quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Malta, Profissionais em Erasmus...

[O título é voluntariamente ambíguo e equívoco. Aconselha-se a leitura do texto!]


Entre os dias 3 e 8 de dezembro seis alunos da turma do 10º G dos cursos profissionais Técnico de Multimédia e Técnico de Turismo acompanhados por três professores deslocaram-se a Malta em representação de Portugal no âmbito do Projeto Erasmus+ e sob a temática “Breaking the Vicious Cycle”. Neste projeto estão envolvidas três escolas dos países de Malta, Portugal e Alemanha assumindo o país de Malta a receção do projeto nesta primeira fase.



A representação de Portugal começou a ser tratada desde o início do ano escolar, contribuindo várias disciplinas dos cursos e todos os alunos da turma do 10º G para que a prestação do país e dos seus alunos fosse, tal como aconteceu, um sucesso na apresentação do concelho, da escola e do país, assim como no envolvimento dos alunos portugueses nas atividades propostas pela escola Education Hub Msida.


Foi uma semana intensa com muitas e diversificadas atividades e visitas a vários locais de Malta.

A atualidade das temáticas propostas pelos responsáveis da Education Hub Msida foi inquestionável pois permitiu aos alunos de diferentes países e culturas trabalharem e concluírem que muito tem em comum. Entre outros, foram trabalhados e debatidos os temas dos hábitos alimentares e estilos de vida saudáveis, da Comunidade, do respeito por si e pelos outros, do pensar antes de agir, da diversidade e da tolerância e da união para levar ao sucesso (este último tema centrado nas migrações).



Os alunos tiveram, ainda, a oportunidade de conhecer a escola Education Hub Msida, o trabalho desenvolvido pelos seus alunos e respondido a um desafio centrado nas áreas de aprendizagem dos alunos de Malta.



Ainda houve tempo para o lazer entre os alunos que foram momentos de grande respeito, companheirismo e divertimento. Afinal o futebol é também uma ponte entre as culturas!!! E aqui os alunos demonstraram que se construíram pontes propondo aos seus professores um jogo entre si.


É importante salientar que os alunos do 10º G do Agrupamento Nuno de Santa Maria que se deslocaram a Malta estão gratos pela experiência enriquecedora que lhes foi concedida e pela forma como foram tratados pelos responsáveis e alunos das várias escolas, com destaque para a excelente organização de Malta.


Sem comentários:

Enviar um comentário