segunda-feira, 12 de abril de 2021

MobiTomar – Vamos Cuidar do Planeta?

No âmbito do projeto “Vamos Cuidar do Planeta”, promovido pela ASPEA - Associação Portuguesa de Educação Ambiental, realizou-se no dia 22 de março, via TEAMS, a Conferência Escolar, estando envolvidos de forma ativa os alunos das turmas do 8ºA, B, C e G.

Tendo os alunos identificado como problema maior na nossa escola e cidade a utilização privilegiada do automóvel em detrimento dos transportes públicos, bicicleta ou deslocação a pé para a escola, o tema sobre o qual refletiram e se focaram foi a Mobilidade Sustentável. O tema enquadra-se no 11º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável que visa tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis. 

A conferência dinamizada pelos alunos, teve a participação da senhora Diretora Drª Celeste Sousa, da Engenheira da Câmara Municipal de Tomar, Cátia Pouseiro, que nos informou das medidas que a nossa cidade já apresenta na área da mobilidade sustentável, das Coordenadoras do Eco-Escolas e do professor Dr. Sílvio Ramadas que partilhou a sua experiência como utilizador de bicicleta no seu trajeto da escola, a razão da escolha deste meio de transporte e os seus benefícios também para a saúde. 

O nosso projeto chama-se MobiTomar, tendo os alunos tido a ideia de criarem um dia destinado à Mobilidade Sustentável - o "Bike Day", para sensibilizarem toda a comunidade educativa a ir para a escola, sem ser de carro, usando a criatividade na sua deslocação, incluindo skate, trotinete ou patins. No entanto, com a situação de pandemia e na altura, com o regresso ao ensino à distância, foi adiado para a terceira semana de abril. 

Durante o período do ensino à distância, os alunos continuaram a preocupar-se com uma mobilidade mais sustentável, tendo criado slogans e tirado fotografias das suas boas práticas para incentivar outras pessoas a optar, no presente, pelo mesmo comportamento rumo a um futuro mais sustentável. 

Apresentamos o vídeo com o resultado dos trabalhos dos alunos, esperando que também se inspirem a mudar de atitude:


Os professores:
Joana Jacob
Jorge Simões
Judite Calado
Marta Simões
Zita Luís



Sem comentários:

Enviar um comentário