quarta-feira, 20 de maio de 2020

DIA EUROPEU DO MAR – 20 de maio

O mar começa aqui


As sarjetas de passeio e sumidouros são importantes dispositivos de entrada de fluxos de água, dado que garantem o acesso das águas pluviais às redes de drenagem, contudo, são frequentemente objeto de deposição de resíduos, quer decorrentes do arrastamento das águas da chuva, quer decorrentes da atividade humana, como óleos alimentares, garrafas, beatas, entre outros. Após a ocorrência de fenómenos de precipitação, o percurso das águas pluviais é feito até cursos naturais de água, lagos, lagoas, baías ou no mar.
No sentido de alertar e sensibilizar a comunidade educativa e população em geral para as consequências, quer nos ecossistemas terrestres, quer nos ecossistemas marinhos, da incorreta deposição dos resíduos o AENSM aderiu à Iniciativa O MAR COMEÇA AQUI! promovida pela ABBAE, projeto que conta com o apoio da CMT. Estão envolvidas a ESSMO, a EDNAP, a EB/JI Raul Lopes e a EB Santo António. 
A 1ª etapa do projeto foi agora concluída, tendo sido selecionado um projeto em cada uma das escolas envolvidas que irá representar as mesmas nos vários escalões. 
Na ESSMO foi selecionado o projeto da aluna Joana Oliveira do 8ºH intitulado “O Caminho da Poluição”.

Inspirada no livro “A gaivota e o Gato que a Ensinou a Voar" de Luís Sepúlveda, a nossa artista desenhou o mar com três animais: uma tartaruga verde a comer um saco de plástico, um golfinho cinzento e uma gaivota coberta de petróleo".
Entre os melhores trabalhos encontra-se o trabalho da aluna Maria Tomaz: “inspirei-me no fundo do mar e que os animais marinhos estavam fartos que lhes mandassem lixo para a sua casa. Eles começaram a seguir o lixo para ver de onde ele vinha, para avisar que parassem de o fazer. Foram nadando muito até chegar á tampa do esgoto e começaram a sair para mostrar que eles viviam ali, para pararem de colocar lixo lá. Imaginei um polvo, um peixe-soldado, um cavalo marinho, umas algas marinhas, o mar, uma ostra e uma estrela do mar.


Destacou-se também o trabalho da aluna Anaís Fernandes da mesma turma e membro do Conselho Eco-Escolas. A aluna faz a seguinte análise: “Eu fiz o meu trabalho com a intenção de tentar alertar as pessoas antes de atirarem lixo para o chão, por isso desenhei um polvo que está a grafitar a frase “Não queremos o vosso lixo” e ao lado do polvo também desenhei lixo como latas, cascas de banana, papeis, para talvez ter mais impacto.”


Na ESSMO esta atividade  foi desenvolvida no âmbito da disciplina de Educação Visual nas turmas do 8ºG e 8ºH.
A 2ª parte do projeto terminará em setembro quando os alunos envolvidos regressarem presencialmente às aulas. Está previsto a pintura de sarjetas dentro das escolas e nas suas imediações.



Na EDNAP  foi selecionado o projeto da aluna Margarida Almeida do 6º E  intitulado “ESTOU-TE A VER”
Estou-te a ver

“Quando me propuseram este trabalho, achei que tinha de ser este desenho simples, mas muito colorido. Só assim chamaria à atenção de todos nós,. Há pouco tempo li uma notícia em que todos os cientistas alertavam para a morte de estrelas-do-mar causada pela poluição e pelo aquecimento dos mares e dos oceanos. Então nada melhor do que fazer uma homenagem às estrelas do mar. Estas apesar de poderem quebrar-se em muitos pedaços, têm a capacidade de se regenerarem (reproduzirem) e voltar a crescer. Aqui fica esta simbologia como um recado para todos nós.   ESTOU-TE A VER!”
                                                                                                                          
Destacaram-se ainda outros trabalhos também de outras alunas do 6º E:

Leonor Benedito 6º E, a aluna faz a seguinte análise: “O mar começa aqui…”Este é um projeto importante pois faz-nos pensar nos oceanos e nos mares como fonte de vida e de renovação. Neste sentido, fiz este desenho a pensar nos mares, nos oceanos... Juntei um Sol ao centro para simbolizar a vida e a renovação. Acrescentei um peixe para simbolizar as espécies e a sua importância.”



Leonor Mendes 6º E, referiu que “O lixo que as pessoas inconscientemente depositam no chão, acaba por ir parar às sargetas e ter ao mar, prejudicando assim a vida de muitas espécies marinhas. Escolhi a estrela-do-mar, o caranguejo e o peixe, porque representam alguma da fauna existente no mar e também porque são algumas das espécies mais afetadas pela poluição. Assim,  precisam da nossa ajuda o mais rápido possível. Logo devemos colocar sempre o  lixo nos respetivos locais de recolha e desta forma ajudar a preservar a vida nos mares e oceanos.”



Inês Conde, 6º E.  “Para criar este projeto, inspirei-me no fundo do mar. Decidi representar alguns animais e plantas marinhas e utilizei as cores que me fazem lembrar o mar. Com esta ilustração desenhada na tampa de sumidouros, penso que as pessoas iriam refletir mais acerca dos seus comportamentos”.

“O mar começa aqui” é um projeto que está a ser desenvolvido na nossa escola, em colaboração com a autarquia, e que foi interrompido, de forma brusca (devido ao covid 19), com o   encerramento da escola. A nossa escola é uma instituição muito preocupada com as questões ambientais e com alunos amigos do ambiente. Estes são permanentemente motivados e sensibilizados, transversalmente em todas a áreas de ensino, para a necessidade de proteger e preservar o Planeta, a sua biodiversidade e, consequentemente, os ambientes marinhos e as espécies que neles coabitam e dependem. 
No contexto atual em que vivemos, e aceitando o desafio da Eco escolas, foi reforçada a sensibilização, junto dos alunos e encarregados de educação, para dar continuidade ao mesmo.  Assim, em articulação com as disciplinas de Ciências Naturais, Cidadania e Educação Visual, os professores propuseram aos alunos do 2º ciclo que fizessem um trabalho de pesquisa sobre esta temática e desenvolvessem um projeto simples e apelativo, através da elaboração de uma maquete que, posteriormente, irá ser utilizada na decoração das tampas dos esgotos ou sargetas. Este trabalho tem o objetivo de alertar, sensibilizar e despertar a comunidade para a preservação dos oceanos e perceber que, debaixo daquelas tampas, circulam águas residuais, misturadas com resíduos sólidos que chegam através das sargetas ou sumidouros.  O homem, de forma inconsciente, tende a não apostar na separação dos resíduos. 
As professoras de Educação Visual e de Ciências Naturais acompanharam os alunos na elaboração dos trabalhos e selecionaram o trabalho mais criativo e apelativo que irá representar a escola neste projeto.

Trabalho elaborado:
Profas: Fátima Esteves e Ascenção Furtado
Escola D. Nuno Álvares Pereira
Alunos do 2º ciclo – 6º ano
20 alunos da Turma do 6º E com idades entre os 11 e 12anos


A 2ª parte do projeto terminará em setembro quando os alunos envolvidos regressarem presencialmente às aulas. Está previsto a pintura de sarjetas dentro das escolas e nas suas imediações
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