sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Os 70 anos de St.º António

OS 70 ANOS DA ESCOLA BÁSICA DE SANTO ANTÓNIO - TOMAR

Desde 2008 que um grupo crescente de antigos alunos da Escola Básica de Santo António (antiga Escola Primária Além da Ponte) vem reunindo em convívio, tendo começado com os que entraram na Escola no ano letivo 1951/52. O programa habitual consta de uma visita à Escola e de almoço de confraternização.


Em 2018 tiveram a honra de ser recebidos pela Diretora do Agrupamento Nuno de Santa Maria, Senhora Doutora Maria Celeste Sousa, a quem um dos alunos que integrou a cerimónia de inauguração da Escola, António Solano, lembrou que se iam completar 70 anos desse evento. Foram então desafiados para, durante o ano letivo seguinte, desenvolverem atividades comemorativas, junto dos(as) atuais alunos(as). Foram dois momentos muito gratificantes: o primeiro, exporem como era a Escola no seu tempo; o segundo, ensinarem no recreio, praticando com as crianças, os jogos da época.


Para encerrar a comemoração, os antigos alunos propuseram que fosse registada a efeméride, em placa alusiva. Aceite a proposta, foi com grande regozijo que colaboraram no descerrar da placa, colocada numa das paredes do espaço de entrada da Escola. Esse ato, presidido pela Diretora do Agrupamento, aconteceu no dia de início das atividades escolares, com a presença da comunidade que aí vai laborar e os pais de alunas e alunos. A placa tem o texto que se pretende para a posteridade: "Comemoração dos 70 anos da Escola - 1949/2019; Homenagem de Antigos Alunos; Tomar, 11 de Setembro de 2019".


Justifica-se assinalar a grande diferença, pela positiva, entre a metodologia pedagógica de então comparada com a dos dias de hoje. E reconhecer a dedicação e esforço das atuais Discentes, pela forma como se envolvem, contra ventos e tempestades, na formação e na modelação da mentalidade de jovens numa perspetiva de futuro.

Abílio Dias Afonso
Antigo aluno da Escola Primária Além da Ponte,
entre 1951 e 1955

Sem comentários:

Enviar um comentário