Na semana de 2 a 7 de outubro, decorreu em Tomar, o 3º Encontro do projeto “Call to Rewild”, inserido no programa Erasmus+ que, através de uma cidadania ativa por parte dos alunos, tem como principais objetivos devolver a natureza às cidades e não deixar que estas se tornem muros impenetráveis para a natureza, criando um estilo de vida promotor da saúde física e mental.
A equipa checa |
Deste projeto, faz parte o Agrupamento Nuno de Santa Maria que acolheu 24 alunos e 10 professores de 5 países diferentes: Chéquia, Espanha, Finlândia, Grécia e Polónia.
Para além destes, o agrupamento recebeu ainda 8 alunos e 1 professora, no âmbito de um intercâmbio com uma escola polaca.
A equipa espanhola |
Estiveram envolvidos, para além de todos os mencionados, outros tantos alunos e respetivas famílias que acolheram os alunos estrangeiros em suas casas.
As atividades começaram em Lisboa com a receção de todos e uma visita ao Oceanário e uma viagem no veículo anfíbio Hippotrip.
A equipa finlandesa |
Já em Tomar, os alunos e professores participaram em diversas atividades. Fizeram uma caminhada pelos Ecotrilhos da Ponte da Vala e da Ponte de Peniche, onde recolheram imagens para a realização de workshops de edição de imagem e realização de vídeos que foram apresentados no último dia. Visitaram o Convento, o Castelo e a Mata dos Sete Montes. Também fizeram um pic-nic no Agroal, seguido de caminhada pelo Trilho do Agroal e canoagem no rio Nabão.
A equipa grega |
Paralelamente às atividades de edição de imagem e apresentação dos vídeos, foram decorrendo outras diferentes para o grupo do intercâmbio. Fizeram um peddy-paper para conhecer a cidade e tiveram oportunidade de aprender a confecionar pastéis de nata, num workshop de pastelaria, gentilmente oferecido pelos proprietários da pastelaria Pic Nic.
Os alunos e professores, com a orientação da mãe de uma aluna, preparam uma oferta para todos os presentes no jantar: uma pequenina rodilha dos Tabuleiros.
A equipa polaca |
Antes da partida todos tiveram ainda oportunidade de visitar a típica praia da Nazaré e o seu Forte, no Sítio.
Em jeito de despedida, e já com saudade, realizou-se na Escola Santa Maria do Olival um jantar compartilhado com o contributo e a participação de todos os envolvidos, especialmente, as famílias de acolhimento dos jovens.
Foi um serão muito animado, com momentos de fado, dança e a entrega dos Certificados de Participação.
O 4º encontro irá realizar-se na cidade de Gdańsk, na Polónia, em março de 2024.
Isabel Conceição
Sem comentários:
Enviar um comentário