Ao longo do dia, realizaram-se as já tradicionais reuniões de receção aos Encarregados de Educação, nas diversas escolas do primeiro ciclo do AENSM.
Estes encontros marcam de alguma forma o início das atividades letivas e proporcionam um momento para a partilha de informações entre os diversos atores educativos.
EB1 Pedreira |
Na quarta-feira dia 11 de setembro, a partir das 9 e 30 da manhã, as escolas básicas do primeiro ciclo da Pedreira, de Carregueiros, de Vale Calvo, de Cem Soldos e do Marmeleiro foram sucessivamente abrindo as suas portas aos alunos, aos seus Encarregados de Educação aos Professores e Educadores, à Direção do Agrupamento e aos órgãos municipais (Câmara e Juntas de Freguesia).
A diretora do AENSM, Celeste Sousa, começou por dar as boas-vindas a todos os presentes, com especial enfoque naqueles que estavam pela primeira vez na escola.
Reforçou a ideia de que este é um tempo de recomeço. E que o recomeço traz sempre novas oportunidades de corrigir o que esteve errado ou de prosseguir com o que se revelou acertado.
Frisou de seguida a importância central da Escola no desenvolvimento dos indivíduos, das comunidades locais e do país.
Recordou também que, se é verdade que a escola é central para o desenvolvimento da sociedade, são os meninos, os professores e os pais que se constituem como o núcleo de cada escola.
Neste sentido sublinhou a necessidade de os pais cuidarem dos seus filhos, mas também de exigirem deles o que eles devem fazer e cumprir.
Neste sentido sublinhou a necessidade de os pais cuidarem dos seus filhos, mas também de exigirem deles o que eles devem fazer e cumprir.
EB1 Vale Calvo |
- Pontualidade – a necessidade de todos serem pontuais na escola como na vida; não só porque é uma forma de respeito pelo trabalho dos outros, como também é uma forma de desenvolver os valores sociais e a dimensão de uma personalidade comunitária.
- A gestão do tempo – o reconhecimento de que há tempos diferentes para atividades diferentes. Há tempo para descansar, há tempo para brincar, mas é necessário também que haja tempo para trabalhar.
- A importância do sono – os estudiosos afirmam, sem dúvida, de que as horas de sono são fundamentais para o desenvolvimento emocional, mental e físico dos indivíduos e que é durante o sono que os alunos sistematizam e organizam as aprendizagens
- O cuidado com a alimentação – a importância de uma alimentação saudável e variada, com especial enfoque no consumo de legumes e a excecionalidade das comidas processadas.
- O impacto do exemplo dos mais velhos – as crianças tendem a repetir comportamentos que veem nos adultos, pelo que atitudes de calma, de coerência e assertividade são absolutamente essenciais para funcionar como modelos de vida.
EB1 Cem Soldos |
Além destas preocupações, a Diretora deixou ainda claro que ao longo deste ano letivo de 2024/2025 os telemóveis não serão permitidos nas escolas de primeiro ciclo. Na verdade, os alunos não precisam de se fazer acompanhar de um telemóvel, porque os encarregados de educação podem, em caso de necessidade ou urgência, telefonar para a escola e pedir para falar com os seus educandos.
Também neste ano letivo, os kits tecnológicos, por decisão da Direção do AENSM, ficarão sempre na escola. Tal evitará que os alunos andem desnecessariamente carregados e proporcionará um trabalho mais frequente e efetivo com recurso às novas tecnologias em sala de aula. Além disso, previnem-se os acidentes, ou o desgaste acrescido dos equipamentos.
EB1 Marmeleiro |
A Diretora recordou ainda que na escola os alunos têm de trabalhar. É essa a sua “profissão”, é esse o seu encargo: ver a escola como um sítio de responsabilidade de trabalho e de tarefas que têm de ser realizadas.
Terminou a Diretora do Agrupamento com uma referência à dinâmica “Escola Aberta” que funciona na escola sede do agrupamento (ESSMO), todas as quartas-feiras, entre as 18:00 e as 19:30. Celeste Sousa deixou o desafio, e o convite, para que os pais façam uso deste recurso e para que possam, eventualmente, também eles dinamizarem algumas atividades no âmbito da escola aberta.
JI Raul Lopes |
A representante da Câmara Municipal de Tomar, Sónia Bastos, deu um conjunto de informações relativas ao envolvimento da Câmara na vida das escolas do primeiro ciclo.
Deu nomeadamente informações mais detalhadas sobre:
- o funcionamento e os horários das Atividades de Tempo Livre (ATL);
- sobre as refeições servidas nas diferentes escolas;
- sobre o material escolar que adquirido pela Câmara Municipal e que será entregue aos alunos subsidiados;
- sobre os transportes escolares;
- e um conjunto de informações significativas e detalhadas sobre os procedimentos a realizar para pedidos de subsídios, inscrição na plataforma siga, e os apoios disponibilizados para o processo.
Fica o mail para onde todos os Encarregados de Educação devem endereçar eventuais pedidos de esclarecimento: educacao@cm-tomar.pt
Sónia Bastos - em nome da CMT |
Em concreto, recordou que neste ano letivo a CMT oferece como complemento e enriquecimento do ATL dos jardins de infância três atividades: “Jogos tradicionais”; “Expressão artística / Atelier de artes” e “Atividades físicas”.
Em relação às Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) do primeiro ciclo, o município está a envidar os esforços necessários para oferecer uma atividade relacionada com informática e robótica (“TiKids”) e irá manter as atividades “DivertidaMente”, “Judo” “Expressão artística / Atelier de artes” e “Atividades físicas”.
EB1 Carregueiros |
Em termos de projetos a desenvolver ao longo do ano, e à semelhança dos anos anteriores, a Câmara irá disponibilizar o projeto “Monges, Cavaleiros e Reis”, que permitirá aos alunos do 4ºano visitar os conventos de Alcobaça, Batalha e Tomar (Convento de Cristo); a “Adaptação ao meio aquático” para os alunos do 3º e 4º ano, nas instalações da Piscina Municipal, uma “Visita de Estudo” a definir pelos professores de cada escola e, finalmente, a celebração do “Dia Mundial da Criança”.
Terminou a Dr.ª Sónia Bastos com um agradecimento ao apoio que cada uma das Juntas de Freguesia tem dado repetidamente às escolas do primeiro ciclo.
Terminou a Dr.ª Sónia Bastos com um agradecimento ao apoio que cada uma das Juntas de Freguesia tem dado repetidamente às escolas do primeiro ciclo.
Presidente da Ass. Pais - Pedreira |
Os diversos presidentes das Associações de Pais foram unânimes no agradecimento aos pais que colaboram com as associações e repetiram e reforçaram esse pedido de colaboração, voluntária e espontânea, de todos os pais e encarregados de educação nas diversas atividades e nos projetos que cada Ass. Pais vai apresentando e dinamizando ao longo do ano. Fez-se também o balanço das atividades e das intervenções realizadas bem como daquelas que estão previstas ou são vistas como necessárias.
Os diferentes presidentes de Junta de Freguesia manifestaram a sua concordância com a importância da escola para a comunidade local e com a importância de todos os intervenientes, com especial enfoque para os encarregados de educação e professores, para o sucesso e bem-estar de cada escola.
Tiveram ainda oportunidade para fazer a identificação de algumas faltas e necessidades de cada escola, colocando as solicitações quer à Câmara Municipal quer à Direção do agrupamento.
Luísa Henriques - União das Freguesias de Madalena e Beselga |
E terminaram recordando aos Encarregados de Educação alguns dos apoios que cada Junta disponibiliza em cada uma das escolas: o custo dos livros de fichas de trabalho; pacotes de material escolar; alimentação; transportes e pequenas obras de manutenção.
Houve ainda um momento muito especial, em cada escola, em que alguns alunos do 4º ano receberam o seu Diploma de Mérito Académico. Cada aluno recebeu o diploma, recebeu uma flor e teve ensejo para partilhar com os presentes o “segredo” do seu sucesso; fica na memória a frase um pequenito que disse que o grande truque foi “Acreditar em si”.
Um dos alunos de Mérito |
Para além de cada aluno, também a família mais próxima e a professora do 4º ano foram convidadas a partilhar o momento, na convicção de que o sucesso de cada um é, frequentemente, o culminar do trabalho de muitos.
Após este momento inicial os encarregados de educação dirigiram-se às diferentes salas para terem informações mais específicas sobre funcionamento de cada turma em específico.
Jardim Escola Raul Lopes
JI Raul Lopes |
Caso um pouco diferente foi a receção aos Pais e Encarregados de Educação do Jardim-Escola “Raul Lopes”.
Para além do que se passou nas escolas do primeiro ciclo, esta reunião contou com a presença do Presidente da Câmara de Tomar, Hugo Cristóvão.
Hugo Cristóvão - Presidente da CMT |
De facto, depois das informações de carácter transversal já referidas anteriormente, havia uma grande expetativa relativamente às instalações provisórias do JI Raul Lopes (ala norte do antigo Colégio D. Nuno Álvares Pereira).
Recorde-se que as instalações do Jardim Escola Raul Lopes vão sofrer uma profunda intervenção. Na prática, trata-se da construção, de raiz, de um novo edifício, que será o futuro JI Raul Lopes, com valência de creche, e com condições muito melhores do que aquelas que tinha até ao passado ano letivo.
JI Raul Lopes - Sala 1 |
Terminada a reunião, todos puderam ir fazer a primeira visita guiada às instalações provisórias que… se revelaram surpreendentemente agradáveis e adaptadas à utilização que vão ter.
Sem dúvida, um extraordinário esforço da Câmara Municipal de Tomar (e da direção do Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria) que conseguiram proporcionar instalações “provisórias” que são melhores que muitas “definitivas”.
Sem dúvida, um extraordinário esforço da Câmara Municipal de Tomar (e da direção do Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria) que conseguiram proporcionar instalações “provisórias” que são melhores que muitas “definitivas”.
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Receções 2024/25 |
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