quinta-feira, 25 de abril de 2024

Exposição “O livro escolar no Estado Novo”

No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, está patente na biblioteca da Escola D. Nuno Álvares Pereira, de 15 a 30 de abril, a exposição “O livro escolar no Estado Novo”, aberta a toda a comunidade educativa. 


Durante este período da nossa História, com a política do livro único, alguns destes manuais de leitura estiveram em vigor durante décadas, ensinando gerações de portugueses a ler e transmitindo-lhes os princípios ideológicos da ditadura salazarista. Para os mais velhos, a visita à exposição será uma viagem ao tempo de infância, já para os alunos é uma experiência muito realista sobre a escolaridade durante o Estado Novo.

Mas esta não é só uma exposição de livros escolares e dos seus conteúdos, já que ela recria toda a envolvência de uma sala de aula do ensino primário, desde os materiais didáticos como a “pedra” ou ardósia, as carteiras com os seus tinteiros e canetas de aparo ou os cadernos de 2 linhas. Além destes materiais, estão também presentes os recursos “pedagógicos” usuais na época, como a palmatória (menina dos 5 olhos), a régua e a cana. 


Na abertura da exposição foi feita uma excelente representação de uma aula por seis alunas do 6º G, tendo depois usado da palavra a Diretora do Agrupamento Nuno de Santa Maria e a vereadora da autarquia, Rita Freitas. Esta atividade é organizada pela área disciplinar de História, em colaboração com a biblioteca escolar Pedro Seromenho e o clube + Humanidade.





↓ Mais fotos nesta pasta: ↓
O Livro escolar no Estado Novo




Sem comentários:

Enviar um comentário