quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

Bibó Porto

Nos dias 19 e 20 de dezembro de 2023 as turmas do Curso Profissional Técnico de Turismo (10º, 11º e 12º) foram a uma visita de estudo, de dois dias, à cidade do Porto.

No mercado do Bolhão

Estava um frio de rachar e o autocarro chegou atrasado, mas lá apareceu, quentinho por dentro! A viagem demorou cerca de 2h30m. Alguns colegas foram a dormir, outros a jogar e outros a ouvir música. Fizemos uma paragem numa estação de serviço e continuámos.

À entrada para a Pousada da Juventude

Chegámos ao Porto por volta das 10h30. Não estava tanto frio como em Tomar!

Passámos na Pousada da Juventude para fazer o check in. De seguida fomos de autocarro até à Casa da Música.

No alto da torre

Casa da Música foi uma experiência inesquecível, com salas fantásticas e uma acústica espetacular! Também pudemos assistir a um ensaio do Coro e da Orquestra. Depois de almoçados, visitámos a Sé Catedral. Observámos belas pinturas em azulejos, visitámos a belíssima capela-mor e subimos à torre! Os degraus eram bastante altos e desnivelados o que complicou um pouco a subida, mas compensou com a vista. Depois passámos pela Estação de São Bento e fomos até à Torre dos Clérigos

Na Lello, a caminho de Hogwarts

Mais degraus! Subimos a íngreme e estreita escadaria, contemplámos a bela vista, descemos tudo outra vez e dirigimo-nos à Livraria Lello, que terá inspirado a autora de Harry Potter. A Livraria Lelo é inesquecível! As escadas parece mesmo que estão a mexer!

Passando pela Av. dos Aliados fomos até ao Mercado do Bolhão, com grande variedade de produtos, desde doces até sumos naturais. De seguida e sem dinheiro para entrar no Café Majestic, olhámos para ele do lado de fora. A Capela das Almas também vimos pelo lado de fora, não porque fosse tão cara como o Majestic, mas porque estava fechada. Fomos jantar no McDonald’s da Av. dos Aliados, considerado o mais bonito do mundo.

A capela das Almas

No dia 20, depois do pequeno-almoço, seguimos até ao Palácio da Bolsa, com salas incríveis, decoradas a ouro! Depois visitámos o Centro de Congressos da Alfândega, o Museu do Vinho do Porto e foi-se almoçar num restaurante tradicional ali ao pé. Infelizmente, não foi desta que comemos uma Francesinha.

Na Sala Árabe - Palácio da Bolsa

Depois do almoço fez-se a digestão atravessando o rio Douro, pela ponte de D. Luís, e fomos às Caves Sandeman, já em Gaia. Parecia que estávamos num cenário de um filme! Comprámos umas recordações para a família e regressámos a Tomar.

Nas caves Sandman

«Confesso que foi uma visita que gostei bastei e achei muito interessante. Tive a oportunidade de conhecer a importante e histórica cidade do Porto e aprendi várias coisas sobre locais que nunca nem tinha ouvido falar. Foi uma ótima visita, uma excelente experiência, que recomendo a todos.»

Ponte atravessada

«Gostei de fazer esta visita porque deu para aprender e para passear.»

Centro de Congressos da Alfândega

«Estava tudo agradável no Porto, visitámos muitos monumentos históricos e importantes para o mundo, foi um privilégio! Outra coisa foi estarmos todos juntos a conviver, foi muito bom e divertido.»