sábado, 3 de abril de 2021

II Encontro Nacional de Escolas Ubuntu

No passado dia 26 de março realizou-se o II Encontro Nacional de Escolas Ubuntu, onde alunos, professores e técnicos das diversas Escolas Ubuntu do país puderem partilhar as suas experiências tanto nas Semanas Ubuntu, como nos Clubes Ubuntu. 


Tomar esteve muito bem representado no encontro, contando com a presença do senhor vice-presidente da Câmara Municipal de Tomar, Dr. Hugo Cristóvão, na sessão de abertura, momento em que destacou o dinamismo e riqueza da comunidade educativa tomarense, bem como a importância de projetos como a Academia de Líderes Ubuntu para os percursos dos nossos jovens. 


Nas partilhas da experiência Ubuntu no nosso agrupamento, contámos com o testemunho da nossa diretora, Prof.ª Celeste Sousa, da Prof.ª Marta Henriques, que faz parte da equipa de educadores Ubuntu, e com a jovem Mariana Roque, que fez parte da primeira Semana Ubuntu do agrupamento.  

Como não podia deixar de ser, os testemunhos centraram-se no caminho de mudança feito ao longo da semana quer pelos alunos, quer pelos educadores que os acompanharam, bem como no impacto que essa semana teve nas relações interpessoais de todos os participantes. 

O ponto alto do encontro foi o momento em que os mais de 600 participantes puderam conhecer a história de vida de Louis Frankenberg, sobrevivente do Holocausto. 


Em direto do Brasil, país onde vive atualmente, falou-nos acerca dos anos da II Guerra Mundial em que, ainda muito pequeno, foi separado dos pais e teve que viver escondido dentro de um alçapão de forma a não ser levado para os campos de concentração fora da Holanda, tal como aconteceu com os pais. 

Apesar de uma infância tão traumática e cheia de desafios, Louis Frankenberg tem hoje uma bonita família e brindou-nos com uma história fantástica de resiliência que nos inspirou a todos. 


Já próximo do final da sessão, o Dr. João Costa, Secretário de Estado da Educação, deixou também as suas palavras dirigidas a toda a comunidade educativa, destacando o papel do Ubuntu na capacitação das crianças e jovens para “pensar, partilhar e agir para uma construção coletiva e uma aprendizagem melhor”. 


João Pereira, aluno que esteve presente no encontro, deixou-nos as suas palavras sobre esta tarde diferente. 

“O Encontro Nacional de Escolas Ubuntu, foi uma experiência muito interessante. Ouvimos testemunhos que não pensávamos sequer ouvir e foi uma tarde bem passada. Fizemos amizades novas e estarei presente no próximo encontro”. 

Na certeza de que estamos de facto no bom caminho, preparamo-nos já para as próximas semanas Ubuntu no regresso ao ensino presencial, continuando a promover a capacitação dos nossos alunos para uma cidadania ativa e informada. 

Carla Martinho

Sem comentários:

Enviar um comentário