Mobilidade a Helsínquia
No âmbito do projeto Erasmus+- "Call To Rewild", quatro alunos do 10.º ano da Escola Secundária Santa Maria do Olival realizaram uma mobilidade a Helsínquia, Finlândia, acompanhados de duas docentes. Esta mobilidade aconteceu na semana de 21 a 27 de maio, com o objetivo de promover a preservação do ambiente e a implementação de medidas sustentáveis no dia a dia do cidadão em sociedade.
No decorrer da semana, participaram em diversas atividades com alunos de outras nacionalidades (polacos, espanhóis, gregos e checos) proporcionadas pela comunidade escolar finlandesa. Em conjunto, foi possível desenvolver propostas relacionadas com temas atuais, como a sustentabilidade e o ambiente.
Visitaram duas escolas: uma de Artes, outra mais direcionada para o ensino profissional, na área do Turismo e Restauração. Nesta última, após um faustoso almoço, tiveram oportunidade de participar num workshop de plantas silvestres.
Estiveram, também, presentes numa sessão do Orçamento Participativo, na Câmara Municipal.
Foram muitos e longos os passeios e as caminhadas realizadas, em que o contacto com a Natureza foi privilegiado.
Visitaram inúmeros monumentos, como a Catedral de Helsínquia, com destaque para a Igreja Temppeliaukio (Igreja de Pedra, assim conhecida por estar escavada na rocha granítica), o Museu do Design, entre outros.
Conheceram a Central Library Oodi, uma biblioteca multifuncional, onde um simpático “robot” transportava livros entre pisos, estando programado para ir no elevador.
Esta experiência foi muito enriquecedora, pois permitiu-lhes conhecer outras culturas e desenvolver as suas capacidades linguísticas, relacionais e sociais, bem como ficarem mais despertos para as temáticas ambiental e da sustentabilidade. Para o sucesso desta mobilidade, foi primordial contarem com as professoras Rita Alves e Judite Calado, muito simpáticas e profissionais, a quem deixam uma palavra muito sincera de agradecimento.
Uma oportunidade única que ficará para sempre nas suas memórias.
Erasmus+ - Helsínquia |
Sem comentários:
Enviar um comentário