sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Segurança acima de tudo

Simulacro / Exercício de evacuação na ESSMO

15 de novembro


Perante um cenário previamente definido (tipo de acidente / localização / condições verificadas) foi acionado o plano de emergência, na presença de observadores do Comando dos Bombeiros Municipais / Divisão de Proteção Civil, PSP e Ass. de Pais e Enc. de Educação.

Panorâmica geral após a evacuação dos pavilhões
Este exercício (sem intervenção real de viaturas de socorro / outros meios externos) visou – para além de rotinar a evacuação das instalações e da experiência que pode significar na formação cívica dos alunos – o treino de outros procedimentos de primeira intervenção necessários à limitação de danos e à criação de condições favoráveis às operações de socorro. Assim, ao sinal de alarme, professores e alunos evacuaram as instalações para os pontos de encontro respetivos. 

Ponto de Encontro 1 - Campos de jogos
Ponto de Encontro 2 - Ao lado do pavilhão B
Ao Pessoal Não Docente coube apoiar / verificar a completa evacuação dos edifícios e recreios, confirmar a ausência de “desaparecidos” nos pontos de encontro, efetuar os cortes de energia (gás / eletricidade) definidos, controlar os portões de acesso utilizáveis por viaturas de socorro e apoiar a Direção na atualização de informações setoriais, no posicionamento para receção de socorro externo / apoio da Portaria e na verificação final da existência de condições para a ordem de regresso à normalidade.

Corte dos termoacumuladores
Durante e imediatamente após este exercício efetuou-se a respetiva análise/balanço (posteriormente complementada com outros diálogos e análise de questionários), tendo em vista valorizar o que aconteceu de mais positivo e implementar algumas correções/melhorias…

Verificação da Central Térmica
Fernando Vicente
Elemento de apoio à Direção para a Segurança - ESSMO

Sem comentários:

Enviar um comentário