segunda-feira, 29 de março de 2021

2º reunião do Conselho Eco-escolas ESSMO

Realizou-se a 25 de março a 2ª reunião do Conselho Eco-escolas da ESSMO, presidida pela coordenadora eco-Escolas, Sandra Teixeira.


Desta vez a sessão decorreu online via Teams Contou com a presença da Diretora, celeste Sousa.

A reunião iniciou-se com a apresentação dos resultados da auditoria ambiental que visa não só um diagnóstico e levantamento de problemas a resolver, como também sugerir atividades ou áreas de intervenção prioritárias na escola, e ainda evidenciar os progressos obtidos.



De seguida foi apresentado o plano de ação bem como as atividades já concluídas, tendo sido dado destaque: ao concurso Academia Ponto Verde, ainda se encontra em desenvolvimento; ao workshop sobre economia Circular e Reciclagem Criativa, já concluído; a formação sobre compostagem, atividade já concluída e com muito sucesso; o redimensionamento do compostor da ESSMO; Ciclo de palestras sobre as Alterações Climáticas no Médio Tejo, promovidas no âmbito do Projeto “Médio Tejo Adapta-se”, e que se irão realizar nos dias 19 e 20 de abril para os 9ºs, 10º e 11º anos.

Passou-se de seguida à aprovação do Eco-Código da ESSMO. O Eco-Código é uma Declaração de objetivos traduzidos por ações concretas que todos os membros da escola devem seguir.

Foram apresentados quatro posters Eco-Código produzidos na disciplina de Design e Comunicações Audiovisuais por alunos do 11ºF. Ficou decidido que esses trabalhos serão colocados na página do agrupamento para votação. O trabalho mais votado irá representar a escola num concurso nacional promovido pela ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa) que em Portugal coordena o Programa Eco-escolas.


Seguidamente passou-se à planificação das atividades a promover na Semana Eco-Escolas que irá decorrer em todo o Agrupamento entre os dias 19 e 23 de Abril. 

Neste âmbito a coordenadora Eco-Escolas desafiou o grupo disciplinar de Educação Física, representado pelo coordenador Diogo Soares a colaborar em algumas atividades enquadradas na temática da mobilidade sustentável. Menos carros, mais bicicletas bem como outras soluções mais ecológicas, foi o mote para um debate onde todos tiveram a palavra e reconheceram a importância de uma ação de sensibilização para a toda a comunidade. 

Foi ouvido o Sr. Presidente da junta que apoiou todas as iniciativas apresentadas no plano de Ação, comprometendo-se a fazer melhoramentos no Eco-Trilho da Vala, projeto que integra o Plano de Ação da ESSMO. 

Para encerrar a reunião a coordenadora apresentou o trabalho da aluna Anaís Fernandes do 9ºH, no âmbito do concurso “Toyota – Carro de Sonho”, com uma visão muito futurista da mobilidade num futuro não muito longínquo! 





Sem comentários:

Enviar um comentário