quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Polacos por uma semana

Erasmus +  Projeto CORE (Critical Original Response to Education)



Realizou-se entre os dias 23 e 27 de setembro de 2019 a 2ª mobilidade para alunos do projeto CORE (Critical Original Response to Education) em Gdańsk, Polónia.
Participaram três alunos do Curso Profissional Técnico de Multimédia, 11ºG (Beatriz Macedo, Bernardo Santos e Lara Marques) e dois professores (Zita Luís e Fernando Mendes).


Depois de termos recebido professores e alunos dos países participantes (Polónia, República Checa e Turquia (Çorum e Kayseri), em março, foi agora a nossa vez de nos aventurar por terras polacas.


Do programa fizeram parte workshops e sessões na área das ciências (experiências de  física e visita ao Planetário) e da tecnologia (debate sobre cybersegurança e exposição de Robótica).


Tivemos ainda oportunidade de ensinar um pouco da nossa língua portuguesa e aprender algumas palavras nas línguas participantes assim como algumas danças e músicas.


Para além das atividades pedagógicas e lúdicas (jogo pela cidade e participação em Escape Rooms), a área cultural continuou a estar presente, através da visita ao Museu na água, Castelo de Malbork e Centro de Educação e Promoção Regional de Szymbark.


Foi uma experiência enriquecedora e inesquecível especialmente para os alunos, que tendo sido acolhidos em casas de alunos da Polónia, puderam ser verdadeiros “Polacos por uma semana”.


Sentiram que apesar das diferenças a nível da educação, cultura, gastronomia e até meteorologia, “é mais forte o que nos une, do que aquilo que nos separa”.


Obrigada a todos os participantes e em especial à escola e cidade que nos acolheu!



Sem comentários:

Enviar um comentário