terça-feira, 29 de maio de 2018

Erasmus+


Este ano letivo, o Projeto ERASMUS + está de novo no nosso Agrupamento, na Escola D. Nuno Álvares Pereira, para o biénio de 2017/ 2019, desta vez com o tema: "Como prevenir o bullying nos alunos com necessidades educativas especiais".


Neste âmbito, conforme foi divulgado à comunidade no passado mês de fevereiro, teve lugar, de 12 a 19 de abril, a primeira mobilidade com alunos, designadamente com a Inês Pereira e a Mª Vitória Simões, do 8.º A, o Tiago Ramos e o Vasco Santos, do 8.º B, acompanhados pelos professores: Luís Colaço (coordenador do projeto), Elsa Silva (professora da Educação Especial) e Ana Cristina Sousa (professora de Português e membro da equipa do Gabinete de Mediação).

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A viagem rumo à Polónia e à Szkola Podstawowa (a escola anfitriã) começou na tarde do dia 12, no terminal 2 do aeroporto de Lisboa, com a excitação do que veio a ser o batismo de voo para os quatro alunos participantes. "Foi o dia mais feliz da minha vida!", confessaram a Vitória e o Vasco, por exemplo. Tudo foi explorado ao detalhe, inclusive o interior do avião.


A chegada a Cracóvia, já ao final do dia, foi o primeiro momento de convívio com outras equipas/ escolas participantes, nomeadamente de Espanha e da Turquia, com as quais foi feita a viagem de autocarro de cerca de duas horas até ao local de destino e encontro com as famílias polacas que, gentilmente, acolheram os alunos nas suas casas, e ao hotel onde os professores ficaram alojados.



No dia 13, começaram as atividades de interação e troca de experiências na escola, onde os visitantes, alunos e professores dos vários países intervenientes, foram acolhidos com uma receção muito animada, que incluiu rituais tradicionais de boas vindas, canções, uma representação teatral, reuniões e “comes e bebes”.



Coube ainda às seis escolas fazer a sua apresentação aos demais, tendo os quatro alunos portugueses feito as honras nacionais, com distinção, recorrendo ao PowerPoint que, previamente, tinham preparado.


Exercitando os seus conhecimentos da língua inglesa, falaram do nosso país e da nossa cidade, dos seus ícones, da sua cultura e das suas paisagens mais emblemáticas, numa prestação muito bem sucedida e aplaudida.


Seguiu-se um fim de semana de visitas culturais a Cracóvia, com especial relevo para as Minas de Sal de Wieliczka, património da UNESCO, para a zona histórica da cidade, onde se destacou o Castelo Real de Wawel, a famosa gruta do dragão e a sua lenda com o príncipe Krak, que deu o nome à cidade, bem como para os fatídicos campos de concentração de Auschwitz, ali perto.


De regresso à semana de trabalho, houve mais três dias de intensa interação na escola e nas imediações, com participação dos alunos numa feirinha representativa do seu país, em workshops de artes, de gastronomia, em diversos jogos, concursos e atividades letivas, inclusive de aprendizagem de algumas palavras/ frases em polaco, salientando-se sempre os convívios amistosos com os colegas estrangeiros, a troca de experiências e o desenvolvimento da comunicação em inglês.


Houve ainda tempo para visitar o maior santuário católico da Polónia, em Czestochowa e alguns castelos e igrejas das redondezas, assim como para uma receção oferecida pelo Presidente da Câmara Municipal de Kozieglowy, a autarquia à qual pertence a escola que recebeu a comitiva.


Mas, como tudo o que é bom acaba depressa, num instante chegou o dia 19 e o regresso a Portugal, depois de umas despedidas emotivas e da promessa de novo encontro em Tomar, no próximo mês de outubro, aquando da mobilidade prevista para o nosso país.



Na bagagem vieram algumas lembranças para a família e amigos e, principalmente, imensas recordações de uma experiência única, quer com colegas e professores de outros países, quer no quotidiano íntimo das famílias polacas de acolhimento, que marcarão para sempre as vidas destas duas meninas e dois meninos tão afortunados.


De salientar o regozijo que toda a equipa portuguesa sentiu por ter corrido tudo da melhor maneira e ter podido confimar que, havendo ainda muito para fazer, as vivências na nossa escola estão na linha da frente das boas práticas, no que ao combate ao bullying escolar diz respeito.


Os três professores envolvidos concluíram ainda que o Agrupamento Nuno de Santa Maria é um verdadeiro exemplo de inclusão e integração a todos os níveis.



Ana Cristina Sousa

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