quinta-feira, 4 de abril de 2019

Semana da Leitura 2019

As bibliotecas do agrupamento assinalaram, mais uma vez, a Semana da leitura, este ano subordinado ao tema “Hoje leitor. Amanhã Leitor”, numa alusão ao facto de uma vez leitor, leitor toda a vida. Nós acreditamos nisto, mesmo que, por vezes, o interregno nas nossas leituras e o “mergulho” no mar dos livros e da leitura seja relativamente longo.


Os motivos podem ser vários: deixámos de ter tempo para LER, deixámos de achar interessante LER livros, no entanto, tendo gostado de LER nalguma altura da nossa vida, certamente que haveremos de, mais tarde, ou mais cedo, voltar à LEITURA pelo simples prazer de a fruir na sua plenitude.

Este ano, as atividades que foram dinamizadas por nós voltaram a ser variadas e, consoante o nível de ensino para o qual as bibliotecas estão vocacionadas, assim foram definidas atividades concretas.



Na ESSMO, a biblioteca centrou-se sobretudo na recolha de títulos de livros e de leituras que, de alguma forma, mais marcaram alunos, docentes, funcionários e encarregados de educação. Estes últimos e os docentes foram quem mais aderiu ao nosso apelo, tendo permitido constituir uma listagem de livros que “enfeitaram” a nossa Árvore dos Livros que esteve exposta na biblioteca. Também desafiámos os alunos a participar no concurso #estoualer, promovido pelo Plano Nacional de Leitura (PNL). No entanto, após nos terem referido que iriam participar, não surgiram quaisquer trabalhos, o que nos deixou verdadeiramente desapontados.



Em contrapartida, fomos surpreendidos com a visita de um grupo de alunos do curso profissional de Multimédia do 11º ano que, na biblioteca, deram o prazer de nos ler poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen e um poema deles próprios.


Por último, com destaque para o dia 14 de março, promovemos a atividade “10 minutos a LER”, cujo objetivo era, cada turma, na sua sala de aula, naquele dia, ler durante cerca de 10 minutos. Para tal, também convidámos pais e encarregados de educação para irem ler às turmas dos seus filhos / educandos.



Deslocámo-nos a algumas salas de aula, nomeadamente à da turma E do 7º ano, enquanto estavam a ter aula de Português. A esta turma, juntou-se o familiar de um dos alunos que nos presenteou com a leitura de um poema de Fernando Pessoa. Nós lemos um conto de Ondjaki, Os calções verdes do Bruno, da sua obra “Os da minha rua”, e o poema Aurora boreal, de António Gedeão.

Fomos ler estas e outra obras aos alunos de 12º ano a frequentar a disciplina de Economia-A e, para além da leitura, mantivemos uma conversa muito interessante com os alunos e o professor sobre livros e leituras.



Visitámos, mais uma vez, o Conselho Pedagógico que se reuniu durante a semana, tendo tentado saber quais as leituras que mais marcaram os elementos do órgão que orienta pedagogicamente o nosso agrupamento.


Na biblioteca Pedro Seromenho, da EBDNAP, também floriu uma árvore dos livros, com sugestões de leitura de encarregados de educação e restante comunidade educativa, e foi à sua sombra que floriram algumas atividades da Semana da Leitura. Assim, na manhã do dia 15 de março, a nossa biblioteca recebeu a visita da professora bibliotecária Maria João Hintz, que veio ler A menina que sorria a dormir , de Isabel Zambujal e uma passagem do livro Heróis do 6º F, de António Mota, para uma turma de alunos do 2º Ciclo, o 6º D, com a professora Fernanda Curado, sob o olhar atento das Gémeas de Enid Blyton... E a magia das palavras atuou, uma vez mais, sobre a assistência, como um perfume intenso. 


A biblioteca teve ainda o prazer de receber os alunos da turma C, do 6º , com a professora Angelina Tavares ,que, partindo de sugestões da sua professora e da equipa da biblioteca, descobriram segredos de livros por eles desconhecidos. No final da sessão de leitura, houve ainda tempo para a partilha, por parte de alguns alunos, das leituras efetuadas.



Também durante esta semana dedicada em especial à promoção da leitura, a biblioteca, em colaboração com os professores de Português da escola levaram a cabo a 11ª edição do concurso “ Achas que sabes declamar? “ que contou com uma grande adesão de alunos participantes, tendo alguns surpreendido o júri pela qualidade das suas declamações.



Na biblioteca da EB1 /JI Raúl Lopes alunos das turmas do 4º ano vieram gravar um texto e a canção " A Quinta da Amizade " do Maestro Jorge Salgueiro para o Concurso “Conta-nos uma História!” – Podcast da Educação, concurso que visa incentivar à utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), nomeadamente tecnologias de gravação digital de áudio e vídeo.


Vários alunos das turmas do 4º ano deslocaram-se também à biblioteca para escrever um conto, em colaboração com a educadora Carmen da equipa da biblioteca, a fim de concorrem ao concurso Autores Digitais.


Na biblioteca da EB1 de Santo António foi feito um apelo especial à leitura a toda a comunidade e em especial aos alunos, com cartazes e a distribuição de um marcador de livros com mensagens incentivando à leitura. Para além disso, os alunos tiveram também a oportunidade de usufruir de um encontro com a escritora Alice Cardoso, marcado para a primeira semana de abril por impossibilidade de agendamento nesta semana e para aproveitar também para celebrar o Dia Mundial do Livro Infantil.

Sem comentários:

Enviar um comentário