quarta-feira, 25 de setembro de 2019

EcoEscolas / EcoAgrupamento

Na sequência da atribuição da "Bandeira Verde" à Esc. Sec. Stª Maria do Olival, foi lançado o desafio de alargar esta ideia a todas as escolas do agrupamento.


Assim, «em 2019/2020 pretende-se ir mais longe, envolvendo todas as escolas do AENSM no programa Eco-Escolas de forma a que o Agrupamento venha a ser reconhecido como um Eco-Agrupamento (Agrupamento 100% Eco-Escolas), um símbolo de desenvolvimento sustentável mundialmente reconhecido.»

«O Programa Eco-Escolas assume-se no AENSM como um meio fundamental para promover a consciencialização ambiental de promoção de valores, de mudanças de atitudes e de comportamentos face ao ambiente, sendo uma ferramenta importante na implementação dos objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).»
citações da candidatura do AENSM ao programa Eco-Escolas

Assim, no dia 18 de setembro, realizou-se a primeira reunião do projeto EcoEscolas do AENSM com o objetivo de divulgar o projeto, indicar os procedimentos a observar, recolher sugestões de intervenção ou propostas de operacionalização.


Esta reunião serviu ainda para escolher os coordenadores por escola que serão o ponto de ligação entre as equipas escolares (constituídas por alunos, funcionários, professores, autarquia, outras entidades com relevância social) e a a ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa), entidade que implementou o programa da Ecoescolas em Portugal.

Sandra Teixeira e Luís Colaço:
a atual e o ex-coordenador do programa Eco-Escolas no AENSM
«[...] para além de cada escola implementar a metodologia Eco-Escolas adaptada à sua realidade local, os coordenadores de cada Estabelecimento irão trabalhar em estreita articulação de modo a realizar-se um trabalho efetivo e concertado que coloque os alunos no papel de cidadãos ativos, responsáveis e agentes de uma verdadeira mudança de atitudes no que toca um desenvolvimento verdadeiramente sustentável»


A 18 de outubro de 2019, a ESSMO fará o levantamento da sua Bandeira Verde em cerimónia preparada para o efeito e que acontecerá, este ano, no Pavilhão Multiusos de Guimarães.

Para saber mais:
https://ecoescolas.abae.pt/sobre/quem-somos/
https://ecoescolas.abae.pt/galardao-eco-escolas/2019-guimaraes/

Sem comentários:

Enviar um comentário