quarta-feira, 2 de setembro de 2026

Tomar a Aprender - 2026

Realizou-se hoje, 2 de setembro, mais uma edição do “Tomar a Aprender”. Esta iniciativa, da responsabilidade da Câmara Municipal de Tomar, começa a tornar-se uma tradição que marca o reinício do ano escolar e une todas as escolas e níveis de ensino da cidade.

Com o cineteatro Paraíso completamente cheio, educadores, professores e técnicos especiais foram acolhidos pela Carolina Rosa (11ºE – AENSM) e pela Sofia Seixas (10º A - AENSM) que tocaram quatro peças (em dueto e a solo) de flauta transversal, dando um inegável toque de elegância e exclusividade à atividade.


 
Foi então ocasião para o presidente da câmara, Eng. Tiago Carrão, acolher todos os que se preparam para trabalhar diretamente nas escolas neste ano letivo de 2026/27. O presidente da autarquia começou por destacar a importância do que é ser educador/professor e sublinhando a sua convicção de que, num mundo em rápida mudança e cada vez mais marcado pela inteligência artificial, a missão dos professores é cada vez mais decisiva e insubstituível.


Tiago Carrão agradeceu ainda a alguns dos seus ex-professores que, estando presentes na plateia, lhe fizeram recordar o quão importantes foram e o quão significativa foi a sua intervenção para o percurso que ele próprio fez até ao presente dia.



De seguida procedeu-se a uma homenagem simples, mas cheia de significado, aos professores que se aposentaram durante o ano letivo de 2025/26.

No caso do AENSM, foram homenageados os professores Eduardo Mendes, Isabel Conceição, José Carlos Morgado, Rosa Lopes, Maria Virgínia Brito, Dora Dias e Natália Nogueira.

 



Quis a Câmara Municipal Tomar destacar os casos da professora Natália Nogueira e do professor Horácio Silva pelos cargos que desempenharam ao longo da sua carreira, no serviço e gestão das instituições escolares onde trabalharam (AENSM e Escola Profissional, respetivamente).



Passou-se de seguida ao momento de divulgação científica e pedagógica, este ano focada na questão da dislexia e da pedagogia individualizada para alunos com quadro de dislexia. Foi convidada a professora doutora Helena Serra* que manifestou uma profunda satisfação por estar em Tomar, rodeada de professores, e partilhou com os presentes a sua experiência com uma classe de formação de docentes e técnicos especiais do A.E.N.S.M que resultou na elaboração de um livro (“Referencial de Boas Práticas – Intervenção em Dislexia”) que agora se vê publicado sob o patrocínio da C. M. Tomar e com a colaboração do A.E.N.S.M., do C.F. Templários, DisLex – Ass. Port de Dislexia. 



Este livro foi oferecido a todos os professores presentes. A doutora Helena Serra, investigadora e profunda conhecedora do fenómeno da dislexia, partilhou com os presentes a caracterização do perfil de um aluno disléxico bem como algumas técnicas ou abordagens pedagógicas recomendadas para estes quadros.



Finalmente foi tempo para o comunicador Jorge Sequeira fazer a sua apresentação e a promoção do seu livro “Dar ao Pedal”. O título é um acrónimo de Desculpas / Acreditar / Resiliência / (DAR) + Acreditar / Objetivos (AO) + Positivo / Equipa / Determinação / Autonomia / Liderança (PEDAL).



Jorge Sequeira, um dos mais importantes speakers motivacionais do país, mostra neste livro como DAR AO PEDAL pode melhorar a sua vida e a dos que o rodeiam.

A receita é simples:

  • Deixe-se de Desculpas;
  • Aprenda a Acreditar em si e a confiar nos outros;
  • Seja Resiliente perante as dificuldades;
  • Mantenha-se Atento;
  • Trace Objetivos concretos;
  • Veja sempre o lado Positivo;
  • Arranje uma Equipa para o ajudar;
  • Seja Determinado e motivado;
  • Desenvolva a Autonomia;
  • E, se fizer tudo isto, alcançará facilmente a Liderança.


Professor universitário, investigador e doutorado em Treino Mental e Superação Pessoal, Jorge Sequeira desenvolve, ao longo do seu livro, estratégias para ajudar os seus leitores a desenvolverem as suas capacidades ao máximo e a intensificarem as suas performances.

E este “speaker” ou “influencer motivacional” na área de autoajuda terminou a sua apresentação pondo a assistência a cantar um karaoke de Pedro Abrunhosa que nos faz recordar que é preciso “Fazer o que ainda não foi feito”.




* - Condecorada com o título de Comendadora com a Ordem de Instrução Pública. Professora Coordenadora jubilada da ESEPF. Doutorada pela Universidade do Minho, em Estudos da Criança. Especializada em Sobredotação no World Council for Gifted and Talented Children. Curso do Magistério Primário na ESE de Coimbra e o curso de Direito na Universidade de Coimbra. Especialização e de Pós-Graduação em Educação Especial. Diploma de Estudos Superiores Especializados. Exerceu funções docentes durante 51 anos, tanto no ensino especial como regular. Lecionou na Universidade do Minho, como docente convidada, e na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, como Professora Coordenadora. Diretora do Centro de Investigação Paula Frassinetti e coordenadora do Departamento de Educação Especial. Diretora e professora do curso de Mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Educação Especial e Coordenadora e ou Professora de vários Cursos de Pós-Graduação e de Mestrado. Publicou numerosos artigos e livros no domínio da Educação Especial. Exerce funções de Presidente da mesa da Assembleia Geral da Associação Portuguesa de Crianças Sobredotadas (APCS) e foi Presidente da Direção da mesma durante uma década. É Presidente da mesa da Assembleia Geral da Associação Portuguesa de Dislexia (DISLEX). Tem várias publicações científicas.





↓ Mais fotos nesta pasta: ↓
Tomar a Aprender




Sem comentários:

Enviar um comentário