quinta-feira, 11 de setembro de 2025

Lançamento do Ano Letivo 25/26

Realizaram-se, ao longo dos dias 10 e 11 (09/25), as receções aos Alunos e respetivos Encarregados de Educação que vão frequentar o A.E.N.S.M. ao longo do ano letivo 2025/26.

Foram dois dias repletos de encontros, que permitiram a partilha de algumas das informações mais relevantes a comunidade escolar, bem como o (re)encontro de caras conhecidas ou a descoberta de novos rostos.

Nas diversas sessões (uma por cada escola do Agrupamento) houve espaço para a direção do Agrupamento de Escolas, a Câmara Municipal de Tomar, as diferentes Juntas de Freguesia e as Associações de Pais de cada escola deixarem algumas informações que aqui se sintetizam.

Direção do AENSM


Foi momento para a nova Diretora do AENSM se dar a conhecer, de forma mais pessoal e próxima, à comunidade educativa. 

Judite Calado começou sempre por dar as boas-vindas a todos os presentes, reforçando a importância das suas presenças neste “Primeiro Dia” de uma nova etapa dos seus educandos. “Estar presente é uma forma de reconhecer e afirmar a importância daqueles por quem estamos” disse a nova diretora, por estas ou outras palavras.

Depois, aproveitou para recordar algumas boas práticas para as quais os EE (Encarregados de Educação) devem estar particularmente atentos:

  • Pontualidade e autorresponsabilização
  • Respeito por uma correta “higiene do sono” (em horas e em qualidade)
  • Cuidados com uma alimentação equilibrada e saudável
  • Importância da existência e observância de um conjunto equilibrado de regras
  • Utilização do “Caderninho do aluno”
  • Protocolos e procedimentos de segurança na entrega e recolha dos alunos
  • Proibição do uso de telemóvel em espaço escolar de acordo com o DL 95/2025
  • Procedimentos a observar em caso de acidente escolar

Além destas chamadas de atenção, a diretora do AENSM teve ainda ensejo de apresentar e divulgar o projeto “A crescer” que se foca na recuperação de problemas no domínio da terapia da fala mas que se tem mostrado como uma espécie de “Clube de família”. Na verdade, durante as tertúlias marcadas com os EE, os técnicos deste projeto abordam questões muito pertinentes para o quotidiano das famílias. Alguns EE fizeram mesmo questão de deixar o seu testemunho e agradecimento pela forma como estas “tertúlias” decorreram, lamentando apenas o número de pais que frequentaram estes encontros.


Judite Calado fez ainda a apresentação de uma publicação do AENSM, resultante de um percurso formativo de vários professores, educadores e técnicos especiais do agrupamento, e que versa a temática da dislexia e da intervenção que os responsáveis educativos podem e devem fazer. 

Finalmente, houve ainda tempo para dar a conhecer o jogo “SENTIDOS”, que versa a história e a diversidade cultural da região do Médio Tejo. Este jogo de tabuleiro será usado, ao longo deste ano letivo, como forma de dar a conhecer, sobretudo aos mais jovens (1º e 2º ciclo) a riqueza cultural da região onde vivem.

Câmara Municipal


Quase sempre na pessoa da dr.ª Sónia Bastos, a CMT reiterou os votos de boas-vindas e aproveitou para sublinhar e esclarecer alguns tópicos especialmente relevantes para o Jardim de Infância ou o 1º ciclo do Ensino Básico. A saber:

  • Os subsídios e apoios disponibilizados pela CMT;
  • Disponibilização das refeições escolares;
  • O recurso à plataforma SIGA – https://siga.edubox.pt/auth;
  • Utilização dos transportes escolares

Foi também relembrada a oferta das AECs (no âmbito do projeto “Escola a Tempo Inteiro” – Portaria n.º 644-A/2015) que é assegurada pela CMT aos alunos do 1º ciclo, nomeadamente:

  • Atividade física e desportiva
  • DivertidaMENTE
  • Artes e Bem-estar
  • Judo
  • Basquete
  • T-Kids

Sónia Bastos abordou também alguns dos projetos patrocinados pela CMT e a forma como estes são colocados ao serviço de uma educação que se pretende abrangente, múltipla e que contribua para uma formação mais completa dos que frequentam as escolas de Tomar. Assim, a CMT oferece:

  • Adaptação ao meio aquático
  • Monges, cavaleiros e reis (visita aos Mosteiros de Alcobaça e Batalha e Convento de Cristo)
  • Dia da Visita de Estudo
  • Dia da Criança

E a chefe de divisão terminou sempre a sua intervenção sublinhando a importância das parcerias estabelecidas pela CMT com uma série de entidades (Juntas de Freguesia, Associações de Pais, Associações Culturais e/ou Sociais) que têm permitido a execução mais rápida e mais eficaz de conjunto de intervenções nas escolas do município, muito relevantes para o bem-estar e segurança dos alunos do concelho.

Juntas de Freguesia


Ainda que, supostamente, os discursos não tenham sido combinados, os diversos representantes das Juntas de Freguesia foram uníssonos no reconhecimento da importância que a articulação das Juntas com a Câmara tem sido essencial para a resolução de pequenos problemas ou necessidades que vão sendo identificadas pelas escolas.

Destacaram também, todos, a muito boa cooperação havida entre as Juntas e as Associações de Pais de cada escola, reforçando a importância de haver Associações fortes e dinâmicas.

E também foi unânime a expressão das boas-vindas a todos (alunos, pais, professores e auxiliares) o que chegaram recentemente a cada escola ou freguesia.

Associações de Pais


As diferentes Associações de Pais foram também unânimes numa série de pontos. Todos deixaram expressas estas ideias:

  • Boas-vindas a todos os que agora chegam a cada uma das escolas
  • O apelo à participação de TODOS os pais na vida das Associações e das Escolas
  • A necessidade de não haver atrasos no pagamento das quotas e mensalidades relativas às atividades que estão a cargo das Ass. Pais
  • O agradecimento à CMT ou às JF pela colaboração prestada e disponibilidade demonstradas relativamente às necessidades elencadas

Houve depois, caso a caso, a identificação de algumas carências ou a apresentação de pedidos de colaboração em situações específicas.

Nas salas



Depois de terminado este primeiro momento comum, os Enc. de Educação foram com os respetivos educadores / professores / diretores de turma para as salas previamente indicadas, onde puderam ouvir o detalhe de algumas informações, o esclarecimento de algumas dúvidas e onde puderam, também eles, dar a sua opinião, colocar as suas reservas ou apresentar as suas sugestões.

Destes looooonnngos dias, ficam abaixo os registos fotográficos.


↓ Mais fotos nestas pastas: ↓

Pedreira


Carregueiros
Vale Calvo


Cem Soldos
Marmeleiro


Raul Lopes
St. António




EDNAP 5ºano


EDNAP Diplomas
ESSMO 9º ano


ESSMO Diplomas



Sem comentários:

Enviar um comentário