No passado dia 5 de maio, realizou-se finalmente a Gala dos Professores, uma iniciativa estudantil no âmbito do Ano Nacional dos Professores, a qual, no seu registo simbólico e emotivo, procurou sublinhar a importância do trabalho docente e reconhecer o prestígio do mesmo.
"Foto de família" no final da Gala |
Neste sentido, sendo a união reveladora de excelentes criações, a Gala dos Professores 2023 surge como um evento exclusivo à celebração dos que se entregam diariamente à atividade educativa na cidade de Tomar, tendo estado a organização ao cuidado de vários alunos dos estabelecimentos de ensino secundário do concelho: Escola Secundária Santa Maria do Olival, Escola Secundária Jácome Ratton e Escola Profissional de Tomar. Tudo isto, com o apoio incontestável tanto dos respetivos diretores bem como do próprio Município.
Uma atividade que juntou as escolas de Tomar |
Entre homenagens, discursos, momentos musicais, prémios e muitos agradecimentos, o sentimento de admiração tomou conta de um dos auditórios do Instituto Politécnico de Tomar, contribuindo para o enaltecimento merecido da tarefa mais desafiante e indispensável que conhecemos. "Ser professor – a forma mais eficaz de construir um mundo melhor".
Os olhos vermelhos não eram apenas do flash... havia muita emoção e orgulho também. |
Joana Valada
Mas elas conseguiram.
Primeiro duas miuditas do 12º ano da ESSMO (a Margarida Vieira e a Joana Valada). Depois, um grupo alargado de alunos das diferentes escolas.
As escolas juntas em nome dos seus professores |
Até aqui era tudo estranho! Era tudo inesperado.
Mas "elas" fizeram isto para homenagear os professores!
Eh pá! Agora estava mesmo a ficar esquisito. Agora é que era mesmo para desconfiar: "Mau!... mas afinal o que é isto?!"
"Isto" era tão só a junção de vontades, de oportunidades, e de reconhecimento.
Ao que parece, não foi muito fácil, nem sempre foi muito bem compreendido e foi preciso "dar alguns passos atrás" para depois se poder fazer caminho em frente. (Se repararem bem, eu já tinha dito que "não era fácil"!)
A prof.ª Graça Martins ficou sem saber o que dizer! Mas tentou... |
Mas havia a vontade (de um grupo de excelência de alunos), havia a oportunidade (propiciada pela "Fórum Estudante" e pelo "Ano Nacional dos Professores") e havia o reconhecimento (tantas vezes ignorado) pelo trabalho desenvolvido e pelas marcas deixadas pelos professores nas vidas daqueles por quem eles passam.
Alguns "ex-alunos" fizeram questão de estar presentes |
Juntaram-se alguns professores e alunos (podiam estar mais, é certo) no auditório do Instituto Politécnico de Tomar e entre músicas, declarações emocionadas, recordações sinceras e muitos sorrisos, os alunos de Tomar, homeagearam de forma singela, mas honesta e sincera, os seus professores.
O Rui Sérgio e o José Santos também ajudaram a animar a noite |
Independentemente dos prémios ou das nomeações, foi a figura do professor que foi reconhecida e celebrada.
Não terá sido uma noite "perfeita", mas foi a "primeira". E isso é, provavelmente, o mais importante.
Enquanto professor, muito obrigado a todos. Não pelos prémios, mas pela lembrança.
Em especial às "minhas meninas" Margarida Vieira, Joana Valada e Maria Luísa Jesus.
Maria Luísa, Margarida e Joana |
José Paulo Vasconcelos
Sem comentários:
Enviar um comentário