Os dias na Turquia foram muito intensos, mas muito gratificantes no que se refere a atividades relacionadas com o cyberbullying e com o projeto “Stop Cyberbulling – Be Kind Online” e outras relacionadas com a história, a cultura e a sociedade turca.
No primeiro dia o grupo foi recebido pelo diretor da escola que deu as boas vindas a todos os países integrantes no projeto seguindo-se alguns momentos musicais de danças turcas onde todos os países foram convidados a participar. Foram ainda apresentadas as escolas e as localidades de todos os países envolvidos no projeto.
No que se refere às atividades do cyberbullying, no segundo dia os alunos dos vários países desenvolveram em espaço aberto à comunidade escolar um mural dedicado ao projeto “Stop Cyberbulling – Be Kind Online”. Seguidamente, participaram numa conferência sobre a problemática do cyberbullying e sobre o modo de agir perante esta problemática tendo sido percetível para todos que independentemente do país, alunos e professores sentem o problema de forma muito próxima e que o seu combate é uma iminência necessária.
Nos dias seguintes houve ainda uma sessão de apresentação dos questionários de rua realizados pelos alunos dos vários países e um concurso de cartazes sobre a temática do projeto. Durante as últimas atividades do cyberbullying as alunas portuguesas e por sua iniciativa presentearam o grupo do Erasmus com uma dança, demonstrando mais uma vez e em sintonia com os restantes dias, uma presença muito ativa do grupo no projeto.
Os professores participaram ainda em sessões de trabalho no âmbito da coordenação do projeto e receberam formação sobre a plataforma onde passará a estar alojada toda a informação dos diversos países sobre o projeto.
Em termos de atividades de âmbito histórico, cultural, religioso e gastronómico foram permitidas algumas visitas ao grupo, nomeadamente: a vários museus e mesquitas da região, uma viagem de barco ao lago artificial Vezirköprü Canyon, lugar muito relevante em termos energéticos para a região de Sansum e uma visita guiada à belíssima cidade de Amasya. Ao longo destes dias o grupo experienciou a gastronomia daquele país tendo no último dia culminado na preparação conjunta de uma refeição típica da Turquia.
É de salientar a oportunidade única manifestada pelas alunas portuguesas por terem sido acolhidas por famílias de alunos da escola da Turquia. Este contexto de grande proximidade com as famílias permitiu-lhes conhecer os hábitos de vida e a cultura daquele país. Na opinião das alunas, as diferenças culturais e gastronómicas não foram uma barreira, antes pelo contrário, puderam participar, contribuir e falar abertamente sobre as diferenças dos dois países.
Por fim, o grupo pretende deixar um agradecimento muito especial à escola Samsun Anadolu Lisesi, aos seus professores, alunos e famílias pela forma como foram recebidos e tratados durante uma semana.
Os professores acompanhantes do projeto
↓ Mais fotos nesta pasta: ↓
Stop Cyberbulling – Be Kind Online |
Sem comentários:
Enviar um comentário