quinta-feira, 12 de setembro de 2024

A IA na Escola. E agora?

Sob proposta da Biblioteca Escolar do AENSM (na pessoa da professora bibliotecária, Luísa Nunes) e em parceria com o Centro de Formação “Os Templários” e a direção do AENSM, realizou-se uma Ação de Curta de Duração (ACD) “A IA na Escola. E agora?”, destinada a todos os professores e educadores do agrupamento.

Aspeto do auditório da Biblioteca Municipal

O formador foi Carlos Dinis Pinheiro, professor no Agrupamento de Escolas Leal da Câmara, em Rio de Mouro – Sintra, que está a terminar o seu doutoramento na área da inteligência artificial e que veio partilhar com os professores do AENSM os seus conhecimentos e a sua experiência relativamente ao tema da Inteligência Artificial nas escolas e no processo de ensino-aprendizagem.

Sara Moucho, Celeste Sousa, Carlos Pinheiro e Cristina Marques

Começando por fazer uma abordagem do(s) conceito(s) de inteligência artificial o professor Carlos Pinheiro refletiu, de seguida, sobre o conjunto de vantagens e mais-valias que a inteligência artificial pode trazer para as escolas, para os professores, para os alunos e até para a gestão dos estabelecimentos educativos. Mas também não deixou de elencar uma série de perigos e dificuldades que a IA pode comportar.

Inteligência Artificial na Escola. E agora?

Prosseguiu depois com a identificação de algumas das plataformas de inteligência artificial mais conhecidas e mais versáteis, especialmente aquelas que se enquadram na chamada Inteligência Artificial Generativa. A IA Gen é um tipo de IA que pode reformular e gerar conteúdos, com o aspeto de textos originais, conversas, histórias, imagens, vídeos e músicas. As tecnologias de IA tentam imitar a inteligência humana em tarefas de computação não tradicionais, como reconhecimento de imagem, processamento de linguagem natural (PLN) e tradução automática.

Luísa Nunes e Carlos Pinheiro

Destacou as seguintes plataformas:

  • ChatGpt (OpenAI)
  • Copilot (Microsoft)
  • Gemini (Google)
  • Claude (Anthropic)
Além destas, foram referidas, e por vezes ilustradas, outras plataformas de IA: Dall-E; Leonardo AI; NightCafe; Firefly; Midjourney; Perchance; SkyBox; DreamStudio; DeepBrain; DreamScreen; Synthesia; inVideo; Pictory; Elai; Make-A-Vi deo; Gamma; SendSteps; SlidesGPT; Murf ; Suno…

E algumas plataformas dirigidas expressamente ao ensino e às escolas: “Diffit.me”; “Curipod.com”; “MagicSchool.ai”; “QuestionWell.org”; “SciSpace (typeset.io)” e “ChatPDF”.


Todos agarrados aos smartphones

Esta formação, que decorreu entre as 09:30 e as 18:00, acabou por se revelar como uma oportunidade de alerta e de divulgação para uma nova realidade que importa não ignorar: a relevância e o impacto que estes novos recursos terão, inevitavelmente, na escola do presente e do futuro.


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