Sob proposta da Biblioteca Escolar do AENSM (na pessoa da professora bibliotecária, Luísa Nunes) e em parceria com o Centro de Formação “Os Templários” e a direção do AENSM, realizou-se uma Ação de Curta de Duração (ACD) “A IA na Escola. E agora?”, destinada a todos os professores e educadores do agrupamento.
Aspeto do auditório da Biblioteca Municipal |
O formador foi Carlos Dinis Pinheiro, professor no Agrupamento de Escolas Leal da Câmara, em Rio de Mouro – Sintra, que está a terminar o seu doutoramento na área da inteligência artificial e que veio partilhar com os professores do AENSM os seus conhecimentos e a sua experiência relativamente ao tema da Inteligência Artificial nas escolas e no processo de ensino-aprendizagem.
Sara Moucho, Celeste Sousa, Carlos Pinheiro e Cristina Marques |
Começando por fazer uma abordagem do(s) conceito(s) de inteligência artificial o professor Carlos Pinheiro refletiu, de seguida, sobre o conjunto de vantagens e mais-valias que a inteligência artificial pode trazer para as escolas, para os professores, para os alunos e até para a gestão dos estabelecimentos educativos. Mas também não deixou de elencar uma série de perigos e dificuldades que a IA pode comportar.
Inteligência Artificial na Escola. E agora? |
Prosseguiu depois com a identificação de algumas das plataformas de inteligência artificial mais conhecidas e mais versáteis, especialmente aquelas que se enquadram na chamada Inteligência Artificial Generativa. A IA Gen é um tipo de IA que pode reformular e gerar conteúdos, com o aspeto de textos originais, conversas, histórias, imagens, vídeos e músicas. As tecnologias de IA tentam imitar a inteligência humana em tarefas de computação não tradicionais, como reconhecimento de imagem, processamento de linguagem natural (PLN) e tradução automática.
Luísa Nunes e Carlos Pinheiro |
Destacou as seguintes plataformas:
- ChatGpt (OpenAI)
- Copilot (Microsoft)
- Gemini (Google)
- Claude (Anthropic)
E algumas plataformas dirigidas expressamente ao ensino e às escolas: “Diffit.me”; “Curipod.com”; “MagicSchool.ai”; “QuestionWell.org”; “SciSpace (typeset.io)” e “ChatPDF”.
Todos agarrados aos smartphones |
Esta formação, que decorreu entre as 09:30 e as 18:00, acabou por se revelar como uma oportunidade de alerta e de divulgação para uma nova realidade que importa não ignorar: a relevância e o impacto que estes novos recursos terão, inevitavelmente, na escola do presente e do futuro.
Sem comentários:
Enviar um comentário