.

O Voto de Louvor à Senhora Professora Maria Celeste Gonçalves Simões de Sousa é, assim, uma justa homenagem, expressão de reconhecimento e profunda gratidão pelo trabalho realizado, pelo impacto do seu percurso na história do Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria, bem como pelo exemplo de comprometimento com o serviço público e, em particular, com a educação.

5 de agosto de 2025. — A Presidente do Conselho Geral, Maria Lisete Vicente Lapa.


quarta-feira, 6 de agosto de 2025

Levantamento dos Manuais Escolares 25/26

Estão já agendados os momentos para levantamento dos Manuais Escolares (manuais reutilizáveis) para o ano letivo 2025/26, de acordo com o calendário que abaixo se reproduz.

  • ano - 26/08 - EDNAP - Biblioteca - 9:00-12:30 / 14:30-17:00
  • ano - 27/08 - EDNAP - Biblioteca - 9:00-12:30 / 14:30-17:00
  • ano - 28/08 - EDNAP - Biblioteca - 9:00-12:30 / 14:30-17:00
  • ano - 29/08 - EDNAP - Biblioteca - 9:00-12:30 / 14:30-17:00
  •  ano - 26/08 - ESSMO - Ginásio - 9:00-12:30 / 14:30-17:00
  • 10º ano - 27/08 - ESSMO - Ginásio - 9:00-12:30 / 14:30-17:00
  • 11º ano - 28/08 - ESSMO - Ginásio - 9:00-12:30 / 14:30-17:00
  • 12º ano - 29/08 - ESSMO - Ginásio - 9:00-12:30 / 14:30-17:00



segunda-feira, 28 de julho de 2025

Turmas 2025/26

As turmas do AENSM para 2025/26 serão afixadas:

  • dia 31 de julho (quinta-feira)
  • a partir das 15:30
  • na escola sede (ESSMO)



sexta-feira, 18 de julho de 2025

Professoras do AENSM no ProfMat

As Professoras, Dora Freitas e Elisete Trindade participaram no encontro "XL ProfMat- 2025", durante os dias 14, 15 e 16 de julho, na Universidade de Évora.


Encontro decorreu durante estes três dias com um programa variado, Conferências Plenárias, Conferências com Discussão, Sessões Práticas, Simpósios de Comunicação, mesas-redondas, apresentações de trabalhos académicos, entre outros.

No evento participaram os oradores José Paulo Viana, Carlos Fiolhais, António Machiavelo e Domingos Fernandes. Estiveram envolvidos cerca de 400 elementos, entre os quais, professores, pesquisadores e alunos que frequentam o ensino superior de diversas instituições do país, com o objetivo de promover o intercâmbio de experiências e o fortalecimento do ensino da Matemática.

No dia 14 de julho, as duas docentes foram promotoras de um Simpósio de Comunicação na temática – "Matemática e Pensamento Computacional com Python". Esta comunicação teve o objetivo de divulgar um trabalho desenvolvido com os alunos de uma turma do 9º ano e 10º ano do Curso Multimédia, no decorrer em aulas de Matemática e no âmbito de DAC, no ano letivo de 2023/24.


A participação no encontro proporcionou às docentes uma rica e variada troca de conhecimentos e experiências, o que irá contribuir de forma significativa para o desenvolvimento da prática docente, além de reforçar o compromisso para a contínua atualização na formação e compromisso da docência na área disciplinar de Matemática.




quarta-feira, 16 de julho de 2025

Assembleia Municipal Jovem - Ens. Secundário

Os alunos Miguel Rei, Duarte Pinto, José Sousa, Laura César, Sara Silva, Maria Clara Batista, Maria Paulo, Santiago Escudeiro, André Antunes, Inês Ribeiro e Inês Dionísio, do 10.º ano, constituíram a Bancada Escolar que representou o Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria, na Assembleia Municipal Jovem de Tomar, realizada na tarde do dia 15 de maio.


A iniciativa é patrocinada pela Câmara Municipal, de há seis anos para cá, e dirige-se aos alunos que frequentam o 2.º Ciclo e o 10.º ano nos dois Agrupamentos escolares da cidade.  No ensino secundário abarca, também, a Escola Profissional de Tomar. 

Há uma demorada preparação prévia dos alunos, na sua motivação e na preparação das medidas, de maneira a que a experiência resulte num momento deveras gratificante.

A realização desta Assembleia visa proporcionar aos jovens do concelho uma experiência cívica de grande significado, no âmbito da cidadania que se pretende ativa e participada, e que se traduzem na apresentação de medidas (três por cada Agrupamento), num tema que é variável de ano para ano. O deste ano foi Novas Tecnologias – Oportunidades e Desafios para os Jovens, na procura de respostas às questões: como é que as crianças e os jovens podem ter a sua autonomia garantida na Internet sem que sofram os riscos decorrentes dessa liberdade? Como é que escolas, pais e responsáveis podem usufruir das NOVAS TECNOLOGIAS e acabar com práticas nocivas, como o cyberbullying?


Os objetivos centram-se na formação para a cidadania, incentivando o gosto pela participação cívica e política; estimular as capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria; dar voz aos jovens estudantes e promover o debate parlamentar entre os mesmos, argumentando e defendendo as suas ideias e, acima de tudo, a importância de ouvir o outro e respeitar todas as opiniões; sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetem o seu presente e o futuro individual e coletivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder politico.

A Assembleia realizou-se no Salão Nobre da Câmara Municipal, com a empática receção e preparação dos jovens por parte da Vice-Presidente da edilidade, do Presidente da assembleia Municipal, bem como dos Diretores dos Agrupamentos, vereadores e pessoal camarário afeto ao evento.

Os alunos apresentaram as três medidas, bem como a sua fundamentação, que se transcrevem.


  • Primeira medida: Criar um “guião” para os Pais e Encarregados de Educação, com o objetivo de dar a conhecer a ferramenta de controlo parental Family Link, bem como o seu funcionamento. 

Fundamentação: Sabendo que os jovens estão cada vez mais dependentes dos telemóveis, esta medida tem como objetivo limitar o tempo de utilização dos mesmos (2 horas diárias) e permitir o acompanhamento e monitorização por parte dos Pais e Encarregados de Educação, com o fim de promover o bem-estar emocional, a prática de exercício físico, de forma que a criança e o adolescente possam crescer de maneira harmoniosa, saudável e equilibrada.

O “guião” deverá ser elaborado pelos dois Agrupamentos de Escolas do concelho e pela Escola Profissional de Tomar.  Esta medida deverá ser implementada no início de cada ano letivo, sendo aplicada aos Pais e Encarregados de Educação dos alunos do 2º e 3º ciclos. A divulgação deverá ser feita através dos órgãos locais de informação, assim como pelas redes socias dos Agrupamentos/Município.


  • Segunda medida: “Educar para o Digital” – formação presencial/online/webinar (para alunos, pais e encarregados de educação, professores, educadores).

Fundamentação: esta medida, que é multidisciplinar, pretende que todos tenham o conhecimento suficiente para manejar com qualidade e segurança as novas tecnologias. Pretende-se, também abordar temas como: cyberbullying, a dependência das TIC (tecnologias de informação e comunicação), que é um grave obstáculo ao crescimento saudável e à saúde mental. Outros aspetos que nos merecem grande preocupação são a desinformação e a manipulação do conhecimento com notícias falsas.


  • Terceira medida: “Solidariedade e Comunicação Intergeracional” - criação de um projeto-piloto (limitado a vinte domicílios carenciados), que visa levar as novas tecnologias à população sénior.

Fundamentação: a população está cada vez mais envelhecida e mais isolada. Esta medida pretende combater o isolamento e solidão dos cidadãos seniores, através de uma parceria entre gerações, no âmbito das novas tecnologias, de modo a promover a solidariedade e a comunicação entre jovens e cidadãos seniores. A medida consiste em criar competências digitais básicas na população sénior, dotando as suas habitações de equipamentos tecnológicos (tablet, telemóvel, internet…), recorrendo a apoios diversos (municípios, união europeia, operadoras de telecomunicações, mecenato…). 

Esta medida poderá ser articulada com a Universidade Sénior de Tomar, em parceria com o IPT- Instituto Politécnico de Tomar- e com empresas de telecomunicação.


O debate foi muito vivo na argumentação e contra-argumentação, na assertividade e na partilha conciliatória de pontos de vista. Os alunos estiveram entusiasmados na defesa das propostas que apresentaram e foram polidos e elegantes. A segunda e terceira medidas foram aprovadas. 

Foi uma tarde de experiências e de aprendizagens motivadoras e felizes.



terça-feira, 15 de julho de 2025

Alunos no MILAGE

No dia 8 de julho, um grupo de alunos do 7º ano, acompanhados pelas professoras, Dora Azevedo e Elisete Trindade, participou na IX Conferência Internacional de Aprendizagem Móvel no Projeto Milage “A Família e a Escola nas Novas Ecologias de Aprendizagem” e na 7ª Edição de Prémios Milage Aprender +, que decorreu no Cineteatro, em Ourém.


A aluna Luísa Carolino apresentou a sua ficha intitulada “Sequências no Jardim do Mouchão”, selecionada para a categoria de Aluno Autor Matemática (3ºciclo). As alunas, Bárbara Gonçalves, Diana Peixoto, Lara Pereira e Maria Barrento fizeram a apresentação da ficha que elaboraram, com o título “A Feira de Santa Iria”, também selecionada para a final na mesma categoria (Aluno Autor Matemática - 3ºciclo).


No âmbito do concurso de professor autor, a professora Dora Azevedo, selecionada para a final, apresentou a ficha que elaborou, intitulada “O Lagar de Azeite”. Ainda na mesma categoria, a professora Elisete, também selecionada para a final, apresentou a sua ficha que tinha como título “Portal da Igreja São João Batista”.


Foi um dia muito rico em novas experiências, partilha e aprendizagem!

Parabéns a todos!  


Deixamos aqui o nosso agradecimento aos alunos pelo empenho e dedicação, e aos seus Encarregados de Educação.

Também, um agradecimento especial à Câmara Municipal de Tomar e à Direção do Agrupamento Nuno de Santa Maria pelo apoio prestado.


Área disciplinar de Matemática


sexta-feira, 11 de julho de 2025

Tomada de posse da nova diretora do AENSM

Judite Paula Duarte Calado foi hoje empossada como a nova Diretora do Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria (AENSM).



Na cerimónia de tomada de posse, que decorreu na escola sede (ESSMO), ao final da tarde deste dia 11 de julho, estiveram presentes cerca de 180 convidados entre professores, funcionários, alunos, amigos e entidades da cidade e da região.

Na abertura da sessão a "Tuna'Sabes Cantar" interpretou duas peças da sua autoria, nomeadamente o Hino do Agrupamento.


Presidida pela prof.ª Maria Lisete Lapa, Presidente do Conselho Geral, a cerimónia iniciou-se com uma homenagem à diretora cessante, Maria Celeste Sousa. Nessa pequena homenagem foi recordado e empenho, o compromisso, a dedicação e o muito que Celeste Sousa fez pelo Agrupamento, por cada uma das escolas que dele fazem parte e, sobretudo, pelas pessoas que nele habitam ou que por ele passaram. 


Foram cerca de 30 anos que esta professora esteve à frente da ESSMO e, depois, do AENSM. Não é possível ignorá-lo e seria estultícia – mesmo para os mais críticos – não reconhecer a marca indelével que Celeste Sousa deixa no AENSM e na cidade. Um “Muito obrigado!” é o mínimo que se pode deixar gravado nas memórias.

Celeste Sousa tomou então a palavra e agradeceu o reconhecimento e, falando de improviso, fez questão de sublinhar que partilha os méritos com «a melhor equipa do mundo», referindo-se aos restantes elementos da direção cessante. Fez mesmo questão de nomear cada um desses elementos: Natália Nogueira; Ana Maria Dias; Judite Calado; Maria João Correia; Marta Henriques e Maria Glória Costa. Quis deixar também os votos de felicidade e de bom trabalho à sua sucessora, Judite Calado. E deixou uma promessa, “vai continuar por aí”, disponível para ajudar no que for necessário; aventou mesmo a hipótese de vir a integrar a “Tuna’Sabes Cantar”, agora que tem um pouco de tempo livre.


Procedeu-se de seguida ao momento da tomada de posse de Judite Calado como diretora do AENSM. Como determina a lei, foi lido o termo de aceitação e, sob compromisso de honra, Judite Calado assinou o documento que a empossa como Diretora do AENSM.


Lisete Lapa aproveitou para desejar as maiores felicidades à nova Diretora, sem contudo, deixar de elencar algumas das maiores dificuldades e alguns dos maiores desafios que se colocam à novel Diretora. 

Foi então ocasião para a tomar o uso da palavra a Diretora Judite Calado.

Compreensivelmente nervosa e emocionada, sobretudo quando se referiu ao marido e filho, a agora Diretora do AENSM, depois de cumprimentar todos os presentes, começou por se dirigir a Celeste Sousa para lhe agradecer singela, mas emotivamente, tudo o que esta fez, ao longo de tanto, tempo pelo Agrupamento.


Judite Calado começou por afirmar o seu completo empenho, dedicação e compromisso com a missão educativa e com a comunidade educativa do AENSM. Reafirmou ainda a sua profunda crença «no poder da educação como motor de mudança social e no papel fundamental que cada profissional desempenha na formação de cidadãos críticos, conscientes e preparados para os desafios do futuro» e a sua «firme intenção de honrar o passado, enfrentar o presente e projetar um futuro de qualidade e inclusão para todos».


Para tal, a nova Diretora deixou claro que «é fundamental que dentro dos limites de autonomia, sejamos capazes de, com ousadia, estabelecer um caminho muito próprio com sentido e orientação» e elencou alguns tópicos que orientarão a sua prática e visão:

  • por um lado, a convicção de que a escola precisa, inapelavelmente, de preparar os seus alunos para um futuro que, ainda que possa ser incerto e desafiador, terá que ser promissor;
  • por outro lado, a certeza de que cabe à escola contribuir para o desenvolvimento das competências sociais, emocionais e relacionais daqueles que nela habitam e que hão de permitir a estes uma melhor integração na sociedade que o mundo lhes apresenta;
  • finalmente, o compromisso com valores como o Bem-estar e a Paz;

e nessa sequência, Judite Calado anunciou uma «gestão democrática, eficiente e colaborativa, na qual todos se possam sentir valorizados, ouvidos e envolvidos no processo de melhoria contínua do Agrupamento».


E acrescentou ainda que o trabalho da Diretora será orientado pela preocupação de criar todas as condições para que o AENSM «cumpra a missão de proporcionar uma educação de qualidade e excelência, promovendo o bem-estar e o sucesso de todos os alunos num ambiente seguro, inclusivo e inovador, garantindo a equidade de oportunidades, apostando na literacia digital e no uso responsável da tecnologia.» E que procurará promover a «Educação para a Paz, com diálogo e respeito, permitindo o desenvolvimento de competências sociais que capacitem os alunos para uma cidadania ativa, crítica e responsável, comprometidos com um mundo mais justo e harmonioso, para melhor enfrentarem os desafios do futuro.»


Judite Calado terminou o seu discurso de tomada de posse, repetindo que conta com todos, professores, alunos, famílias, técnicos especializados e pessoal não docente nessa missão maior que é Educar.

De seguida, apresentou as colegas que com ela aceitaram constituir a equipa da direção. Assim:

  • Subdiretora: Natália Mendes Nogueira
  • Adjunta: Ana Maria Dias
  • Adjunta: Elsa Alexandra Silva
  • Adjunta: Rita Margarida Alves
  • Coordenadora da EDNAP: Carla Sofia Balsa
  • Coordenadora do JI e EB1 Raul Lopes: Maria Glória Costa


Há a intenção de nomear uma assessora, mas cujo processo de nomeação depende da aceitação do pedido por parte do Conselho Geral

Houve ainda tempo para a representante da Câmara Municipal de Tomar, a vice-presidente Filipa Fernandes (por incompatibilidade de agenda do Presidente) que agradeceu o contributo de Celeste Sousa por quase 30 anos de defesa da educação em Tomar e pela promoção incansável do concelho, das escolas e dos seus alunos em várias circunstâncias e momentos. 


Relativamente à nova Diretora, Filipa Fernandes confessou saber que o Agrupamento fica muito bem entregue e que o humanismo e o carinho pelos alunos que testemunhou na Judite Calado só auguram um futuro promissor e um cargo com muitos sucessos. Terminou por agradecer que esta professora se tenha disponibilizado para esta tarefa, numa altura em que «cada vez é mais difícil encontrar boas pessoas que se disponibilizem para estes cargos».


Terminou a cerimónia com a intervenção da Presidente da Associação de Estudantes, ex-aluna da professora Judite, que manifestou a sua satisfação pessoal pela nomeação da sua ex-professora para a direção e desejou, em nomes dos alunos que representa, um mandato feliz.


Seguiu-se depois o tradicional “Porto de Honra”.

José Paulo Vasconcelos
@GIMAC




↓ Mais fotos nesta pasta: ↓
AENSM