quinta-feira, 15 de setembro de 2022

Receções de "Início de Ano"

Realizaram-se, nos dias 13 e 14 de setembro, as receções a todos os alunos e Encarregados de Educação das diferentes escolas e ciclos do Agrupamento “Nuno de Santa Maria”.


Ao longo destes dois dias, a diretora do AENSM, uma representante da CMT, o(a) presidente da Junta, as coordenadoras pedagógicas de ciclo ou escola, a coordenadora da Educação Especial e, obviamente, as professoras, educadoras e auxiliares educativos estiveram em cada uma das escolas do Agrupamento a acolher e a dar as boas-vindas aos alunos e respetivos Encarregados de Educação.


Estes encontros iniciaram-se com a entrega dos Diplomas de Mérito (académico, desportivo ou comportamental) aos alunos que em 2021/22 se destacaram positivamente em cada um destas dimensões.


A Diretora do AENSM, após deixar expressa a sua mensagem de Boas-vindas e os seus votos de um ano letivo feliz, proveitoso e dentro duma normalidade que parece ir sendo recuperada aos poucos, alertou os Encarregados de Educação (EE) para alguns pontos que lhe pareceram particularmente importantes. 

Começou sempre por fazer uma referência à necessidade de pontualidade de todos durante as atividades letivas, mas com especial enfoque nas horas de chegada à escola, sublinhando o transtorno que essa falta de pontualidade pode trazer a todo o grupo de trabalho.



Destacou de seguida a necessidade de os EE usarem as ferramentas digitais (e-mail; SMS; plataforma Teams) como meio privilegiado de contacto entre família e escola, nomeadamente para esclarecimento de situações, para informação atempada de ocorrências ou para resolução de pequenas questões do quotidiano escolar. E sublinhou a inconveniência (por vezes, a impossibilidade) de os EE tentarem contactar pessoalmente as professoras ou educadoras no momento em que vão levar os seus educandos à escola.


Aproveitou ainda a Diretora do AENSM para recordar a necessidade de cooperação entre as diferentes Associações de Pais e as professoras/educadoras para um bom funcionamento da Componente de Apoio à Família (CAF) em cada uma das escolas. Insistiu ainda que a supervisão necessária não deve ser confundida com vigilância ou controlo, mas sim como uma postura cooperante e colaborativa no sentido de se corrigirem arestas e se melhorar o serviço prestado às famílias e às crianças.

Nesta linha, Celeste Sousa destacou o trabalho e a importância das auxiliares educativas em cada um dos estabelecimentos.


Finalmente, deu nota da valência “Escola Aberta” que se iniciou (ainda em regime semiexperimental no ano passado). Esta dinâmica acontecerá todas as quartas-feiras, entre as 18:00 e as 19:30, nas instalações da escola-sede (ESSMO-Tomar) e pretende ser um espaço a que qualquer Pai, Enc. Educ. ou Educando possa recorrer para aprofundar conhecimentos, esclarecer dúvidas, resolver pequenos problemas, descobrir novas aprendizagens ou tão s+o ter um momento lúdico ou desportivo. A título de ilustração do que poderá eventualmente acontrecer na “Escola Aberta”, a Diretora deu como exemplos:

  • Gabinete Digital – para resolução de pequenos problemas de hardware com os Kits Tecnológicos os alunos ou para aprofundamento dos conhecimentos informáticos de pais ou alunos.
  • Workshop de Inglês – para aprofundamento ou aquisição de conhecimentos e práticas funcionais em língua inglesa.
  • Desporto sobre Rodas – para que quer queira possa aprender a andar de bicicleta e para que outros possam reparar ou afinar as suas bicicletas e todos possam dispor de um acompanhamento na prática do ciclismo lúdico.
  • Arte+ – para que os que quiserem possam aprofundar as técnicas e os conhecimentos no domínio das artes visuais ou manuais. Neste particular, foi recordado que no final deste ano letivo (julho/2023) todos nos veremos, de uma forma ou de outra, envolvidos pela “Festa dos Tabuleiros” e que o AENSM se comprometeu com a decoração da rua Sacadura Cabral. Fica, pois, evidente, que todos serão convidados a participar e a colaborar nesta manifestação cultural.

A representante da Câmara Municipal de Tomar (CMT) recuperou ainda os votos de bom ano letivo e o acolhimento a todos os envolvidos na enorme tarefa que é educar os mais jovens. 

Pegando nas palavras da Diretora do ANEMS, também a representante do município sublinhou a dimensão cultural e histórica da “Festa dos Tabuleiros”, o seu grande impacto na comunidade tomarense e a sua extraordinária capacidade de envolver as populações. Assim, apelou aos EE que se disponibilizassem para colaborar com o Agrupamento e a Comissão da Festa.


No seguimento, foi ainda recordada que será já em outubro que ocorrerá a procissão de Santa Iria e que as escolas voltam a ser convidadas para integrar esta outra tradição tomarense.

Depois foi tempo para uma série de informações muito úteis e da maior relevância relativamente aos serviços de Apoio Social Escolar que a CMT tem a seu cargo, nomeadamente, a questão dos subsídios para aquisição dos “Livros de Fichas”, de um “Kit de material escolar” ou para o pagamento das refeições para os alunos que são abrangidos pelos apoios de “Escalão A” ou “Escalão B”.


De seguida, foi abordada a questão das Atividades Extracurriculares (AECs), e das ofertas disponibilizadas pela CMT e pelos parceiros que, com o município, disponibilizam, mais uma vez, as seguintes atividades: Basquetebol; Judo; Atelier de Artes; Adaptação ao Meio Aquático.

Na mesma linha, a CMT deu conta da atividade “Monges, Cavaleiros e Reis” que prevê a visita de todos os alunos do 1º ciclo aos três monumentos conventuais que são património da humanidade: Mosteiro da Batalha; Mosteiro de Alcobaça e Convento de Cristo.


Foram ainda abordada algumas questões que se prendem com os transportes escolares, com a disponibilização do autocarro camarário para a realização de visitas de estudo.

Finalmente, a representante da CMT fez entregar a cada um dos alunos do concelho (cerca de 4000) um voucher que permitirá o acesso a um bilhete gratuito para o espetáculo de teatro “Viriato”, a realizar pelo grupo “Fatias de Cá”, no próximo dia 24 de setembro, na praça de touros de Tomar.


Dependendo das diferentes escolas, foi então tempo as Associações de Pais ou Associações Culturais partilharem com os seus associados algumas informações ou preocupações relativamente à participação ativa dos pais nestas associações, à necessidade de colaboração e de ajuda entre todos, bem com questões mais concretas como os horários de funcionamento, os meios de contacto, o convite para as Assembleias Gerais ou outros assuntos mais particulares e específicos de cada uma das comunidades escolares.


Os presidentes das Juntas puderam também eles partilhar os votos de bom ano letivo, prestar algumas informações úteis relativamente ao seu envolvimento na vida escolar das comunidades e responder a algumas questões ou solicitações apresentadas, especificamente as que têm a ver com as instalações e edifícios escolares.


Após estes encontros mais alargados, os Encarregados de Educação e os seus respetivos Educandos dividiram-se pelas diferentes salas, onde educadoras, professoras ou diretores de turma puderam dar informações mais específicas para cada um dos grupos e responder a questões particulares ou com carácter mais dirigido.


↓ Muito mais fotos nestas pastas: ↓

ESSMO


EDNAP
Pedreira


Carregueiros
Vale Calvo


Cem Soldos
Marmeleiro


JI Raul Lopes
EB1 Raul Lopes


St.º António

Sem comentários:

Enviar um comentário