terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Inspiring Future

O que fazer com o meu futuro?

A Associação "Inspirar o Futuro" é uma associação juvenil sem fins lucrativos com o objetivo de desenvolver iniciativas na área da educação, trabalhando primordialmente com escolas secundárias e ensino superior.



Esta associação pretende proporcionar suporte ao sistema educativo nacional através de projetos inovadores que chegam diretamente aos alunos, falando a sua linguagem e ajudando-os na construção do seu projeto de vida e de carreira com consciência das suas capacidades e da realidade à sua volta.

O Yorn Inspiring Future é um projeto que se dirige ao Ensino Secundário e que tem por finalidade levar a estes aluno pré-universitários um pacote completo de informação e de recursos para que estes, sem terem que sair das suas escolas, ficarem a saber tudo sobre o ensino superior e o que fazer do futuro! Em cada escola é realizada uma feira de informação e apoio sobre o acesso ensino superior, com instituições de ensino superior (nacionais e internacionais) e empresas, realizando também workshops de desenvolvimento pessoal, social e profissional.



Estas atividades estão concetradas numa manhã, sem sair da escola, ajudando assim os SPO e o corpo letivo na orientação dos seus alunos. O intuito é de ser uma atividade complementar, inovadora e que facilita a organização destas iniciativas, tornando-as mais eficazes para todos.


ESPAÇO DE EXPOSITORES

Na sala polivanlente, ficaram instalados pequenos stands dos parceiros de ensino superior português e estrangeiro, com representantes (alunos ou professores) de cada um das entidades envolvidas. Os expositores estiveram disponíveis toda a manhã, facultando informação, dando a conhecer propostas alternativas, respondendo às perguntas colocadas pelos estudantes e explicando como funcionam as candidaturas.




SESSÕES "ENSINO SUPERIOR"

Divididos em vários blocos temáticos, como por exemplo, “Ciências & Engenharias”, “Ciências Sociais & Humanas”, “Economia & Gestão”, os alunos poderam assistir às apresentações das ofertas educativas das instituições de ensino superior de maior interesse que apresentarão, cada uma, em 10 minutos.


SESSÃO "LEARNING ABROAD"


Ter uma experiência no estrangeiro é cada vez mais uma opção emocionante e possível. Desde aprender uma língua num país diferente, tirar um curso superior ou fazer voluntariado. Os parceiros explicaram também o quão importante e fácil é poder ir para fora.



TOMADA DE DECISÃO

“O que vou fazer a seguir ao secundário?"
"Será que estou a escolher bem?”

Estas são algumas das perguntas que surgem no secundário. Foram abordados vários aspetos importantes, com base num modelo de tomada de decisão vocacional, para tomar a melhor decisão possível num mundo que exige flexibilidade e adaptação.



PROATIVIDADE

Aprender que as coisas não nos caem do céu é fundamental. O esforço, a consciência nas capacidades, o pensamento "fora da caixa" e fazer o melhor possível com a minha realidade são as alavancas para o sucesso.





Sem comentários:

Enviar um comentário