Hoje (dia 5) será o dia reservado aos trabalhadores não docentes (auxiliares, técnicos operacionais e administrativos).
Esta iniciativa da Câmara Municipal de Tomar e do Centro de Formação “Templários”, em parceria com o Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria, Agrupamento de Escolas Templários e com a Escola Profissional de Tomar, é uma forma marcar o início do ano letivo no concelho e de reconhecer a importância decisiva da educação no desenvolvimento das sociedades e na formação integral dos indivíduos.
CMT, AENSM, AET, CFTempl e EProf |
A atividade que normalmente se divide em dois dias, terá, este ano, um terceiro momento: um “sunset”, no dia 6, às 19h00, na Piscina Municipal Vasco Jacob.
Ontem, no Cine-Teatro Paraíso lotado, um grupo de ginastas do Ginásio Clube de Tomar apresentou alguns quadros da sua exibição “O Mundo ao contrário”, nomeadamente quadros referentes ao “Empoderamento Feminino” e “Guerra”.
Ontem, no Cine-Teatro Paraíso lotado, um grupo de ginastas do Ginásio Clube de Tomar apresentou alguns quadros da sua exibição “O Mundo ao contrário”, nomeadamente quadros referentes ao “Empoderamento Feminino” e “Guerra”.
Ginásio Clube de Tomar |
Ginásio Clube de Tomar |
De seguida, o presidente da câmara de Tomar, Hugo Cristóvão, deu as “Boas-vindas” a todos os professores que pela primeira vez vêm trabalhar para as escolas de Tomar (e que são muitos, este ano) e acolheu e desejou um bom ano letivo a todos os outros que se vão mantendo no concelho e que fazem desta a sua terra e as suas escolas. Aproveitou o autarca para, recordando também os anos em que foi professor, anunciar aos novos professores recém colocados em Tomar que “Estes serão os melhores anos das suas vidas”.
Hugo Cristóvão, CMT |
Hugo Cristóvão aproveitou ainda a ocasião para fazer um ponto da situação sobre algumas das obras mais imediatas que vão ser realizadas no âmbito da educação, nomeadamente a relocalização e nova construção do Jardim-escola (e futura creche) Raul Lopes, bem como as obras de reabilitação da EB 2+3 Gualdim Pais.
Casa cheia |
De seguida procedeu-se a uma homenagem da CMT aos professores do concelho que se aposentaram ao longo deste ano, com a oferta de uma pequena lembrança, mas com o reconhecimento, agradecido e sentido, pelo trabalho desenvolvido e pela dedicação revelada enquanto profissionais da educação em Tomar.
Alguns dos homenageados |
Foi então ocasião para a Joana Simões Piedade fazer uma apresentação subordinada ao tema “Migrações e interculturalidade em contexto escolar”. Esta investigadora organizou a sua apresentação em pontos que traduziam, de alguma forma, a maneira como ela própria se foi apercebendo e tomando consciência das questões relacionadas com a diversidade de culturas e a(s) sua(s) interações em contexto escolar numa sociedade de migrantes. A saber:
Na última parte, como tem vindo sendo hábito, o tempo foi dedicado ao humor e boa disposição.
Desta vez o convidado foi Eduardo Madeira, humorista bem conhecido da nossa praça, argumentista, autor e ator.
- Construir pontes (no meio de muros)
- Complexidade das identidades culturais
- Desconstrução de preconceitos e educação para a diversidade
- Desafios (e preconceitos) linguísticos
- “Culturas” e interculturalidade como recursos educativos
- Inovação pedagógica e autonomia docente
- Valor da colaboração e cooperação
- Riqueza da diversidade cultural
- Reflexão sobre perspetivas históricas
- Importância do Diálogo e da Escuta
- Resistência e adaptação
Joana Simões Piedade |
Desta vez o convidado foi Eduardo Madeira, humorista bem conhecido da nossa praça, argumentista, autor e ator.
Eduardo Madeira |
Ao longo de cerca de uma hora, o humorista foi fazendo rir a plateia sobretudo com alguns momentos do seu espetáculo “Tour pelo Mundo” (que ainda não começou, mas há de começar um dia…) com referências a um outro professor (um pouco mais conhecido) que um dia lhe deu uma aula de Direito Constitucional, com recordações de umas calças “Levis” compradas em Nova Iorque, com percursos pela especificidade das línguas inglesas e espanhola (e ficámos todos a saber que em Espanha não há “Mitsubishi Pajero”) e com uma revelação verdadeiramente surpreendente sobre o filme “Toystory”.
Além disso, brindou a plateia com interpretações notáveis de alguns dos grandes êxitos da história da música popular, desde canções em flamengo, a fados (“Ronaldo é patrão”), passando por esse extraordinário sucesso “Torradas de pão alentejano” e o inesquecível rock “Evrifink izze ól raite” e “Fai ding de uai”.
O almoço foi oferecido pela Câmara Municipal de Tomar e servido nas instalações da Esc. Sec. Jácome Ratton.
Sem comentários:
Enviar um comentário