quinta-feira, 25 de março de 2021

Dia da Árvore / Dia Internacional da Floresta - 21 de março

Aceitando o desafio da associação ambientalista FAPAS (Associação Portuguesa para a Conservação da Biodiversidade), o AENSM decidiu comemorar o Dia da Árvore ou dia Internacional da Floresta aderindo ao projeto "Árvores extraordinárias". Deste modo, através dos seus Diretores de Turma, os alunos do 2º e 3º ciclos e do ensino secundário foram convidados a tirarem uma foto de uma árvore de um qualquer espaço (jardim, rua, parque, quintal...) que, na sua opinião, pela sua idade, raridade, beleza, localização, história ou outro qualquer motivo, valesse a pena destacar entre as demais.

 
Ana Duarte - 11ºF

Essa foto deveria ser colocada num "postal digital", no verso do qual seria elaborado um curto texto, com o mínimo de 100 palavras, referente a essa árvore ou um texto alusivo ao valor e importância da "árvore" ou das "florestas". Conforme o regulamento, estes “postais digitais” foram amplamente divulgados nas redes sociais dos alunos e enviados para a FAPAS que fará a conveniente divulgação nacional. 


Inês Graça - 11ºF

No nosso Agrupamento, foi decidido a organização de um concurso interno pelos três escalões de escolaridade, com a atribuição de prémios simbólicos aos três melhores trabalhos, de acordo com os seguintes critérios:

  1. Qualidade técnica e artística do trabalho;
  2. Originalidade do trabalho;
  3. O espírito criativo demonstrado;
  4. Mensagem ecológica.

 
Sara Pereira - 11ºF

Foram elaborados várias dezenas de trabalhos e, em breve, um júri de seleção organizado entre os professores da Área disciplinar de Ciências da Terra e da Vida (CTV) irá proceder à seleção e posterior divulgação dos premiados. Caso o percurso pandémico o permita, será ponderada a organização de uma exposição nos átrios da ESSMO e EDNAP. 

 
Sofia Cavacece - 11ºF

Este desafio integrou o trabalho do projeto Ecoescolas, projeto que visa a dinamização de atividades ecológicas no Agrupamento por parte dos alunos e da restante comunidade educativa.


1 comentário: