Redescoberta do Rio Nabão
Uma atividade inscrita na Flexibilidade Curricular - 7º ano
 |
O Rio Nabão à redescoberta |
Foi no passado dia 3 de maio que as sete turmas do 7º ano do AENSM deram corpo à atividade final da
"Flexibilidade Curricular". Esta atividade desenvolveu-se durante toda a manhã desta quinta-feira, no parque do Mouchão, bem juntinho ao Rio Nabão.
 |
"Breefing" inicial |
Esta atividade foi o lado visível de um conjunto de atividades que decorreram durante todo o ano letivo e que envolveram todos os alunos e todas as disciplinas do currículo do 7º ano.
 |
Marcando o ritmo da atividade |
Desde setembro que os professores do 7º ano (e também os do 5º) se reúnem todas as semanas para, juntos, encontrarem as melhores respostas para aquilo que o Ministério da Educação achou por bem implementar este ano, em termos experimentais, e a que chamou
"Flexibilidade Curricular" ou
"Gestão Flexível do Currículo".
 |
Unindo três quadros: Francês; Movimento; Música |
A ideia que subjaz a este conjunto de ações é a de que é possível
"ensinar de outra maneira", ou seja, é possível que as escolas e as aulas sejam mais motivantes, mais desafiadoras e com dinâmicas alternativas, sem que isso leve a pôr em causa os conteúdos curriculares e as aprendizagens essenciais. E pelo meio, ainda é possível levar a aprender "outras coisas" e desenvolver outras competências para além das que estão nos programas curriculares.
 |
Os comentários interessados de Lopes Graça e Nini Ferreira |
Nesta atividade final
(e convém não esquecer que durante o ano, outras atividades foram sendo realizadas, envolvendo outras disciplinas, outros conhecimentos, outras competências e outros espaços) as turmas do 7º ano (alunos e professores) foram redescobrir e reviver um dos elementos vitais da região de Tomar -
o rio Nabão.
 |
Ana de Carvalho e Cláudia Lopes |
Divididos em grupos, os alunos acabaram por dar vida a quatro "momentos":
1. Uma visita de turistas a Tomar (disciplina de Francês);
 |
Les touristes |
2. A prática do movimento coordenado nos relvados das margens do rio (Artes do Palco);
 |
Em movimento |
3. A execução musical de ritmos e de canções (Artes do Palco);
 |
Cantando |
4. A prática de canoagem (Educação Física);
 |
No rio |
Durante toda a manhã, mais de 200 alunos deram nova vida e usufruíram das margens do rio que cruza, desde sempre, Tomar.
 |
À (re)conquista do rio |
E foi mais fácil perceber que este aglomerado humano, aqui existente há mais de 30.000 anos, está
aqui por causa
deste rio.
Muitas fotos aqui:
José Paulo Vasconcelos
Sem comentários:
Enviar um comentário