24 de Outubro
O município de Tomar tomou a iniciativa de criar esta efeméride, com o propósito de celebrar a IGUALDADE, um dos valores mais importantes das democracias e, portanto, da Humanidade.AENSM e a CMT |
O Agrupamento Nuno de Santa Maria associou-se à comemoração deste evento cívico simultaneamente tão significativo e tão motivador. Os alunos dos vários níveis de ensino, do 1.º ciclo até ao 12.º ano, não se fizeram rogados e escreverem dezenas de frases alusivas, expondo o seu generoso sentir e a sua notável criatividade.
Passando pela Junta de Freguesia |
No registo dos jovens cidadãos, da mais tenra idade ou daqueles em idade quase adulta, sobressai a sua bem enraizada convicção democrática, o significado que conferem à educação para construir um mundo mais harmonioso e mais justo, sem esquecer as imperfeições do mundo em que vivemos. Em suma, nos seus trabalhos enalteceram vivamente este direito universal, inscrito na Carta das Nações Unidas e nas constituições dos regimes democráticos.
Nos espaços escolares |
A celebração da efeméride teve lugar nas escadarias dos paços do concelho, com a presença do Vice-presidente da edilidade, bem como da direção do Agrupamento, de professores e de dezenas de alunos. Estes expuseram as frases consideradas mais significativas em determinadas áreas da fachada do edifício, incluindo nos degraus das escadarias de acesso ao monumento.
Nos degraus do edifício da CMT |
De certa maneira, uma metáfora sobre o que foi preciso caminhar e lutar para todos serem considerados como iguais. O 25 de Abril foi há menos de 50 anos. “A educação é a maior ferramenta para a igualdade”.
↓ Mais fotos nesta pasta: ↓
Dia Municipal da Igualdade |
Sem comentários:
Enviar um comentário