sexta-feira, 24 de outubro de 2025

Dia de Santa Iria

Na tarde do dia 20 de outubro, dia de Santa Iria, as crianças da TR_JD (sala 4) do JI Raul Lopes, cumpriram a tradição, lançando as pétalas ao rio como é habitual todos os anos.



quinta-feira, 23 de outubro de 2025

Dia Mundial da Alimentação

No âmbito do Dia da Alimentação, os alunos da EB1 de Santo António resolveram "meter as mãos na fruta".

Fizeram umas deliciosas tartarugas, uns simpáticos ouriços e umas coloridas e apetecíveis espetadas que partilharam entre si em jeito de piquenique. 


E não faltou a animação com as canções alusivas à Roda dos Alimentos! 

quarta-feira, 22 de outubro de 2025

Dia Mundial do Animal

O Dia Mundial do Animal é celebrado anualmente a 4 de outubro e tem como objetivo chamar a atenção para a condição e bem-estar dos animais.


A celebração une o movimento de bem-estar animal, mobilizando uma força global para tornar o mundo num lugar melhor para todos os animais.


Neste sentido, os docentes convidaram a equipa do nosso Canil / Gatil Intermunicipal para uma partilha de sensibilização do bem-estar dos animais.


As crianças ficaram admiradas com a seneridade do Zeca, do Vasco e do Zuli, dando carinho, escovando e ouvindo o seu coração! Pelas partilhas, conseguimos construir objetos de brincadeira para os nossos animais!


Aos nossos pais/Encarregados de Educação, agradecemos o contributo dos bens doados para o nosso canil/gatil intermunicipal.



Agradecemos à equipa do Canil/Gatil por proporcionarem momentos importantes!






terça-feira, 21 de outubro de 2025

Dia Mundial da Música

O Dia Mundial da Música é celebrado anualmente a 1 de outubro.


É também uma forma de realizar os ideais da UNESCO de solidariedade e paz entre os povos e de incentivo à troca de experiências e valores estéticos entre os mesmos.



Desde 1949, o International Music Council defende um mundo onde todos possam ter acesso à música, onde possam aprender, experimentar, criar, atuar e expressar-se através da música.


Os professores titulares da EB1 de Carregueiros organizaram a manhã cheia de experiências musicais, estando presente o elemento do grupo de Gaiteiros dos Brasões, sr. Júlio com a sua Gaita de Foles, acompanhado por dois familiares dos nossos alunos, o pai João, no tambor, e o avô José, no bombo.


Obrigado pela vossa colaboração, neste dia tão divertido!

Os docentes

segunda-feira, 20 de outubro de 2025

ERASMUS na Letónia (Liepaja)

Stop Increasing Climate Changes on Earth, Liepaja 

 27 de agosto a 3 de setembro de 2025

No dia 27 de agosto de 2025, juntamente com os professores Lisete Lapa e Henrique Oliveira, e com as nossas colegas Érica Freire, Catarina Santos e Adriana Gameiro, embarcámos numa aventura incrível: a mobilidade a Liepaja no âmbito do projeto SIGN



Eu (André) e o Martim fomos convidados a participar na mobilidade pela escola de Liepaja - Letónia. Aceitámos o convite mesmo sabendo que teríamos de assumir as despesas (a nossa ida não foi financiada), porque sabíamos que seria uma experiência que valeria a pena! E valeu mesmo!

Esta aventura começou logo no primeiro dia, um dia livre com as famílias de acolhimento. A maioria foi fazer arborismo a um parque chamado Tarzans. Foi uma experiência única, cheia de aventuras e com vários desafios pelos percursos de obstáculos e slides.


O tema da nossa mobilidade foi a água e a poupança da mesma. Assim, cada equipa desenvolveu um trabalho sobre este tema e apresentou-o na escola da Letónia.


No mesmo dia, fomos ainda visitar a empresa Liepaja Udens, responsável pelo abastecimento de água da cidade, onde ficámos a perceber como funciona o sistema de tratamento e distribuição de água. No complexo, visitámos o local onde a água é tratada para abastecer as casas e edifícios da cidade. Foi uma experiência muito enriquecedora e educativa. 


Realizámos uma visita guiada de tuk-tuk por Kuldiga, uma cidade histórica na Letónia, património mundial da UNESCO. Aprendemos muito sobre a sua história, de forma divertida e enriquecedora. Em Kuldiga realizámos uma atividade na qual andámos a pé pelo rio da cidade. Foi uma experiência muito diferente. Também é nesta localidade que se encontra a cascata mais larga da Europa de que gostámos imenso. 


A Letónia é um país cheio de natureza, e muitas das atividades que desenvolvemos foi contactando o ambiente, nomeadamente zonas e espaços protegidos ligados à água. Visitámos, assim, o centro educacional da natureza de Liepaja e participámos numa atividade de observação de aves e microrganismos que estavam presentes nas plantas e na água do lago. Gostámos muito, e foi importante conhecer como cuidam da vida naquele habitat aquático.  


Durante a nossa estadia por Liepaja, ocorreu o primeiro dia de aulas da escola. Houve uma cerimónia na qual participámos para celebrar o novo ano escolar. Foi muito interessante conhecer a realidade de uma escola naquela zona da Europa. A escola tinha uma estrutura e organização muito diferente da nossa. 


Na escola participámos, ainda, numa aula de Química onde fomos desafiados a analisar a qualidade da água. Foi interessante a partilha e o conhecimento entre todos até porque muitos dos alunos não eram da área das ciências.


Durante a mobilidade ficámos a residir com famílias de acolhimento. Foi uma experiência muito enriquecedora, porque pudemos vivenciar como é a vida de um adolescente e de uma família naquela cidade e na Letónia; quais os seus hábitos, costumes e o dia-a-dia, e como é a vida académica dos estudantes.


A cidade de Liepaja é conhecida por ser a cidade da música da Letónia. E obviamente a música tinha de fazer parte da nossa experiência. Fomos conhecer uma organista da cidade que toca o órgão mecânico mais antigo do mundo (órgão de tubos). O grupo teve a oportunidade de tocar algumas notas musicais, algo que foi aproveitado de forma entusiasmada por alguns alunos.



A Letónia foi, durante mais de cem anos, parte do Império Russo. Em Liepaja, existia uma zona militar russa, chamada Karosta. No último dia fomos visitar essa zona. De manhã fomos a uma prisão da época, que posteriormente foi usada pelos nazis e pela União Soviética. Nessa visita, percebemos como eram tratados os prisioneiros. 


À tarde, realizámos uma atividade de “Escape Room” em antigos bunkers russos. Foram duas experiências exigentes do ponto de vista emocional, mas únicas e que nunca vamos esquecer. 


Nesta mobilidade, conhecemos pessoas de vários países (Itália, Letónia e Turquia). Fizemos amizades que esperamos que durem durante muitos anos. Entrámos em contacto com diferentes culturas e diferentes maneiras de ver o mundo e a própria vida. Foi uma semana incrível, que nunca esqueceremos, onde aprendemos coisas que levaremos para a vida. Trabalhámos a questão da água e como os diferentes países estão a encarar e a tratar este bem precioso.


Por fim, queremos agradecer aos professores e aos nossos colegas da Letónia, por terem planeado esta semana incrível, às famílias de acolhimento pelo excelente acolhimento e a todos os professores e alunos envolvidos na mobilidade por fazerem desta experiência algo marcante e inesquecível.



                        André Caetano e Martim Gonçalves


segunda-feira, 13 de outubro de 2025

EB1 St.º António - Dia Mundial do Animal

No dia 3 de outubro, os alunos e familiares da EB1 de Santo António trouxeram os seus amiguinhos de 2 e 4 patas até à escola para comemorarem em grande o Dia Mundial do Animal.


Entre festas e muitas gargalhadas, puderam observar as características de cada um.

 

Debatemos temos como o respeito, adoção responsável e a prevenção de maus-tratos dos nossos fiéis amigos!



sexta-feira, 10 de outubro de 2025

Selo "Escola MILAGE"

O Projeto MILAGE engloba um conjunto de iniciativas que envolve a promoção da utilização da plataforma educativa digital, MILAGE APRENDER+, que detém patente registada nos EUA. Esta plataforma de aprendizagem foi desenvolvida pela Universidade do Algarve (UAlg), no âmbito dos projetos “MILAGE - MathematIcs bLended Augmented GamE”, “LEARN+”, “INCOLLAB”, “RE.MA.C”, “STEAME-ACADEMY”, “TransLeader” do programa ERASMUS+, e disseminada em Portugal em parceria com a Direção Geral de Educação, a Associação de Professores de Matemática, Associação de Professores de Português, Associação Portuguesa de Imprensa, Sociedade Portuguesa de Matemática, Segura Net, Associação Portuguesa de Professores de Inglês, Associação Portuguesa de Professores de Espanhol, Plano Nacional de Leitura 2027 e eTwinning.


Este projeto visa ajudar todos os alunos a aprenderem, aproveitando as potencialidades dos smartphones, tablets e computadores, conjugando-as com um modelo pedagógico desenvolvido para motivar os alunos e promover uma aprendizagem ativa, centrada no aluno, mais autónoma e adequada a diferentes estilos de aprendizagem, num ambiente gamificado e com vídeos educacionais.




A Missão deste projeto é promover a implementação de uma prática pedagógica inovadora, com recurso à plataforma MILAGE APRENDER+, assegurando o acesso gratuito, equitativo e de qualidade à educação, que combina o analógico com o digital. Assegura ainda a avaliação formativa, as aprendizagens ativas e o desenvolvimento de competências do século XXI.


O Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria, foi distinguido com o Selo "Escola MILAGE", como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na promoção do ensino /aprendizagem com recurso às novas tecnologias.


Agradecemos à Câmara Municipal de Tomar, por financiar a implementação deste projeto, assumindo um papel ativo na promoção de práticas educativas inovadoras e na valorização do sucesso escolar.


terça-feira, 30 de setembro de 2025

Clube do Desporto Escolar do AENSM

O Clube do Desporto Escolar do AENSM, aproveita esta oportunidade para dar a conhecer aos alunos e Encarregados de Educação, a oferta desportiva diversificada existente no AENSM, ao nível dos grupos-equipas de competição do Desporto Escolar, com a indicação das modalidades, os locais de treino e respetivos horários, em que os alunos se podem inscrever no seu desporto favorito.

A participação no projeto do desporto escolar, proporciona aos alunos a oportunidade de melhorar a sua aptidão física / competências desportivas, participar em atividades / competições desportivas e conviver com alunos de outras escolas e localidades.

Os horários indicados nos quadros podem estar sujeitos a ajustamentos, em função das disponibilidades dos alunos e das instalações desportivas.

Os alunos interessados em se inscrever / participar num grupo-equipa, devem contatar o seu professor de Educação Física e/ou inscrever o seu nome nas fichas existentes no placard do Desporto Escolar da sua escola.


Os treinos dos diversos grupos / equipas têm o seu início na primeira semana de outubro e vão prolongar-se ao longo do ano letivo, nos horários / espaços indicados.


Para mais informações, clicar no link do Desporto Escolar na página oficial do AENSM ou através do site: https://deaensm.my.canva.site/

segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Carregueiros - Sensibilização para o Cancro Pediátrico

Setembro é o Mês Internacional de Sensibilização para o Cancro Pediátrico, momento muito especial para as organizações que, em todo o mundo, acompanham as crianças e jovens com cancro e as suas famílias.


O laço dourado é símbolo da força, coragem e resiliência destas crianças e jovens.

Apesar de ser uma doença rara, continua a ser, em Portugal, a causa de morte mais frequente por doença em idade pediátrica. São diagnosticados cerca de 400 casos a cada ano e a taxa de sobrevivência ronda os 80%.


Na nossa escola, JI/EB1 Carregueiros a turma de pré-escolar contém um aluno com algumas limitações, sendo acompanhado no IPO. A sua Encarregada de Educação informou-nos sobre os 30 anos de comemoração, e nós, escola, não fomos indiferentes. 

Sensibilizamos as famílias e no dia 26 setembro formamos um laço dourado para reforçar a união e a sensibilização de todos para o Cancro Pediátrico. O nosso gesto foi sincero e simbólico, reconhecido pela nossa comunidade escolar e da freguesia de Carregueiros.

Obrigado a todos pela colaboração: Com o lema “Quando o cancro se mete no caminho, ninguém vai sozinho”

Os docentes

terça-feira, 23 de setembro de 2025

quinta-feira, 11 de setembro de 2025

Lançamento do Ano Letivo 25/26

[Pastas com fotografias no final da notícia]


Realizaram-se, ao longo dos dias 10 e 11 (09/25), as receções aos Alunos e respetivos Encarregados de Educação que vão frequentar o A.E.N.S.M. ao longo do ano letivo 2025/26.

Foram dois dias repletos de encontros, que permitiram a partilha de algumas das informações mais relevantes a comunidade escolar, bem como o (re)encontro de caras conhecidas ou a descoberta de novos rostos.

Nas diversas sessões (uma por cada escola do Agrupamento) houve espaço para a direção do Agrupamento de Escolas, a Câmara Municipal de Tomar, as diferentes Juntas de Freguesia e as Associações de Pais de cada escola deixarem algumas informações que aqui se sintetizam.

Direção do AENSM


Foi momento para a nova Diretora do AENSM se dar a conhecer, de forma mais pessoal e próxima, à comunidade educativa. 

Judite Calado começou sempre por dar as boas-vindas a todos os presentes, reforçando a importância das suas presenças neste “Primeiro Dia” de uma nova etapa dos seus educandos. “Estar presente é uma forma de reconhecer e afirmar a importância daqueles por quem estamos” disse a nova diretora, por estas ou outras palavras.

Depois, aproveitou para recordar algumas boas práticas para as quais os EE (Encarregados de Educação) devem estar particularmente atentos:

  • Pontualidade e autorresponsabilização
  • Respeito por uma correta “higiene do sono” (em horas e em qualidade)
  • Cuidados com uma alimentação equilibrada e saudável
  • Importância da existência e observância de um conjunto equilibrado de regras
  • Utilização do “Caderninho do aluno”
  • Protocolos e procedimentos de segurança na entrega e recolha dos alunos
  • Proibição do uso de telemóvel em espaço escolar de acordo com o DL 95/2025
  • Procedimentos a observar em caso de acidente escolar

Além destas chamadas de atenção, a diretora do AENSM teve ainda ensejo de apresentar e divulgar o projeto “A crescer” que se foca na recuperação de problemas no domínio da terapia da fala mas que se tem mostrado como uma espécie de “Clube de família”. Na verdade, durante as tertúlias marcadas com os EE, os técnicos deste projeto abordam questões muito pertinentes para o quotidiano das famílias. Alguns EE fizeram mesmo questão de deixar o seu testemunho e agradecimento pela forma como estas “tertúlias” decorreram, lamentando apenas o número de pais que frequentaram estes encontros.


Judite Calado fez ainda a apresentação de uma publicação do AENSM, resultante de um percurso formativo de vários professores, educadores e técnicos especiais do agrupamento, e que versa a temática da dislexia e da intervenção que os responsáveis educativos podem e devem fazer. 

Finalmente, houve ainda tempo para dar a conhecer o jogo “SENTIDOS”, que versa a história e a diversidade cultural da região do Médio Tejo. Este jogo de tabuleiro será usado, ao longo deste ano letivo, como forma de dar a conhecer, sobretudo aos mais jovens (1º e 2º ciclo) a riqueza cultural da região onde vivem.

Câmara Municipal


Quase sempre na pessoa da dr.ª Sónia Bastos, a CMT reiterou os votos de boas-vindas e aproveitou para sublinhar e esclarecer alguns tópicos especialmente relevantes para o Jardim de Infância ou o 1º ciclo do Ensino Básico. A saber:

  • Os subsídios e apoios disponibilizados pela CMT;
  • Disponibilização das refeições escolares;
  • O recurso à plataforma SIGA – https://siga.edubox.pt/auth;
  • Utilização dos transportes escolares

Foi também relembrada a oferta das AECs (no âmbito do projeto “Escola a Tempo Inteiro” – Portaria n.º 644-A/2015) que é assegurada pela CMT aos alunos do 1º ciclo, nomeadamente:

  • Atividade física e desportiva
  • DivertidaMENTE
  • Artes e Bem-estar
  • Judo
  • Basquete
  • T-Kids

Sónia Bastos abordou também alguns dos projetos patrocinados pela CMT e a forma como estes são colocados ao serviço de uma educação que se pretende abrangente, múltipla e que contribua para uma formação mais completa dos que frequentam as escolas de Tomar. Assim, a CMT oferece:

  • Adaptação ao meio aquático
  • Monges, cavaleiros e reis (visita aos Mosteiros de Alcobaça e Batalha e Convento de Cristo)
  • Dia da Visita de Estudo
  • Dia da Criança

E a chefe de divisão terminou sempre a sua intervenção sublinhando a importância das parcerias estabelecidas pela CMT com uma série de entidades (Juntas de Freguesia, Associações de Pais, Associações Culturais e/ou Sociais) que têm permitido a execução mais rápida e mais eficaz de conjunto de intervenções nas escolas do município, muito relevantes para o bem-estar e segurança dos alunos do concelho.

Juntas de Freguesia


Ainda que, supostamente, os discursos não tenham sido combinados, os diversos representantes das Juntas de Freguesia foram uníssonos no reconhecimento da importância que a articulação das Juntas com a Câmara tem sido essencial para a resolução de pequenos problemas ou necessidades que vão sendo identificadas pelas escolas.

Destacaram também, todos, a muito boa cooperação havida entre as Juntas e as Associações de Pais de cada escola, reforçando a importância de haver Associações fortes e dinâmicas.

E também foi unânime a expressão das boas-vindas a todos (alunos, pais, professores e auxiliares) o que chegaram recentemente a cada escola ou freguesia.

Associações de Pais


As diferentes Associações de Pais foram também unânimes numa série de pontos. Todos deixaram expressas estas ideias:

  • Boas-vindas a todos os que agora chegam a cada uma das escolas
  • O apelo à participação de TODOS os pais na vida das Associações e das Escolas
  • A necessidade de não haver atrasos no pagamento das quotas e mensalidades relativas às atividades que estão a cargo das Ass. Pais
  • O agradecimento à CMT ou às JF pela colaboração prestada e disponibilidade demonstradas relativamente às necessidades elencadas

Houve depois, caso a caso, a identificação de algumas carências ou a apresentação de pedidos de colaboração em situações específicas.

Nas salas



Depois de terminado este primeiro momento comum, os Enc. de Educação foram com os respetivos educadores / professores / diretores de turma para as salas previamente indicadas, onde puderam ouvir o detalhe de algumas informações, o esclarecimento de algumas dúvidas e onde puderam, também eles, dar a sua opinião, colocar as suas reservas ou apresentar as suas sugestões.

Destes looooonnngos dias, ficam abaixo os registos fotográficos.


↓ Mais fotos nestas pastas: ↓

Pedreira


Carregueiros
Vale Calvo


Cem Soldos
Marmeleiro


Raul Lopes
St. António




EDNAP 5ºano


EDNAP Diplomas
ESSMO 9º ano


ESSMO Diplomas