quarta-feira, 3 de abril de 2019

ROBÓTICA A CAMINHO DO AGRUPAMENTO NUNO DE SANTA MARIA

Professores fazem formação em STEM em Berlim

Um grupo de oito professores dos Departamentos de Ciências Experimentais e Matemática e Informática do Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria de Tomar, realizou, de 14 a 18 de janeiro de 2019, em Berlim, uma formação intitulada “Teaching training on STEM Education” no âmbito do projeto Erasmus+, em cooperação com Globetrain GbR.


Esta formação está integrada num projeto Erasmus+, que tem como objetivos fomentar a aprendizagem ao longo da vida e melhorar a qualidade e eficácia da educação e formação.
Estas ações promovem uma melhor integração das áreas europeias de educação, formação, juventude e desporto e ainda permitem a valorização da diversidade cultural e a adoção de uma cidadania europeia ativa.

A formação realizada foi no âmbito da STEM Educacion  (Sciense, Technology, Engenniering and Maths ), uma vez que atualmente o ensino  nas áreas da matemática e das ciências está ainda muito longe de contribuir para a formação integral do aluno do século XXI. STEM preconiza uma aprendizagem integrada nas diferentes áreas: a Ciência proporciona a observação, a experimentação, a previsão, o questionamento; a Tecnologia permite a invenção, o uso de ferramentas, a execução; a Engenharia resolve problemas concretos, projeta e constrói; a Matemática calcula e constrói algoritmos.


Vários estudos nesta área revelam que a Educação STEM estimula a curiosidade dos alunos criando-lhes uma motivação adicional que os pode envolver na sua própria aprendizagem desde muito cedo. Além disso, permite-lhes perspetivar possíveis carreiras profissionais, em virtude da autonomia, pensamento crítico e desenvolvimento das múltiplas capacidades que proporciona e que a Educação Tradicional não desenvolve.

A formação começou por caracterizar a Aprendizagem STEM, referindo os seus pilares - eletrónica, mecânica, programação, trabalho de equipa e supervisão por professores credenciados – que, através da robótica, pode permitir ao aluno recriar situações reais para resolver problemas, articulando conhecimentos das diferentes áreas.

Um robot é uma máquina ou conjunto de dispositivos que cumpre determinadas tarefas quando guiado por controlos automáticos. Neste sentido, o robot torna-se útil à aprendizagem uma vez que vai permitir ao aluno construir conhecimento, desenvolver o raciocínio lógico, criar algoritmos, seguir regras pré-estabelecidas, comunicar procedimentos e conclusões, num contínuo processo de tentativa e erro. Assim, se inicia na linguagem da programação.

Em plena era da informação, a incessante e eminente procura do conhecimento torna necessária a atualização e utilização de recursos didáticos que reformatem o processo de ensino, repensando as práticas pedagógicas, e de aprendizagem, instiguem e criem situações de “provocação” nos alunos (saída da zona de conforto), para que os mesmos construam as suas próprias soluções para os problemas do quotidiano que os envolvem. A utilização da tecnologia, para além de estreitar o caminho entre o conhecimento empírico e o conhecimento científico, desenvolve a autonomia.
Nesta formação, tomou-se contacto com o software WeDo 2.0 e o respetivo kit da Lego Education, que se explorou associado à construção de robots, explorando-se vários modelos com destaque para o funcionamento de motores e sensores, tendo por isso a mesma integrado uma expressiva componente prática.


Acreditamos que a integração da Robótica no ensino contribuirá para o desenvolvimento de habilidades/ skills académicos previstos no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, pois estimula o pensamento crítico, desenvolve a criatividade para a resolução de problemas, forma cidadãos pró-ativos, colaborativos ao longo da sua vida escolar e profissional. A Robótica propicia ainda, pelo uso e aplicabilidade das ferramentas necessárias, trabalhar competências importantes para o desenvolvimento psicomotor e cognitivo, ampliando a capacidade de raciocínio lógico e de uma aprendizagem inspiradora, envolvente e eficaz.

Considerando esta formação essencial para o desenvolvimento de competências dos alunos o agrupamento irá criar todas as condições para que os alunos possam contactar e trabalhar no futuro com estas ferramentas.

A equipa do projeto

Sem comentários:

Enviar um comentário