segunda-feira, 8 de março de 2021

Ubuntu: eu sou, porque tu és!

Em janeiro, pouco antes de voltarmos todos ao confinamento, realizámos no Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria as duas primeiras Semanas Ubuntu.

As primeiras turmas a participar neste programa de capacitação desenvolvido a partir do modelo de liderança servidora e com a inspiração de figuras como Nelson Mandela, Martin Luther King ou Malala, passaram uma semana muito diferente e que a todos tocou de alguma forma.

As palavras “revelador”, “emocionante” e “inspirador” foram presença constante durante os cinco dias de formação.

Quer alunos, quer os educadores envolvidos, chegaram a sexta-feira com um novo olhar para si e para com quem os rodeia, cheios de sonhos, projetos e esperanças para serem a mudança que querem ver no mundo.


O confinamento veio alterar todos os planos para a continuação deste projeto, mas a adaptação ao digital permitiu-nos continuar próximos uns dos outros e dar continuidade ao processo de capacitação dos nossos jovens líderes servidores.

Todas as semanas nos juntamos para uma nova sessão do Clube Ubuntu onde trabalhamos os cinco pilares Ubuntu (autoconhecimento, autoconfiança, resiliência, empatia e serviço), bem como a análise da realidade envolvente, procurando responder às necessidades detetadas através de projetos a serem desenvolvidos pelos alunos e educadores Ubuntu.

E como os nossos alunos são muito empenhados, aceitaram o desafio de ir mais longe e participar de forma ativa na Rede Ubuntu, estando ambas as turmas representadas no movimento "Desafios da Educação em tempos de (pós) pandemia: o contributo Ubuntu". E que excelentes contributos têm dado!

Ainda este ano letivo esperamos conseguir chegar a mais alunos, que se juntarão a nós neste desafio de ser agente de mudança ao serviço da comunidade, ajudando a construir uma cidade mais justa e solidária.

Carla Marinho 

Sem comentários:

Enviar um comentário