segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Turismo cultural em férias

Um projeto é isso mesmo, um caminho que se faz caminhando. E muito têm caminhado pelos pontos cardeais da urbe e da centenária estrutura conventual, este grupo de jovens e talentosos cicerones. 



De há anos para cá, dezenas de alunos do Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria, durante o seu período de férias de verão, mostram a cidade de Tomar e o seu ex-libris, o Convento de Cristo, a quem chega; aos muitos turistas nacionais e estrangeiros que procuram o muito vasto e riquíssimo património material e imaterial de cidade templária. 


Fazem-no por gostarem de interagir com quem demanda a cidade, de lhes mostrar a grande e a pequena estrutura criada, os pormenores que escapam ao primeiro olhar, o que foi escrito e o que fica subtendido na lenda e no mito. O seu trabalho assenta na dedicação, outros poderão designá-lo de filantropia, e no forte vínculo emocional, identitário, que sentem pela terra onde vivem os tempos mágicos da adolescência e da juventude. 




O projeto, iniciado no princípio deste século, valoriza a cidadania, a pertença e a identidade, a interculturalidade, dado o público de tantas nacionalidades a que se destina, foi continuado pelos professores Eduardo Mendes e Ana Célia Costa, docentes criativos e sempre entusiasmados com os tesouros patrimoniais da urbe e do papel inesgotável da educação para erguer um mundo melhor, nomeadamente, melhores cidadãos. Teve, depois, em boa hora, a colaboração entusiasta do município de Tomar.


 
Inicialmente direcionado para os alunos do ensino secundário, o projeto tem-se revelado um íman de grande atração para os alunos do Agrupamento. Nesta última edição, alargou-se, também, aos alunos do 9º ano e recebeu dezenas de jovens que, com o seu brilho e entusiasmo, muito contribuíram para o continuado e reconhecido sucesso da atividade.

 

Em suma, o projeto é um poliedro generoso e dedicado, que se abre para mil e uma caminhadas; para o conhecimento individual e comunitário, pela partilha e pela fraternidade que liga cada ser humano.

Sem comentários:

Enviar um comentário